A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMO A BÍBLIA CHEGOU ATÉ NÓS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMO A BÍBLIA CHEGOU ATÉ NÓS"— Transcrição da apresentação:

1 COMO A BÍBLIA CHEGOU ATÉ NÓS
“Toda escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça.” 2 Timóteo 3.16 (NVI)

2 A ORGANIZAÇÃO DA BÍBLIA
Dois testamentos: O Antigo Testamento O Novo Testamento Hebraico é a língua do Antigo Testamento. Grego é a língua do Novo Testamento.

3 O ANTIGO TESTAMENTO Escrito durante o período de ±1.000 anos a partir de ± aC. Houve vários autores: Moisés, Davi, Salomão Os Profetas Os Escribas

4 COMO SE ESCREVIA NA ÉPOCA DA BÍBLIA?
Pedra e tábuas de barro Papiro Couro Pergaminho

5 TÁBUA DE BARRO

6 A AUTORIA DO ANTIGO TESTAMENTO
Alguns autores são conhecidos: “Moisés escreveu esta lei e a deu aos sacerdotes” Dt (NVI) “Os feitos do rei Davi Estão escritos nos registros históricos do vidente Samuel, do profeta Natã, e do vidente Gade” 1Cr (NVI)

7 “Então, Jeremias chamou Baruque, filho de Nerias, para que escrevesse no rolo, conforme Jeremias ditava, todas as palavras que o SENHOR lhe havia falado.” Jr (NVI)

8 A TRANSMISSÃO DO ANTIGO TESTAMENTO
Não é completamente conhecida Copias foram feitas e preservadas durante a história de Israel Traduções em outras línguas foram feitas Os escribas judaicos foram principalmente responsáveis

9 OS ROLOS DO MAR MORTO Rolos copiados por uma seita judaica chamada “os essênios” Copiavam, estudavam e preservavam textos bíblicos e não bíblicos Esconderam os rolos em cavernas Descobertos em 1947 Os manuscritos mais antigos do Antigo Testamento que temos hoje

10 A COMUNIDADE DE QUMRAN

11 CAVERNA NO DESERTO DO MAR MORTO

12 JARRO DO MAR MORTO

13 O ESCRITÓRIO DE QUMRAN

14 ROLO DO MAR MORTO

15 O NOVO TESTAMENTO Hoje temos mais de manuscritos ou pedaços de manuscritos do Novo Testamento. A maioria dos autores são conhecidos: Mateus, Marcos, Lucas, João, Paulo, Pedro, Tiago, Judas, o autor de Hebreus

16 A TRANSMISSÃO DO NOVO TESTAMENTO
Os livros do Novo Testamento foram escritos durante o período de ±50 anos a partir de ±50 dC. A cartas de Paulo foram alguns dos primeiros a serem escritos. O manuscrito do Novo Testamento mais antigo que temos foi escrito ±150 dC.

17 O FRAGMENTO RYLANDS

18 MANUSCRITO DO NOVO TESTAMENTO EM PAPIRO

19 A BÍBLIA EM PORTUGUÊS A primeira Bíblia em português foi traduzida por João Ferreira de Almeida.

20 JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA
Nasceu em 1628 em Portugal de pais católicos. Em 1642 mudou-se para a Holanda e aos 14 anos converteu-se à fé protestante. Em 1645 traduziu o Novo Testamento do espanhol para o português. Aprendeu hebraico e grego para fazer uma tradução ainda melhor da Bíblia. Mudou-se para Indonésia para iniciar o ministério como pastor da igreja holandesa reformada.

21 Serviu na Indonésia, Sri Lanka, e Índia.
O Novo Testamento foi publicado em Português em 1681 na Holanda. Em 1683, Almeida completou a tradução da primeira parte do Antigo Testamento. Morreu na Indonésia em 1691 antes de completar a tradução do AT. A primeira Bíblia de Almeida foi publicada em 1753.

22 A BÍBLIA NO BRASIL 1879 – O NT de Almeida publicada no Brasil (?)
A Revista e Corrigida (RC), primeira revisão de Almeida 1944 – Primeira Bíblia (RC) impressa no Brasil pela IBB (JUERP) Edição Atualizada e Revista (AR) pela SBB (NT – 1952; AT – 1956) Versão Revisada (VR) (IBB) A Bíblia de Jerusalém (BJ) (Paulus) A Linguagem de Hoje (SBB) Nova Versão Internacional (NVI) (SBI) Almeida Século 21 (Vida Nova)

23 A DURABILIDADE DA BÍBLIA
“ A relva murcha e as flores caem, mas a palavra de nosso Deus permanece para sempre.” Isaías 40.8


Carregar ppt "COMO A BÍBLIA CHEGOU ATÉ NÓS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google