A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRODUZINDO POP ART..

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRODUZINDO POP ART.."— Transcrição da apresentação:

1 PRODUZINDO POP ART.

2 PÚBLICO ALVO: ALUNOS DO 9º ANO TURMA:”B” Nº DE ALUNOS: 28
IDENTIFICAÇÃO E. E. BRAZ SINIGÁGLIA PÚBLICO ALVO: ALUNOS DO 9º ANO TURMA:”B” Nº DE ALUNOS: 28 PROFESSORAS ENVOLVIDAS: CLAUDENICE DA SILVA BASTOS SANTOS E PSTE (LEANDRA VANÇAN)‏ PERÍODO: VESPERTINO.

3 INTRODUÇÃO. O projeto PRODUZINDO POP ART será desenvolvido como articulação do conteúdo trabalhado em sala no 1º bimestre com a tecnologia, devido à necessidade de os estudantes aprofundarem mais o conhecimento a respeito do Pop Arte tema.

4 JUSTIFICATIVA. O projeto PRODUZINDO POP ART - vem mostrar ao estudante que além do conteúdo curricular existente nos livros didáticos ele enquanto sujeito pode e deve criar também sua arte. Assim o professor tem que estar constantemente buscando novas metodologias para tornar as aulas mais atrativas e significativas aos seus discentes. Um dos caminhos encontrados são as próprias imagens. Por se tratar de um recurso muito utilizado por eles obviamente desperta o interesse, ao mesmo tempo em que estimula a imaginação, permitindo assim, que o mesmo registre suas idéias, priorizando promover o conhecimento.

5 OBJETIVOS OBJETIVO GERAL. Produzir o conhecimento sobre a pop-art com a técnica Warholizer.

6 Conhecer e utilizar a linguagem da pop-art;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS. Conhecer e utilizar a linguagem da pop-art; Estimular o trabalho cooperativo e colaborativo. Manipular a imagem, utilizando a técnica Warholizer.

7 AÇÕES. -Explicação do conteúdo em sala de aula - Fotos dos alunos
-Elaboração do projeto -Explicação do conteúdo em sala de aula - Fotos dos alunos -Uso da técnica Warholizer Pop Art -Conclusão dos trabalhos

8 RECURSOS UTILIZADOS. Quadro Negro Giz Livro Didático Computador – Aplicativos: Web – Movie Maker e Impress; - Ambientes Virtuais: Warholizer Pop Art; - Sites De Pesquisa; - Data Show; - Câmera Digital.

9 O QUE É POP ART? “Pop art”. Essa expressão, oriunda do inglês, significa “arte popular”. Ao contrário do que parece, essa arte popular que define tal movimento não tem nada a ver com uma arte produzida pelas camadas populares ou com as noções folcloristas de arte. O “pop art” enquanto movimento abraça as diversas manifestações da cultura de massa, da cultura feita para as multidões e produzida pelos grandes veículos de comunicação. 12/05/11

10 HISTORICIDADE. A Pop Art, abreviatura de Popular Art, foi um movimento artístico que se desenvolveu na década de 1950, na Inglaterra e nos Estados Unidos. Foi na verdade uma reação artística ao movimento do expressionismo abstrato das décadas de 1940 e 1950.

11 Os artistas deste movimento buscaram inspiração na cultura de massas para criar suas obras de arte, aproximando-se e, ao mesmo tempo, criticando de forma irônica a vida cotidiana materialista e consumista. Latas de refrigerante, embalagens de alimentos, histórias em quadrinhos, bandeiras, panfletos de propagandas e outros objetos serviram de base para a criação artística deste período. Os artistas trabalhavam com cores vivas e modificavam o formato destes objetos. A técnica de repetir várias vezes um mesmo objeto, com cores diferentes e a colagem foram muito utilizadas.

12 Principais artistas da Pop Art:
- Andy Warhol: maior representante da Pop Art. Além de pintor foi também cineasta. - Peter Blake: foi o criador da capa do disco Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, dos Beatles. - Wayne Thiebaud: pintor norte-americano que se destacou na criação de obras com teor humorístico e nostálgico. - Roy Lichtenstein: pintor norte-americano que trabalhou muito com HQs (histórias em quadrinhos), criticando a cultura de massas. - Jasper Johns: pintor norte-americano cuja obra principal foi Flag (Bandeira) de 1954.

13 Vida e obra de Andy Warhol Andy Nasceu Em Pittsburgh, Nos Estados Unidos Da América A 6 De Agosto De Era O Terceiro Filho De Emigrantes Da Checoslováquia. O Seu Verdadeiro Nome Era Andrew Warhola . Nos Anos 60 Começou A Pintar Produtos Americanos Famosos Como Latas Da Sopa Campbell’s E Coca –Cola , Ou Ícones De Popularidade, Como Marilyn Monroe. Foi Incidindo Na Técnica Pop-art.  Foi Financiador E Mentor Da Banda Velvet Underground . Usava Uma Cabeleira Branca Para Ser Diferente Das Outras Pessoas. Fez Um Filme De 6 Horas Com Um Homem A Dormir No Cimo Do Empire State Building.  A Frase “No Futuro, Toda A Gente Vai Ter 15 Minutos De Fama” É Da Sua Autoria. Em 1987, Foi Operado À Vesícula Biliar. A Operação Correu Bem, Mas Warhol Morreu No Dia Seguinte Com 59 Anos.

