A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade de Brasília

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade de Brasília"— Transcrição da apresentação:

1 Ciência da Informação e Gestão do Conhecimento: a convergência a partir da Sociedade da Informação
Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação Professores: Suzana Mueller e Antõnio Miranda

2 Gestão do Conhecimento
Evolução Platão O conhecimento humano integral é dividido em dois graus: o conhecimento particular, mutável e relativo e o conhecimento intelectual, universal, imutável, absoluto, que ilumina o primeiro conhecimento, mas que dele não se pode derivar Francis Bacon ( ) Saber é poder

3 Gestão do Conhecimento
Evolução Nassau William Senior ( ) Economista, Precursor do sistema de produção-e-demanda Alfred Marshall (1890) Matemático e Economista Frederick Taylor (1903) O conhecimento pode ser explicitado Edith Penrose (1959) O papel da tecnologia na economia Fritz Machlup (1962) Economista Reconheceu a Economia do Conhecimento Mediu a produção do conhecimento

4 Gestão do Conhecimento
Evolução Michael Polanyi (1963) Conhecimento Tácito e Explícito Gary Becker (1964) Premio Nobel de Economia de 1992 Paul Romer (1990) Capital Humano Thomas Stewart (1994) Capital Intelectual Peter Drucker (1969) Grande pensador do mundo dos negócios Daniel Bell (1973) Sociedade pós-industrial

5 Gestão do Conhecimento
Evolução Thomas Davenport e Laurence Prusak (1998) Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Ikujiro Nonaka e Hirotaka Takeuchi (1995) Criação de conhecimento na empresa Karl-Erik Sveiby (2000) Arte de criar valor a partir dos bens intangíveis de uma organização

6 Por que só agora tem importância?
Valor dos ativos intangíveis valem mais que o lucro bruto no mercado de ações. Interdependência do Conhecimento Criar conhecimento para inovar é essencial para a sobrevivência

7 Sociedade da Informação Indutores Críticos do Crescimento e da Competitividade
Maior valor agregado na produção provém atualmente do conhecimento Informação é um insumo básico para a competitividade Agilidade, velocidade e qualidade são agora essenciais Inovação em constante mudança

8 Sociedade da Informação
Indutores Críticos do Crescimento e da Competitividade Criatividade Adequada infra-estrutura de comunicações Mão-de-obra educada, flexível e treinada que possa aprimorar continuamente suas habilidades Inovação e espírito empreendedor para enfrentar a revolução do conhecimento

9 Sociedade da Informação Aspectos Críticos
Acesso ao conhecimento global Criação e adaptação de conhecimento Disseminação do conhecimento Utilização do conhecimento

10 O futuro da economia está intimamente ligado à
educação e ao conhecimento

11 A estratégia da competitividade é portanto, complexa, mas depende fundamentalmente de uma revolução no sistema de educação e de geração e difusão de conhecimento. A chave dessa transformação reside em ações voltadas para elevação da qualidade da educação básica e na criação de condições para o desenvolvimento de um sistema de educação continuada flexível e de qualidade

12 Inteligência Competitiva
Vantagem Competitiva Criação do Conhecimento Inovação Contínua Vantagem Competitiva Conhecimento é um recurso competitivo

13 Gestão do Conhecimento
Definições Karl M. Wiig cunhou a expressão Gestão do Conhecimento em uma Conferência da OIT, na Suíça em 1986, e a definiu como: Construção sistemática, explícita e intencional do conhecimento e sua aplicação para maximizar a eficiência e o retorno sobre os ativos de conhecimento da organização .

14 Gestão do Conhecimento
Definições Verna Allee Gestão do Conhecimento é a facilitação do processo de priorizar, usar, compartilhar, aplicar, criar, mapear, comunicar, organizar, indexar, renovar, distribuir, codificar, adquirir e armazenar o conhecimento para melhorar o desempenho organizacional Betty-Ann Mackintosh é o processo de desenvolver, aplicar, avaliar, transformar, transferir, atualizar e preservar o conhecimento

15 Gestão do Conhecimento
Definições Tom Davenportt & Larry Prusak Experiências, valores, informação e opiniões de especialistas que permitem a avaliação e incorporação de novas experiências e informação. Nas organizações, muitas vezes não está contido apenas nos documentos e repositórios, mas também nas rotinas organizacionais, processos, práticas e normas.

16 Gestão do Conhecimento
Definições Knowledge Transfer International estratégia que transforma o capital intelectual de uma organização - tanto a informação registrada quanto as competências de seus empregados - em maior produtividade, novos valores e aumento de competitividade. Ensina as organizações - do decisor ao empregado - a produzir e otimizar habilidades como uma entidade coletiva.

