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CONSTRUINDO UM PLANO DE NEGÓCIOS

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Apresentação em tema: "CONSTRUINDO UM PLANO DE NEGÓCIOS"— Transcrição da apresentação:

1 CONSTRUINDO UM PLANO DE NEGÓCIOS
Descrição do Produto / Serviço Empreendimentos em Informática / Alta Tecnologia

2 AGENDA DA AULA DE HOJE Aprofundar o entendimento dos conceitos de criação de valor e cadeia de valor Fazer exercícios simples para aplicar os conceitos aprendidos

3 IDÉIA X OPORTUNIDADE Uma idéia vira uma oportunidade quando conseguimos explicar de forma clara e convicente como ela cria valor para cada um dos stakeholders envolvidos Diferença entre idéia e oportunidade Quem são os stakeholders? (i.e., clientes, investidores, distribuidores, varejistas, fornecedores, bancos, parceiros e, é claro, você) Qual valor está sendo criado para cada um deles? Cuidado com as idéias “me-too”. Caso você não seja um first mover, considere a vantagem que os competidores possuem Analise o efeito de rede Considere os ganhos de escala dos competidores estabelecidos Pense na reação dos competidores (ex:  preço,  gastos em divulgação)

4 EXEMPLO IDÉIA  OPORTUNIDADE
Contexto Atual Grande incidência de roubo de senhas de Internet Banking Segurança nos PCs dos usuários é muito fraca: virus, warms, DNS hijacking, keyboard hijacking, etc Existem Oportunidades? Quem é prejudicado por isto? Qual é realmente o problema? Como você pode resolve-lo? Que valor sua solução cria?

5 FRAMEWORK SITUAÇÃO-IMPLICAÇÃO-SOLUÇÃO
Descrição Quais são as raizes do problema que você está propondo a resolver Porque isto se torna um problema para o cliente / consumidor Qual solução proposta para a Implicação, não para o problema básico Exemplo Falhas de segurança em PCs dos clientes dos bancos permite instalação de programas espiões Setor bancário brasileiro perde R$56 milhões/ano devido a fraudes via Internet* ‘Chaveiro’ eletrônico com geração dinâmica de senhas para evitar fraudes * Fonte: Febraban, IstoÉ Dinheiro 24/05/04

6 FRAMEWORK SITUAÇÃO-IMPLICAÇÃO-SOLUÇÃO
Observe que a solução resolveu o problema das fraudes bancárias (implicação), e não o problema de segurança dos PCs (situação – os PCs do usuários continuam com programas espiões) Descrição Quais são as raizes do problema que você está propondo a resolver Porque isto se torna um problema para o cliente / consumidor Qual solução proposta para a Implicação, não para o problema básico Falhas de segurança em PCs dos clientes dos bancos permite instalação de programas espiões Setor bancário brasileiro perde R$56 milhões/ano devido a fraudes via Internet* ‘Chaveiro’ eletrônico com geração dinâmica de senhas para evitar fraudes Exemplo Foco na criação de valor para o cliente * Fonte: Febraban, IstoÉ Dinheiro 24/05/04

7 CRIAÇÃO DE VALOR - CARACTERÍSTICAS
Exemplos B2C Avaliação mais subjetiva do produto / serviço Muito mais suceptível à imagem passada Experiências, sensações Percepção de economia Status Comodidade B2B Clientes B2B são mais analíticos em relação à proposta de valor oferecida Normalmente avalia opções pensando no lucro, vendas, retorno, etc Dinheiro: Redução de custos Otimização de CG* Aumento de vendas Aumento de margem Princípios, valores * Capital de Giro

8 EXEMPLO DE QUANTIFICAÇÃO DA CRIAÇÃO DE VALOR
EXEMPLO SIMPLIFICADO Cliente: Banco Tabajara (B2B) R$ milhões/ano ~R$ 5,6 milhões/ano podem ser economizados com o uso do chaveiro eletrônico 12,4 5,0 7,4 1,8 5,6 Total perdas fraude Internet Falhas de segurança na Infraestrutura Hijacking de Senhas Custo da Solução Chaveiro Eletrônico Ganhos do Chaveiro Eletrônico Fonte: fonte1, fonte2, Relatório anual Banco Tabajara

9 ATUAÇÃO NA CADEIA DE VALOR
EXEMPLO SIMPLIFICADO Exemplo cadeia de valor par ao setor bancário Desenvolvimento e projeto dos chaveiros eletrônicos Fabricação dos chaveiros eletrônicos Serviço de implantação da solução de ‘chaveiros’ Bancos Clientes dos Bancos Você já realizou algumas análises sobre a criação de valor, e concluiu que existem interessados no Chaveiro Eletrônico Após fazer uma pesquisa de mercado e uma análise operacional, você chegou à cadeia de valor acima Sua empresa, XYZ, presta serviços de consultoria em segurança de TI, e vê isto como uma nova oportunidade de atuação Em quais etapas é mais vantajoso atuar, para a XYZ?