14 Peter Blake- Sir Peter Thomas Blake nasceu em Dartford em Foi um artista pop que é bastante conhecido por ser autor da capa "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band dos Beatles, Também desenvolve carreira na pintura, que incorpora imagem da cultura em massa e colagens. De foi desenhador técnico na Gravesend School Of Art. De estudou no Royal College Of Art em Londres. De interessou-se pela arte popular. Em 1964 começou a ensinar na St. Martins School Of Art em Londres. De foi membro da Brotherhood of Ruralists. Em 1981 se tornou membro da Royal Academy de Londres. Após seu realismo, uniu-se a Hamilton, tornando-se uma das figuras chave da Pop Art da Inglaterra

15 Wayne Thiebaud . (nascido em 23 de novembro de 1920) é um pintor dos Estados Unidos. seu estilo realista e o tema do cotidiano estão associados à Pop Art, pois ele celebra o banal com uma mistura ambígua de familiaridade e desinteresse emocional. As cores azul, púrpura e verde são típicas do seu estilo e resultam da luz artificial e da radiante luz do sol da Califórnia onde vive e trabalha. Pintando normalmente o seu tema de memória, Thiebaud cria obras que têm um conteúdo nostálgico e frequentemente um tom humorístico. O seu estilo acessível tem um sentimento particularmente urbano e americano. Antigo pintor de letreiros e cartonista, Thiebaud também tem pintado imagens espirituosas de bolos, máquinas de pin-ball e cachorros quentes, executados com cores luminosas. em 27 de setembro de 2010, o google utilizou uma de suas obras em forma de bolo de aniversário, para comemorar o décimo-segundo aniversário da empresa.

16 Roy Lichtenstein (Pintor norte-americano) , Nova York  , Nova York Lichtenstein ganhou a vida como desenhista, decorador de vitrines e professor de Arte. Buscando um estilo próprio, em 1956 realizou a litografia de uma nota de dólar que se tornou o protótipo da obra de arte pop. desenvolveu nos anos 60 a imagem que o tornou conhecido: motivos da publicidade e da sociedade de consumo, fazendo uma crítica irônica ao capitalismo. Um de seus temas preferidos foi a guerra, banalizada em sua obra. Imitando o trabalho coletivo do cartum, Lichtenstein usou a história em quadrinhos e o texto, simplificou os contornos e escolheu para superfícies azul, vermelho e amarelo. Suas criações mais importantes desse período são Takka, Takka (1962), Whaam (1963), a série Quando Abri Fogo (1964), O Beijo (1963) e M-maybe (1965). Na década de 70, recriou motivos e estilos inspirados na história da arte para forçar uma nova perspectiva. Um dos grandes clássicos da arte pop, foram dedicadas a ele muitas retrospectivas, como a do Museu de Arte Moderna de Nova York, em 1987, e a da Schirn-Kunsthalle de Frankfurt, na Alemanha.

17 Jasper Johns Jasper Johns, Jr (Augusta, Georgia, 15 de Maio de 1930) é um pintor norte-americano do movimento Pop Art. Jasper Johns talvez tenha sido um dos mais importantes entre os pioneiros da pop art na América. Começou a pintar objetos tão vulgares como por exemplo as bandeiras, mapas, algarismos. Exemplo de uma das suas principais obras é a "Três Bandeiras" Jasper Jonhs nasceu em Augusta, no estado norte-americano da Georgia, e cresceu em Allendale, na Carolina do Sul, com os seus tios e avós. Jaspers Johns estudou na Universidade da Carolina do Sul entre 1947 e 1948, e em 1949 muda-se para Nova Iorque, ingressando numa escola de arte comercial, a Parsons School of Design. Em 1952 vai para o exército, e é colocado em Sendai, no Japão, durante a Guerra da Coreia, onde fica até1953. De volta a Nova Iorque, Jasper Johns conhece Robert Rauschenberg, Merce Cunningham, coreógrafo, Marcel Duchamp e John Cage, músico da vanguarda americana. Junto aprofundam a cena da arte contemporânea, ao mesmo tempo que começam a seguir os seus próprios caminhos na arte.

18 MANIFESTAÇÕES DA POP ART.

19 Na sequência vocês deverão fotografar-se e em seguida serão levados a STE para que possam explorar para obter conhecimento da técnica e dar continuidade à reprodução dos próprios trabalhos. Logo após a produção final os estudantes apresentarão os trabalhos produzidos com auxilio do Data show. Ao terminarem essa tarefa, os mesmos serão postados na página da escola.


Carregar ppt "PRODUZINDO POP ART.."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google