A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estado Físico da Água.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estado Físico da Água."— Transcrição da apresentação:

1 Estado Físico da Água

2 A água pode ser encontrada em três estados físicos

3 A água pode mudar de estado físico como, por exemplo, ir do estado sólido para o líquido. Um exemplo disso é quando deixamos o gelo (estado sólido da água) fora da geladeira e ele derrete virando líquido. Existem nomes que representam cada uma destas mudanças de estados físicos, veja abaixo quais são: 

4

5 Para que aconteçam a fusão e a vaporização é necessário fornecer energia – aquecer – a água
Para que aconteçam a solidificação (mudança de estado líquido para o estado sólido), a liquefação (do estado gasoso para o líquido) e a vaporização ( é a mudança do estado líquido para o gasoso) é preciso retirar energia – o calor – da água. A vaporização da água no seu ciclo natural ocorre à temperatura ambiente rápida e lenta . A água ferve, do liquido para o gasoso, de forma muito mais rápida, por que ocorre a ebulição.

6 O ponto de ebulição da água depende também do nível de preservação do ambiente. Ebulição e evaporação são, na realidade, tipos de vaporização.  A água é única na nossa atmosfera porque, para as pressões e temperaturas normais, pode existir em todas a três fases - Estados Físicos sólida, líquida e gasoso. É a temperatura, correspondendo à velocidade molecular, que determina a fase em que a água se encontra. As moléculas de água no ar estão constantemente a mudar de fase (as 3 fases correspondem ao gelo, à água líquida e ao vapor de água).

7 Água é fonte da vida. Não importa quem somos, o que fazemos, onde vivemos, nós dependemos dela para viver. No entanto, por maior que seja a importância da água, as pessoas continuam poluindo os rios e suas nascentes, esquecendo o quanto ela é essencial para nossas vidas.

8 A água é, provavelmente o único recurso natural que tem a ver com todos os aspectos da civilização humana, desde o desenvolvimento agrícola e industrial aos valores culturais e religiosos arraigados na sociedade. É um recurso natural essencial, seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies.

9 como elemento representativo de valores sociais e culturais e até como fator de produção de vários bens de consumo final e intermediário.

10 Água é fonte da vida. Não importa quem somos, o que fazemos, onde vivemos, nós dependemos dela para viver. Segundo estatísticas, 70% do planeta é constituído de água, sendo que somente 3% são de água doce e, desse total, 98% está de água subterrânea.

11 Os recursos hídricos têm profunda importância no desenvolvimento de diversas atividades econômicas. Em relação à produção agrícola, a água pode representar até 90% da composição física das plantas. A falta d'água em períodos de crescimento dos vegetais pode destruir lavouras e até ecossistemas devidamente implantados. Na indústria, para se obter diversos produtos, as quantidades de água necessárias são muitas vezes superiores ao volume produzido.

12 Ética no uso da água. A água é um recurso natural de valor inestimável. Mais que um insumo indispensável à produção e um recurso estratégico para o desenvolvimento econômico, ela é vital para a manutenção dos ciclos biológicos, geológicos e químicos que mantêm em equilíbrio os ecossistemas. É, ainda, uma referência cultural e um bem social indispensável à adequada qualidade de vida da população.

13 A conservação da quantidade e da qualidade da água depende das condições naturais e antrópicas das bacias hidrográficas, onde ela se origina, circula, percola ou fica estocada, fora de lagos naturais ou reservatórios artificiais.

14

15 As técnicas e, principalmente, o equipamento empregados nas pesquisas hidrobiológicas variam conforme a finalidade do estudo que está sendo realizado, as características ambientais do rio ou lago considerado e, sobretudo, com os recursos disponíveis para a realização do trabalho.

16 Estudos limnológicos com finalidade técnica ou científica requerem, geralmente, aparelhos de grande complexidade e alta precisão. Para trabalhos em áreas reduzidas e análises de rotina, ou quando não se

17 dispõe de grandes recursos financeiros, pode-se empregar equipamento mais modesto, aumentando o número de dados em poucos pontos de coleta, obtendo-se, dessa forma, uma precisão razoável de resultados, com um mínimo de despesas de material e operação.

18 Dados provam que 70% do planeta é constituído de água, sendo que somente 3% são água doce e, desse total, 98% está embaixo da terra. O que quer dizer que a maior parte da água própria para consumo é mínima perto da quantidade total de água da Terra.

19 A Semana da Água promovida pelo Ibama/PI traz esta reflexão: água em quantidade e qualidade para a vida. Água é fonte de vida. Não importa quem somos, o que fazemos, onde vivemos. Nós dependemos dela para viver. No entanto, por maior que seja a importância da água, as pessoas continuam poluindo e desperdiçando a água de rios e nascentes, esquecendo o quanto ela é essencial para nossas vidas.

20 O foco principal das ações sócio-educativas é chamar a atenção de toda a sociedade, de forma especial, aos gestores públicos e formadores de opinião para a necessidade de mudança de postura frente aos desafios ambientais que apontam para cenários catastróficos para o nosso meio ambiente, num futuro breve, inclusive em relação aos recursos hídricos, bastante degradados em todo o mundo.

21 Cerca de 1/3 da população mundial vai experimentar os efeitos da escassez de água nos próximos 25 anos, segundo o estudo divulgado pelo Instituto de Gerenciamento da Água, um centro de pesquisas do Grupo Consultivo em Pesquisa Internacional da Agricultura. O estudo, o primeiro a analisar o ciclo completo de uso e reuso da água, apontou para o desaparecimento de mananciais de água como poços, lagos e rios.

22 A água fornecida pela rede pública (já tratada pela Cia de Saneamento ), ainda pode estar contaminada por diferentes substâncias químicas e metais. Portanto, desenvolveu-se várias tecnologias e equipamentos para obtenção de água mais pura. As principais são: Filtração Purificação


Carregar ppt "Estado Físico da Água."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google