10 FRAMEWORK PARA POSICIONAMENTO NA CADEIA DE VALOR
SUGESTÃO + Usar estrutura já existente Considerar atuação (mercado competitivo) A matriz ao lado ajuda a decidir a estratégia da empresa para cada etapa da cadeia de valor Nível de desenvol-vimento do mercado Desenvolver parceiros1 Atuar (nincho de mercado) + Competência Interna2 1 Caso existam empresas estabelecidas com know-how e ativos adequados 2 Atual e potencial. Inclui know-how, pessoas, instalações, etc

11 EXEMPLO ATUAÇÃO CADEIA DE VALOR Estrutura da cadeia de valor
EXEMPLO ILUSTRATIVO Desenvolvimento e projeto dos chaveiros eletrônicos Fabricação dos chaveiros eletrônicos Serviço de implantação da solução de ‘chaveiros’ Bancos Clientes dos Bancos Situação atual Empresa Israelense A Inglesa B Atualmente os chaveiros só podem ser importados destas empresas Não há empresas atuando neste mercado no Brasil Projeto tecnologicamente adequado Fabricação usa compontentes padrão – encontrados no mercado local Nota: Este exemplo é meramente ilustrativo, os dados aqui apresentados não são reais

12 chaveiros eletrônicos Serviço de implantação da solução de ‘chaveiros’
EXERCÍCIO 1 Com a ajuda do framework apresentado, indique a atuação proposta para a empresa XYZ para cada etapa da cadeia de valor. Tempo: 5 minutos Desenvolvimento e projeto dos chaveiros eletrônicos Fabricação dos chaveiros eletrônicos Serviço de implantação da solução de ‘chaveiros’ Bancos Clientes dos Bancos Situação atual Empresa Israelense A Inglesa B Atualmente os chaveiros só podem ser importados destas empresas Não há empresas atuando neste mercado no Brasil Posição Matriz O mais importante não é a resposta, e sim suas análises e argumentos utilizados. Tenha eles em mãos. Atuação proposta

13 SOLUÇÃO DE EXEMPLO Empresa XYZ - Setor Bancário
EXEMPLO SIMPLIFICADO Desenvolvimento e projeto dos chaveiros eletrônicos Fabricação dos chaveiros eletrônicos Serviço de implantação da solução de ‘chaveiros’ Bancos Clientes dos Bancos Situação atual Empresa Israelense A Inglesa B Atualmente os chaveiros só podem ser importados destas empresas Não há empresas atuando neste mercado no Brasil Atuação proposta Empresa Israelense A Inglesa B Desenvolvimento de parceiro local para fabricação sob licença Atuação da XYZ

14 EXERCÍCIO 2 Nos grupos formados para o plano de negócio, elabore a proposta de valor do produto/serviço proposto e mostre em quais etapas da cadeia de valor sua empresa irá atuar. Tempo: minutos Guia Qual problema você se propoe a resolver? Para quem e porque isto é um problema? Como sua solução o resolve? Você pode quantificar o valor criado para seus clientes / consumidores? Proposta de Valor Qual a cadeia de valor? Como ela está estruturada atualmente? Onde você pretende atuar? Em cada etapa que você se propõe ou não a atuar, explique o porque da decisão Atuação na Cadeia de Valor

15 ANEXOS

16 EFEITO DE REDE Efeito de rede: vantagem competitiva que ocorre quando o fato de muitos clientes/consumidores utilizarem um determinado produto aumenta a atratividade do mesmo. Normalmente resulta no aprisionamento do mercado em uma empresa ou padrão. Muito comum no setor de alta tecnologia Exemplos: Betamax x VHS, Zip Disk, Microsoft Windows x Resto do Mundo, eBay x outros Mas cuidado: não sobreestime o efeito de rede; parte da supervalorização das empresas pontocom se deu devido a crença exagerada nele O Efeito de rede pode ser quebrado através de construção de pontes/ adaptadores. Ex: Java, Web Browsers, Windows Clients for Netware

17 DESCRIÇÃO DO PRODUTO / SERVIÇO
Duas dimensões a serem abordadas: Qual o problema está sendo resolvido? Qual é o benefício de sua solução para o cliente / consumidor? Proposta de valor Quais são as etapas necessárias para seu produto chegar ao cliente? Em quais etapas sua empresa se propõe a atuar? Qual a essência do negócio? Atuação na cadeia de valor Descrição Produto

18 DESCRIÇÃO DO PRODUTO / SERVIÇO
Exemplo de posicionamento na cadeia de valor: Ex 1: Serviço de segurança de dados Pesquisa de vunerabilidades Desenvolv. ferramentas Prestação serviço de segurança Cliente Ex 2: Aparelhos de telefonia celular Fabricaçao Distribuição Varejo Projeto SW Consumidor Projeto HW Descrição Produto


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