A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é raquitismo? O raquitismo é o amolecimento dos ossos em crianças, que potencialmente ocasiona fraturas e deformidades. Raquitismo está entre as.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é raquitismo? O raquitismo é o amolecimento dos ossos em crianças, que potencialmente ocasiona fraturas e deformidades. Raquitismo está entre as."— Transcrição da apresentação:

1 O que é raquitismo? O raquitismo é o amolecimento dos ossos em crianças, que potencialmente ocasiona fraturas e deformidades. Raquitismo está entre as doenças infantis mais comuns nos países em desenvolvimento. 

2 Causas do raquitismo A causa predominante é a deficiência de vitamina D, porém falta de cálcio na dieta também pode ocasionar raquitismo. Embora o raquitismo também possa ocorrer em adultos, a maioria dos casos acontece em crianças sofrendo de grave desnutrição. A vitamina D é necessária para a absorção apropriada de cálcio. Na falta de vitamina D, o cálcio na dieta não é absorvido apropriadamente, resultando em hipocalcemia e conseqüentes deformidades dentais e no esqueleto.

3 Crianças raquíticas

4 Fatores de risco para o raquitismo
Aqueles com maior risco de raquitismo incluem: * Bebês em idade de amamentação cujas mães não são expostas à luz solar. * Bebês em idade de amamentação que não são expostos à luz solar. * Indivíduos que não consomem laticínios, como aqueles com intolerância à lactose.

5 Sinais e sintomas do raquitismo
* Dor nos ossos. * Problemas dentais. * Fraqueza muscular. * Aumento da tendência a fraturas. * Deformidades no esqueleto. * Distúrbios no crescimento.

6 Diagnóstico do raquitismo
* Teste de sangue: pode-se verificar baixos níveis de cálcio e fósforo e altos níveis de fosfatase alcalina. * Gases sanguíneos arteriais podem revelar acidose metabólica. * Raio-x dos ossos afetados pode mostrar a perda de cálcio ou alteração na forma e estrutura. * Biópsia do osso é raramente feita, mas pode confirmar raquitismo.

7 Tratamento e prevenção do raquitismo

8 Luz solar e dieta rica em cálcio e vitamina D O tratamento envolve aumentar a ingestão de cálcio, fosfatos e vitamina D. Alimentos que são boas fontes de vitamina D incluem óleo de fígado de bacalhau e óleo de fígado de linguado. Exposição à luz solar ultravioleta promove a produção de vitamina D no organismo. Vitamina D é essencial para permitir ao organismo utilizar o cálcio. Uma quantidade diária suficiente de exposição à luz solar e ingestão adequada de cálcio e fósforo na dieta pode prevenir o raquitismo. 

9 Raquitismo não tem cura, mas tem tratamento.
Elton


Carregar ppt "O que é raquitismo? O raquitismo é o amolecimento dos ossos em crianças, que potencialmente ocasiona fraturas e deformidades. Raquitismo está entre as."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google