Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouKamilly Morado Alterado mais de 9 anos atrás
1
APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA COMPUTACIONAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR: análise de sua contribuição Aluna: Daiely Aparecida de Jesus Orientadora: Prof.ª Dr.ª Graziella Ribeiro Soares Moura
2
JUSTIFICATIVA E PROBLEMA
Sociedade tecnológica Escola também tecnológica Disciplinas escolares modernizadas A informática pode auxiliar no desempenho de matemática de estudantes do ensino fundamental?
3
OBJETIVOS Avaliar a influência que um aplicativo computacional exerceu sobre a aprendizagem da matemática, em alunos do 4º ano do Ensino Fundamental; Verificar a adequação dos exercícios utilizados para a faixa etária dos participantes; Identificar quais foram as dificuldades apresentadas pelos participantes; Comparar o desempenho dos participantes nos exercícios realizados de forma convencional (papel e lápis) e pelo aplicativo computacional, observando se houve motivação durante a realização das atividades.
4
MÉTODO COLETA DE DADOS Pesquisa de campo: observação sistemática
Formulário de observação estruturado Escolas Públicas Municipais/ São Manuel/SP Etapas da pesquisa: forma convencional (papel e lápis) e aplicativo computacional Período: junho a agosto de 2011 Análise: quantitativa
5
RESULTADOS: Forma convencional (papel e lápis)
1. Cálculo Mental QUADRO 01 - CÁLCULO MENTAL % ACERTOS 26 39,40 % ERROS 40 60,60 % TOTAL 66 100 %
6
2. Escrevendo numerais 51 5 10 66 QUADRO 02 - ESCREVENDO NÚMERAIS
Há varias maneiras de escrever os números, vamos tentar? RESPOSTAS OBTIDAS QTDE % REALIZOU UM TIPO DE OPERAÇÃO 51 77,30% REALIZOU DUAS OU MAIS OPERAÇÕES 5 7,60% NÃO REALIZOU NENHUMA OPERAÇÃO 10 15,10% TOTAL 66 100%
7
QUADRO 03 - PINTE AS FICHAS
RESPOSTAS OBTIDAS QTDE % ACERTOU OS RESULTADOS E A 36 54,50% ORDEM CRESCENTE ACERTOU OS RESULTADOS, ERROU 11 16,70% A ORDEM CRESCENTE NÃO CONCLUIU CORRETAMENTE NENHUMA 19 28,80% PARTE DO EXERCÍCIO TOTAL 66 100%
8
QUADRO 04 - FORMANDO NUMERAIS
Forme 5 numerais seguindo a legenda, escreva-os por extenso RESPOSTAS OBTIDAS QTDE % ACERTOU TOTALMENTE (ESCREVEU CORRETAMENTE OS 5 NUMERAIS E A FORMA POR EXTENSO) 25 37,90% ACERTOU PARCIALMENTE (ESCREVEU CORRETAMENTE OS 5 NUMERAIS, MAS NÃO ESCREVEU A FORMA POR EXTENSO) 3 4,50% ACERTOU PARCIALMENTE (NÃO ESCREVEU 5 NUMERAIS) 14 21,20% ERROU (NÃO COMPLETOU CORRETAMENTE NENHUMA PARTE DO EXERCÍCIO) 24 36,40% TOTAL 66 100%
9
QUADRO 05 - ESCREVA O RESULTADO
RESPOSTAS OBTIDAS QTDE % ACERTOU TOTALMENTE O EXERCÍCIO 34 51,50% ACERTOU PARCIALMENTE (50% DOS RESULTADOS) 29 43,90% ACERTOU MENOS DE 50% DO EXERCÍCIO 3 4,60% TOTAL 66 100%
10
RESULTADOS: Aplicativo computacional
1. Cálculo Mental QUADRO 06 - CÁLCULO MENTAL % ACERTOS 45 68,20% ERROS 21 31,80% TOTAL 66 100 %
11
2. Escrevendo numerais 59 07 66 QUADRO 07 - ESCREVENDO NÚMERAIS
Há varias maneiras de escrever os números, vamos tentar? RESPOSTAS OBTIDAS QTDE % ACERTOU TODOS OS RESULTADOS 59 89,40% ACERTOU PARCIALMENTE OS RESULTADOS 07 10,60% TOTAL 66 100%
12
QUADRO 08 – ENUMERE AS FICHAS CLIQUE PRIMEIRO NAS SOMAS MAIORES
RESPOSTAS OBTIDAS QTD % ACERTOU OS RESULTADOS E A 46 69,70% ORDEM DECRESCENTE ACERTOU OS RESULTADOS, ERROU 20 30,30% A ORDEM DECRESCENTE ERROU TODAS AS PARTES 0 0 DO EXERCÍCIO TOTAL 66 100%
13
QUADRO 09 - FORMANDO NUMERAIS FORME 5 NUMERAIS SEGUINDO A LEGENDA
RESPOSTAS OBTIDAS QTDE % ACERTOU TODOS OS RESULTADOS 55 83,34% ACERTOU PARCIALMENTE OS RESULTADOS 11 16,66% ERROU TODOS OS RESULTADOS TOTAL 66 100%
14
QUADRO 10 - ESCREVA O RESULTADO
RESPOSTAS OBTIDAS QTDE % ACERTOU TOTALMENTE O EXERCÍCIO 61 92,42% ACERTOU PARCIALMENTE (50% DOS RESULTADOS) 5 7,58% ACERTOU MENOS DE 50% DOS RESULTADOS TOTAL 66 100%
15
COMPARANDO O DESEMPENHO: Forma convencional e aplicativo computacional
18
RESULTADOS Os exercícios foram adequados a faixa etária das crianças, pois trabalharam as quatro operações fundamentais e os alunos já conheciam esses conceitos. As dificuldades apresentadas foram problemas de cálculo, raciocínio, lógica, interpretação do enunciado e falta de conhecimento do sistema de numeração decimal. Avaliou-se que o aplicativo computacional influenciou positivamente na aprendizagem e desempenho dos alunos.
19
Motivação dos participantes
Nos exercícios realizados pelo aplicativo computacional observou-se mais motivação e interesse nos participantes quandoco comparados a realização dos exercícios utilizando-se papel e lápis.
20
CONCLUSÃO Os alunos demonstraram desempenho superior na realização dos exercícios pelo aplicativo. A hipótese inicial foi confirmada, o aplicativo computacional demonstrou-se um valioso recurso que melhorou a aprendizagem dos alunos e os motivou a aprender. A pesquisa sugere investimentos pelo poder público, equipando as unidades escolares e capacitando aos profissionais da educação.
21
REFERÊNCIAS BRASIL. Resultados IDEB Índice de desenvolvimento da Educação Básica Disponível em: < Acesso em: 16 ago ______. SAEB-2005 primeiros resultados: médias de desempenho do SAEB/2005 em perspectiva comparada Disponível em: < Acesso em: 15 ago ______. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF, 2001. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS (INEP). Ministério da Educação: Brasília. Disponível em: < Acesso em: 30 set SARESP 2010: Resultados gerais das redes municipais Disponível em: < Acesso em: 14 ago OECD. PISA 2009 Results: Executive Summary Disponível em: < Acesso em: 15 ago
22
APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA COMPUTACIONAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA ESCOLAR: análise de sua contribuição Aluna: Daiely Aparecida de Jesus Orientadora: Prof.ª Dr.ª Graziella Ribeiro Soares Moura
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.