A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Assessoras: Flora Maria Helena. COMO COMEÇOU: O primeiro Wiki foi proposto e publicado em 1995 por Ward Cunningham que o denominou WikiWikiWeb, ficando.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Assessoras: Flora Maria Helena. COMO COMEÇOU: O primeiro Wiki foi proposto e publicado em 1995 por Ward Cunningham que o denominou WikiWikiWeb, ficando."— Transcrição da apresentação:

1 Assessoras: Flora Maria Helena

2 COMO COMEÇOU: O primeiro Wiki foi proposto e publicado em 1995 por Ward Cunningham que o denominou WikiWikiWeb, ficando conhecido como WardsWiki ou simplismente Wiki. A palavra Wiki significa rápido no idioma nativo do Havai. Escrevendo a palavra duplicada, como wikiwiki, reforça o conceito, portanto wikiwiki significa super-rápido em havaiano.

3 O WIKI É UMA FERRAMENTA QUE PERMITE COM MUITA FACILIDADE CRIAR E ALTERAR PÁGINAS, POSSIBILITANDO A APRENDIZAGEM COLABORATIVA. os Wikis podem ser usados para vários fins na educação: Inserir conteúdos em trabalhos de grupo - cada elemento pode adicionar o seu contributo ao trabalho de grupo concebido on line. Como ferramenta de trabalho entre elementos de um conselho de turma ou departamento curricular profissionais;

4 Disponibilizar notícias – forma de manter um grupo com determinadas afinidades actualizado acerca de informação que lhe é pertinente; Partilhar documentos especializados – por exemplo instrumentos de formação; Partilha de conteúdos e atas do Conselho Pedagógico – a possibilidade de limitar o acesso ao Wiki permite a partilha de informação confidencial; Criar e manter documentos atualizados.

5 VOCABULÁRIO TRADUZIDO Sign In (entrar) Sign Out (sair) Edit This Page - edita a página Save - salva a página editada Save Draft - salva rascunho sem publicar. Recent Changes (mudanças recentes) - mostra as modificações efetuadas na página. BACK retorna à página anterior.

6 Search - Busca por texto no wiki. Make a New Page - cria uma nova página (isso pode ser feito ao adicionar um link, também). Invite People (convide pessoas) - para convidar participantes no wiki. Manage Space (gerencie o espaço) - para configurar o wiki. Pode não estar disponível para convidados

7 Navigation e edit navigation - use para editar a barra lateral, adicionando link Acima da barra de edição >> Page: mostra a página do wiki; Discussion: entre e deixe seu comentário; History: compare as várias versões da página; Notify me: deixe seu endereço se quiser receber aviso de alterações na página.

8 CADASTRAMENTO Entre na página http://www.wikispaces.com/ http://www.wikispaces.com/ Clique em get started. Crie sua conta no Wikispace. Faça seu login.

9 PARA VOCÊ CRIAR O SEU WIKI ESCOLHA: o nome para seu wiki, a permissão para visualizar e editar a página, o tipo de Wiki (Pessoal, Educação, Negócios, etc.). Ao final, clique aqui.

10 EDIÇÃO Agora você já pode começar a edição. Clique em EDIT no canto direito.

11 Esta é a barra de edição principal: Opções : o Formatação da fonte o Destaque de títulos o Numeração e marcadores o Inserção de links, imagens, arquivos, vídeos, tabelas, etc.

12 DICAS IMPORTANTES Selecione o texto e dê o destaque desejado. Opções de formatação de títulos: (de 1 a 6 e normal) COMO DESTACAR TÍTULOS E SUBTÍTULOS Para salvar, clique aqui.

13 DICAS IMPORTANTES 1. Clique no ícone destacado COMO INSERIR ARQUIVOS 2. Clique em Upload Files e procure o arquivo salvo no computador e faça o upload. Duplo clique para inserir o arquivo Salve

14 DICAS IMPORTANTES 1. Clique no ícone destacado COMO INSERIR IMAGENS (SALVAS NO PC) 2. Clique em Upload Files e procure a imagem já salva no computador e faça o upload. Duplo clique para inserir a imagem. Clique salvar na página de edição.

15 Há opção de formatação da imagem: Alinhamento Possibilidade de adicionar link Tamanho Texto (legenda)

16 DICAS IMPORTANTES Caso seja imagem da web, faça a pesquisa de imagem, clique para ampliá-la, copie e cole o endereço no espaço reservado e clique em load. COMO INSERIR IMAGENS Duplo clique para inserir a imagem. Clique salvar na página de edição.

17 Após salvar Você poderá visualizar a imagem e arquivos IMAGENS

18 DICAS IMPORTANTES LINK DE PÁGINAS EXTERNAS 1. Escolha a palavra que ficará em destaque (link Text). 2. Coloque o endereço da página (Address). 3. Clique em Add Link. COMO INSERIR LINKS 1. Clique no ícone destacado

19 Sua palavra hiperlink ficará assim LINKS Clique salvar na página de edição.

20 DICAS IMPORTANTES COMO INSERIR VIDEOS Clique no ícone destacado Clique em Vídeo Selecione a opção entre os sites de carregamento e compartilhamento de vídeos

21 Procure o vídeo desejado e copie e cole o endereço no espaço abaixo e salve. Salve VÍDEOS

22 Para poder visualizar o vídeo, clique em salvar na página de edição. Salve VÍDEOS

23 DICAS IMPORTANTES COMO INSERIR ÁUDIO Siga os mesmos procedimentos iniciais de inserção de vídeos para inserir áudios. Clique em áudio Selecione a opção entre os sites de compartilhamento de áudio.

24 Acesse: odeo.com, imeem.com ou outro site.odeo.comimeem.com ÁUDIOS Odeo Pesquise/ selecione o áudio nas categorias.

25 Clique em Embed Selecione e copie ÁUDIOS Selecione o episódio

26 Cole o texto Salve ÁUDIOS

27 ÁUDIOS Para poder ouvir, clique em salvar na página de edição. Salve Imagem que aparecerá após salvar.

28 DICAS IMPORTANTES COMO INSERIR GADGETS (Dispositivos) Acesse Google gadgets: http://www.google.com/ig/directory?synd=o pen Selecione um gadget Clique em adicionar à sua página web

29 GADGETS (Dispositivos) Clique em obter código

30 GADGETS (Dispositivos) Copie o HTML Vá para o Wiki e cole Salve

31 Clique em salvar na página de edição. Salve Imagem que aparecerá após salvar. Neste caso, o gadget escolhido é do google tradutor. GADGETS (Dispositivos)


Carregar ppt "Assessoras: Flora Maria Helena. COMO COMEÇOU: O primeiro Wiki foi proposto e publicado em 1995 por Ward Cunningham que o denominou WikiWikiWeb, ficando."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google