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Empreendedorismo Corporativo: Processo Empreendedor

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Apresentação em tema: "Empreendedorismo Corporativo: Processo Empreendedor"— Transcrição da apresentação:

1 Empreendedorismo Corporativo: Processo Empreendedor

2 O processo empreendedor
Gerenciar o negócio estilo de gestão fatores críticos de sucesso identificar problemas atuais e potenciais implementar um sistema de controle entrar em novos mercados avaliação de resultados colheita Identificar e avaliar a oportunidade criação e abrangência da oportunidade valores percebidos e reais da oportunidade riscos e retornos da oportunidade versus habilidades e metas pessoais/corporativas situação dos competidores Determinar e captar os recursos necessários recursos da área recursos extras recursos específicos para projetos de inovação recursos externos Desenvolver o Plano de Negócios 1. Sumário Executivo 2. O Conceito do Negócio 3. Equipe de Gestão 4. Mercado e Competidores 5. Marketing e Vendas 6. Estrutura e Operação 7. Análise Estratégica 8. Plano Financeiro Anexos

3 Como ocorre o empreendedorismo corporativo
Identificação e avaliação da oportunidade; Definição do conceito do negócio; Planejamento das atividades a serem implementadas, estratégias a serem usadas, definição das metas e resultados almejados Identificação dos recursos necessários Obtenção dos recursos internamente, re-alocação de recursos disponíveis ou busca dos recursos externamente Implementação e gerenciamento do projeto Colheita dos frutos e avaliação dos resultados

4 Processo empreendedor (modelo de Timmons)
Comunicação Oportunidade Recursos Forças externas Ambiguidade “Fits and Gaps” business plan Liderança Criatividade Mercado de capitais Incerteza Equipe © Jeffry Timmons and Steven Spinelli, Babson College

5 Como alguns executivos vêem empreendedorismo
Acabar identificando uma oportunidade ?! Oportunidade Orçamento Mesmos componentes, atitude diferente!!! Evitar riscos Iniciar com um orçamento Subordinados Estabelecer uma base operacional © Jeffry Timmons and Steven Spinelli, Babson College

6 Empreendedorismo de start-up X corporativo
criação de riqueza busca investimento junto a VC, angels etc. Cria estratégias e culturas organizacionais EC construir/melhorar a imagem da marca busca recursos internos ou realoca os existentes Deve trabalhar dentro de uma cultura existente e a oportunidade deve estar coerente com a estratégia da organização

7 Empreendedorismo de start-up X corporativo
sem regras horizonte de curto prazo passos rápidos (caos controlado) EC regras claras horizonte de médio-longo prazo burocracia Muitas corporações podem ser resistentes ao empreendedorismo porque contradiz suas filosofias e seus procedimentos. Porém, elas entendem que precisam ser mais empreendedoras!

8 Empreendedorismo Corporativo
Que aspectos dos empreendedores e do processo empreendedor de start-up podem ser transferidos para o ambiente corporativo? Em quais tipos de empresas o pensamento empreendedor seria mais valioso? Quais os obstáculos/barreiras que podem impedir uma empresa de implementar uma filosofia e práticas empreendedoras? Quão empreendedora é sua organização hoje? Em que você se baseia para fazer esta avaliação?

9 Empreendedorismo Corporativo
Corporate venturing Criação de novo negócio dentro da organização Influência das core competences Aprendizado Crescimento e spin-off Associado com indivíduos empreendedores dentro da organização Intrapreneurship É o empreendedorismo aplicado dentro da organização Criação de uma cultura e clima inovadores Gerentes agindo como se fossem proprietários Rearranjo da cadeia de valores do negócio Realocação dos recursos atuais e competências em novas e diferentes maneiras © N. Thornberry, Babson College

10 Caminho crítico do planejamento
Reconhecimento/avaliação da oportunidade Estratégia Detalhamento das ações Orçamento X Reconhecimento/avaliação da oportunidade Estratégia Detalhamento das ações Orçamento

11 Modelo interativo do EC
Características organizacionais Suporte gerencial Tipo de trabalho Recompensas/incentivos Disponibilidade de tempo Limites organizacionais Disponibilidade de recursos Evento inicial Decisão para agir de forma empreendedora Planejamento Viabilidade do negócio Implementação da idéia Características individuais Propensão de assumir riscos Desejo de autonomia Necessidade de realização Orientação a metas Auto-controle Habilidade de superar barreiras Fonte: Horsnby et.al. 1993

