A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mares & Oceanos Ameaçados

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mares & Oceanos Ameaçados"— Transcrição da apresentação:

1 Mares & Oceanos Ameaçados
Trabalho de Geografia Mares & Oceanos Ameaçados

2 Mares & Oceanos Ameaçados
Os mares e Oceanos cobrem dois terços da superfície do nosso planeta e têm um papel muito importante para todo o meio ambiente. Mas infelizmente os seres humanos não reparam nisso e cada vez há mais poluição nos Mares e Oceanos, e devido a esse factor há maior número de mortes de espécies marinhas.

3 A Poluição dos Mares & Oceanos
Durante muito tempo os Mares e Oceanos foram considerados grandes reservatórios para a deposição de resíduos e poluentes. Nas últimas décadas a poluição excessiva, a sobrepesca e o tráfego de petróleo tem-se revelado sérias ameaças dos Oceanos e Mares .

4 As Marés Negras … As Marés negras devem-se a derrames de petróleo acidentais, durante as operações de carga e descarga ou devido a colisões, a rombos nos casos dos navios e a naufrágios, mas também a lavagens ilegais dos depósitos em alto mar.

5 As Marés Negras … O petróleo não se dissolve na água flutua á superfície. Por isso, impede o desenvolvimento do fitoplâncton e afecta peixes, aves e mamíferos marinhos. Estes dois últimos seres vivos que referi são muito afectados pois as suas penas ficam permeáveis acontecendo o mesmo com o pêlo dos mamíferos. Como resultado os animais ficam mais pesados e afogam-se, mas por vezes morrem devido á ingestão de petróleo.

6 Principais Fontes de Poluição dos Oceanos…
Agroquímicos usados na agricultura; Esgotos urbanos; Esgotos industriais; Efluentes das centrais nucleares; Fugas em refinarias de petróleo; Despejo de esgotos em alto mar; Acidentes com petroleiros e lavagem de tanques; Despejo de resíduos nucleares;

7 Os maiores derrames de petróleo
O primeiro grande derramamento de petróleo ocorreu em 1967 ao largo da Cornualha. O segundo maior foi também um bastante grave, na costa francesa, em 1978. Também grave foi o derrame que ocorreu no Alasca a 24 de Março de 1989. Com a guerra do golfo também se deu um dos maiores derrames, desta vez no Kuwait em 1991.

8 Curiosidade Em Portugal, em Abril de 1991, na costa alentejana, deu-se um dos piores acidentes ecológicos nas águas portuguesas. Recentemente, em 1999, deu-se a 24 de Janeiro um acidente com um navio de petróleo, O Courage, em Aveiro, poluindo as praias aveirenses.

9 Trabalho realizado por:
Sara Bola Sofia Garcia João Caçador Renato Rodrigues Júlio Caçoilo Protege os nossos mares & Oceanos!


Carregar ppt "Mares & Oceanos Ameaçados"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google