A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pilhas de Lítio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pilhas de Lítio."— Transcrição da apresentação:

1 Pilhas de Lítio

2 As Pilhas de Lítio São leves e originam uma grande voltagem (3,4 volts), sendo muito usadas em marcapassos O ânodo dessa pilha é o lítio, enquanto o cátodo é uma mistura complexa de substâncias, entre elas o cloreto de sulfurila (SOCl2). A reação global da pilha é: 4 Li + 2SOCl2 => 4Li + 4Cr + S + So2

3 As baterias de Lítio são um tipo de baterias recarregáveis muito utilizadas em equipamentos eletrônicos portáteis. Armazenam o dobro de energia que uma bateria de hidreto metálico de níquel (ou NiMH) e três vezes mais que uma bateria de níquel cádmio (ou NiCd). Outra diferença da bateria de lítio é a ausência do efeito memória (não vicia), ou seja, não é preciso carregar a bateria até o total da capacidade e descarregar até o total mínimo, ao contrárioda bateria de NiCd.

4 Vantagens Densidade da energia elevada: potencial para capacidades mais elevadas. Carregamento: Não é necessário o carregamento total máximo nem a descarga máxima da bateria antes de uma recarga. Capacidade: A bateria de íons de lítio tem o dobro da capacidade das baterias de níquel. Efeito memória: Não existe o efeito memória ou seja a bateria não "vicia". Carga Muito Maior Pronta para Usar: Diferentemente de outros tipos de baterias recarregaveis, não é preciso passar horas carregando antes de usar pela primeira vez.[1] Menor peso: a baixa densidade do lítio, possibilita a criação de baterias com alta capacidade e bem mais leves, o que facilita o seu uso em equipamentos portáteis.

5 Problemas de descargas rápidas
As baterias de lítio podem fornecer correntes extremamente altas e podem descarregar muito rapidamente se forem curto-circuitadas. Embora sejam muito úteis em aplicações onde altas correntes sejam requeridas, uma rápida descarga de uma bateria de lítio pode resultar em sobre-aquecimento, ruptura e até explosão. As baterias comerciais geralmente incorporam proteções contra sobrecorrentes e proteções térmicas para evitar explosões. Por causa desses riscos, o envio e o transporte de baterias são restritos em algumas situações, principalmente quando transportadas por via aérea.

6 Íons de lítio Em níveis séricos mais elevados, os íons de lítio são considerados venenosos e requerem atenção clínica imediata. Entre os principais sintomas de contaminação por lítio, lista-se náusea, tontura, enjoos, diarreia e tremores nas mãos. Esses sintomas podem, entretanto, aparecer na faixa terapêutica para transtorno bipolar. Salienta-se, ainda, que a administração prolongada de lítio pode causar danos à tireoide e aos rins, exigindo monitoração periódica por meio de exames de sangue.

7 Esboço duma célula química 'cobre/zinco’ .

8 Semi reações e Reações Globais
1)Oxidação LinC → C + nLi+ + ne− 2) Redução Li1−nMO2 + Li+ + ne− → LiMO2 3)Reação global LinC + Li1-nMO2 → LiMO2 + C 1) oxidação Zn(s) → Zn2+ + 2e- 2) Redução Cu2+ +2e- → Cu(s) 3) Reação Global: Zn0 + Cu2+ → Zn2+ + Cu0

9 Utilização comercial As baterias de lítio encontram aplicações em aparelhos críticos que exigem de longa vida, tais como marca-passos cardíacos e outros dispositivos médicos implantáveis. Estes dispositivos usam baterias de iodeto de lítio especializadas, projetadas para funcionar 15 anos ou mais. Hoje em dia, a maior parte, ou mesmo todos os aparelhos que dispõem de uma bateria, tais como portáteis, leitores de mp3, telemóveis, Gps, Pda’s e tantos outros, dispõem de uma bateria de iões de  lítio . Utiliza-se em computadores,relógio Utiliza-se em câmeras digitais

10 Precauçãoes Como os outros metais alcalinos, o lítio puro é altamente inflamável e ligeiramente explosivo quando exposto ao ar e, especialmente, à água. Além disso é corrosivo, requerendo o emprego de meios adequados de manipulação para evitar o contato com a pele. Deve-se armazená-lo num hidrocarboneto líquido inflamável como, por exemplo, a gasolina. O lítio é considerado ligeiramente tóxico. Nunca a deixe exposta diretamente à luz do sol, curto-circuitos ou a abertura da embalagem também podem fazer com que a bria se inflame. O uso do aparelho enquanto a bria esta em carregamento também causa aquecimento da mesma.

11 Componentes: Daiane Nunes Sophia Sanches Iasnara Souza Carlise Lima
Erica Nillen Laura Alice Gerciane Goncalves


Carregar ppt "Pilhas de Lítio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google