12 Grau de empreendedorismo
É a combinação de três variáveis (dimensões): inovação, proatividade, e capacidade de assumir riscos E1 - representa uma empresa ou grupo de gerentes/empreendedores altamente inovadores ou proativos, mas que não assumem riscos E2 - representa uma empresa ou grupo de e que assumem altos riscos (como jogadores), mas faltam-lhes a persistência e a habilidade de implementar conceitos empreendedores E3 - representa uma empresa ou grupo de gerentes/empreendedores que possuem uma orientação empreendedora mais ou menos balanceada inovação E1 E3 E2 proatividade risk-taking

13 Intensidade empreendedora
Combinação do grau de empreendedorismo e a freqüência de empreendedorismo (número de eventos, por exemplo, criação de novos produtos, serviços, e processos com o passar do tempo) Alta Contínuo/ Incremental Revolucionário Freqüência Dinâmico Periódico/ Incremental Periódico/ Descontínuo Baixo Grau de empreendedorismo Baixo Alto

14 Qual a intensidade empreendedora de sua organização?
Alta Freqüência Baixo Grau de empreendedorismo Baixo Alto

15 Implementando o EC na empresa

16 Aspectos chave para se implementar o empreendedorismo corporativo
Trabalhar perfil empreendedor de colaboradores Criar condições internas para que o empreendedorismo seja sistematizado na empresa com foco na identificação de oportunidades de inovação

17 Abordagem estratégica
Deve-se integrar o empreendedorismo à estratégia corporativa Visão de médio e longo prazos Abordagem top-down and bottow-up Focar em inovação, proatividade e assumir riscos calculados

18 Atingindo objetivos Definição de onde se quer chegar Assessment
Identificação de pontos de melhoria Implementação de ações de melhoria (treinamento, frameworks, metodologias, processos, recursos etc.) Acompanhamento das ações Medição de resultados

19 Foco de ação Criar sistemas para:
Uso adequado de recompensas / reconhecimento Suporte gerencial a ações empreendedoras Disponibilidade de recursos (e tempo) Otimizar estrutura organizacional Assumir riscos calculados

20 SISTEMATIZANDO O PROCESSO DE GERAÇÃO DE IDÉIAS

21 Tipos de idéias Incrementais + próximas das core
competences da empresa baixo risco baixo retorno Radicais além das core competences da empresa alto risco alto retorno

22 Criando um ambiente para a geração de idéias
O ambiente empreendedor deve estar presente em toda a corporação, em todos os níveis Para isso, as pessoas devem ser encorajadas a agir como empreendedoras prover tempo e recursos incentivar o pensamento criativo enfatizar idéias passadas que viraram oportunidades tolerar falhas!

23 Uma estrutura para o empreendedorismo
Detalhamento: Organizar a geração e armazenamento das oportunidades (banco de dados, reuniões periódicas etc) Rever processos ou estrutura formal e/ou informal: suporte gerencial a ações empreendedoras Definir meios de recompensar e/ou incentivar a geração de idéias Disponibilidade de recursos e tempo (dia-a-dia e projetos empreendedores) Fazer com que tais políticas sejam parte da cultura da organização Incentivar o aprendizado Assumir riscos calculados / tolerar falhas

24 O que é o banco de oportunidades?
Registro das idéias/oportunidades passadas que não foram implementadas na organização Estímulo aos funcionários para identificar necessidades e sugerir soluções; tempo para se dedicarem a estas atividades Reuniões PERIÓDICAS, workshops, eventos etc., com equipes complementares visando a geração de idéias Política de recompensa/reconhecimento Mini fundo de capital de risco interno da organização Eventos internos para avaliação das oportunidades (business plans) e premiação das melhores idéias

25 Como fazer… É possível tornar a criatividade um processo rotineiro e sistemático? E o se o projeto falhar? (riscos x recompensas x punição) A criatividade se desenvolve melhor quando estamos sob pressão ou quando temos momentos para reflexão? Como seria um ambiente pró-criatividade na sua empresa? Usar framework de Christensen

26 10 mandamentos do empreendedor corporativo
1. Faça o trabalho que for necessário para que seu projeto dê certo, independente de sua função/cargo na empresa 2. Compartilhe os créditos do sucesso 3. Lembre-se, é mais fácil pedir perdão que permissão 4. Venha trabalhar cada dia querendo ser demitido!!! 5. Peça conselho antes de pedir recursos 6. Siga sua intuição a respeito das pessoas; construa um time composto pelos melhores 7. Prepare-se antes de divulgar sua idéia; publicidade prematura não é imune ao sistema corporativo 8. Nunca aposte uma corrida na qual não esteja participando! 9. Seja verdadeiro com suas metas, mas realista sobre as formas de atingi-las 10. Honre seus superiores, sua empresa, seus patrocinadores! * Fonte: Pinchot,

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