A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EVANGELHO DE LUCAS José Adelson de Noronha.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EVANGELHO DE LUCAS José Adelson de Noronha."— Transcrição da apresentação:

1 EVANGELHO DE LUCAS José Adelson de Noronha

2 Quem foi Lucas Médico gentio, provavelmente de Filipos;
Vocação para historiador, escreveu 1/4 do NT; Culto, usa vocabulário extenso: 250 palavras no Evangelho e 500 em Atos não usadas no resto do NT; A palavra graça aparece 8 vezes em Lucas e 17 em Atos. João só a cita 3 vezes e os demais, nenhuma.

3 Quem foi Lucas Incorporou-se ao grupo evangelístico liderado por Paulo, quando este passou pela Macedônia, na 2a. Viagem missionária; Sempre fiel e companheiro de Paulo, até a morte deste, em Roma; Educado e humilde, nunca buscou glória para si mesmo, mas sempre destacou os feitos de Paulo; Faleceu com 84 anos, na Grécia.

4 Evangelho de Lucas Revelar a humanidade perfeita de Jesus Propósito
Mostrar que Jesus era 100% homem, o homem perfeito, o nobre mestre, amigo e resgatador da humanidade. Revelar a humanidade perfeita de Jesus

5 Versículo chave: “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido” (Lc 19:10)

6 Evangelho de Lucas O livro pode ser dividido em 4 partes:
- Vinda do Messias ao mundo e preparação do povo para o anúncio do Reino de Deus; - O ministério de Jesus na Galiléia; - O ministério fora da Galiléia; - Sofrimento, morte e ressurreição;

7 Vinda e Preparação Caps. 1 a 4 – Israel
- O anúncio da chegada ao mundo do Salvador; - A genealogia por meio de Maria; - O nascimento de João Batista e de Jesus; - A Infância e adolescência de Jesus em Nazaré; - João Batista inicia seu ministério; - Batismo de Jesus e a tentação.

8 O Ministério de Jesus na Galiléia - Caps. 5 a 9
- Milagres, sinais e ensino na Galiléia; Entre o seu próprio povo Jesus foi compassivo e operou muitos milagres

9 O Ministério fora da Galiléia Caps. 10 a 21
- Parábolas e testemunhos Entre os fariseus, Jesus mostrou-se sereno e sábio

10 Sofrimento, Morte e Ressurreição - Caps. 22 a 24
Em Jerusalém São os últimos dias de Jesus Seus amigos mais chegados o abandonaram

11 Particularidades Um dos três evangelhos sinópticos;
Foi escrito depois de Marcos e Mateus e visa principalmente aos gregos, filósofos, que davam ênfase ao homem; É um evangelho para toda a humanidade; Lucas faz muitas pesquisas históricas, entrevistando familiares e amigos dos personagens

12 “Visto que muitos houve que empreenderam uma narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram, conforme nos transmitiram os que desde o princípio foram deles testemunhas oculares e ministros da palavra, igualmente a mim me pareceu bem, depois de acurada investigação de tudo desde sua origem, dar-te por escrito, excelentíssimo Teófilo, uma exposição em ordem, para que tenhas plena certeza das verdades em que fostes instruído” (Lc 1:1-4)

13 Particularidades Escrito provavelmente entre 59 e 61. d.C, dá destaque aos pobres e gentios de várias nações; Lucas é o evangelho do louvor – começa e termina com alegria; É o evangelho da oração: registra 9 exemplos de oração feita por Jesus. Mostra Jesus orando a cada momento importante em seu ministério

14 Particularidades Lucas é chamado também como o “evangelho da feminilidade”, pois enaltece as mulheres e as crianças; Dinheiro: Dá destaque aos pobres. Fala mais do qualquer outro evangelista sobre posses, riqueza e pobreza.

15 Particularidades Parábolas
Lucas narra 10 parábolas peculiares, importantíssimas, enfatizando a graça de Deus: O Bom Samaritano; O rico insensato; A figueira sem fruto; Lugares na festa de casamento; A grande ceia; A moeda perdida; O filho pródigo; O mordomo infiel; O rico e o lázaro; O fariseu e o publicano.

16 GRAÇAS A DEUS POR JESUS CRISTO


Carregar ppt "EVANGELHO DE LUCAS José Adelson de Noronha."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google