17 Gestão do Conhecimento
Definições Timothy Powell forma integrada e estruturada de gerenciar o capital intelectual da uma organização Karl-Erik Sveiby arte de criar valor a partir dos bens intangíveis de uma organização

18 Gestão do Conhecimento
Definições Hibbard Processo de busca e organização da expertise coletiva da organização, em qualquer lugar em que se encontre, e de sua distribuição para onde houver o maior retorno (1997)

19 Gestão do Conhecimento
Definições Drucker Aquisição sistemática e objetiva de informação e sua aplicação, como o novo fundamento para o trabalho, a produtividade e desenvolvimento mundial (1969)

20 Gestão do Conhecimento
Definições Tom Wilson Define-se como a aplicação de princípios administrativos à aquisição, organização controle, disseminação e uso da informação para a operacionalização efetiva de organizações de todos os tipos (1997)

21 Gestão do Conhecimento
Definições Petrash Disponibilização do conhecimento certo para as pessoas certas, no momento certo, de modo que estas possam tomar as melhores decisões para a organização (1996)

22 Gestão do Conhecimento
Definições Bair & Stear Uma disciplina que promove uma abordagem integrada para identificar, capturar, recuperar e avaliar os ativos informacionais da empresa. Esses ativos de informação podem incluir bancos de dados, documentos, políticas, procedimentos, bem como o conhecimento não capturado, tácito e próprio de cada empregado (1997)

23 Artigos Recentes sobre a relação da Gestão do Conhecimento e
Ciência da Informação

24 Gestão do Conhecimento
Journal of Information Science Journal of Documentation Journal of the American Society in Information Science Information Research Ciência da Informação

25 Gestão do Conhecimento
2006 2005 2004 2003 2002 1997

26 Gestão do Conhecimento
School of Communication and Information, Nanyang Technological University, Singapore Royal Melbourne Institute of Technology, Austrália Institute of Information Science, University of Graz, Áustria Institute of Information Management, National Chiao Tung University, Taiwan Graduate School of Library and Information Studies, McGill University, Canadá Department of Information Science, Loughborough University, United Kingdom Department of Information Science, Bar-Ilan University, Israel Departamento de Ciências da Informação, Universidade Federal de São Carlos, Brasil Boots Healthcare International, Nottingham, United Kingdom

27 Gestão do Conhecimento

28 Gestão do Conhecimento
Loughborough University Gestão do Conhecimento está criando inúmeras mudanças para a Ciência da Informação tendo em vista a Economia do Conhecimento

29 Gestão do Conhecimento
Loughborough University Em comum com a Ciência da Informação, a literatura emergente sobre Gestão do Conhecimento é relativamente fragmentada e não traz uma teoria unificada da disciplina

30 Gestão do Conhecimento
Loughborough University Um dos argumentos para a evolução da Ciência da Informação em Gestão do Conhecimento, são as deficiências da primeira em trazer resultados tangíveis para nas organizações.

31 Gestão do Conhecimento
Loughborough University Há muitas razões para essa situação, mas a situação só se torna mais complexa com o tempo.

32 Gestão do Conhecimento

33 Gestão do Conhecimento
University of Graz Qual a essência da Ciência da Informação ? Qual os limites entre a Ciência da Informação e o domínio do conhecimento ?

34 Gestão do Conhecimento
University of Graz Os que tentaram explicar: Bates, 1999; Borko, 1968; Brookes, 1980; Debons et al., 1988; Farradene, 1980; Hawkins, 2001; Hjorland, 1998; Hjørland and Albrechtsen, 1995; Neill, 1992; Saracevic,1999; Vakkari, 1996; Vickery, 1997).

35 Gestão do Conhecimento
University of Graz Os que tentaram explicar, sob a perspective histórica do campo a partir de : Buckland, 1999; Buckland and Liu, 1955; Heilprin, 1989; Ingwersen, 1995; Shera and Cleveland, 1985; Zunde and Gehl, 1979

36 Gestão do Conhecimento
University of Graz Os que tentaram explicar, sob a perspective histórica do campo e amparados por: Buckland, 1991, Boyce and Kraft, 1985; Cornelius, 2002, 2004, Floridi, 2002, 2004

37 Gestão do Conhecimento
University of Graz Não são conceitos uniformes da Ciência da Informação. Por exemplo: Tem diferentes “ângulos” de análise: Tradição bibliotecária Tradição documentalista Tradição computacional Tradição Cognitiva

38 Gestão do Conhecimento
University of Graz Ciência do Conhecimento para substituir Ciência da Informação 5 estágios para concluir


Carregar ppt "Universidade de Brasília"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google