A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estrutura externa e interna

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estrutura externa e interna"— Transcrição da apresentação:

1 Estrutura externa e interna
Os Lusíadas Estrutura externa e interna

2 A estrutura externa O poema está escrito em versos decassilábicos, com predomínio do decassílabo heróico (acentos na 6a e 10a sílabas). É considerado o metro mais adequado à poesia épica, pelo seu ritmo grave e vigoroso. Surgem também alguns raros exemplos de decassílabo sáfico (acentos na 4ª, 8a e 10a sílabas).

3 A estrutura externa As estrofes são de oito versos (oitavas) e apresentam o seguinte esquema rimático : abababcc. A este tipo estrófico costuma chamar-se oitava rima, oitava heróica ou oitava italiana.

4 A estrutura externa As estrofes estão distribuídas por 10 Cantos. O número de estrofes por canto varia de 87, no Canto VII, a 156 no Canto X. No seu conjunto, o poema apresenta 1102 estrofes.

5 A estrutura interna As partes constituintes
Os Lusíadas constroem-se pela sucessão de quatro partes: Proposição - parte introdutória, na qual o poeta anuncia o que vai cantar. (Canto I, ests. 1-3)

6 A estrutura interna Invocação - pedido de ajuda às divindades inspiradoras. A principal Invocação é feita às Tágides, no Canto I, ests. 4 e 5; além desta, há mais três: a Calíope, no Canto III, ests. 4 e 5, às Nin­fas do Tejo e do Mondego, no Canto VII, ests e, finalmente, a Calíope, no Canto X, est. 8.

7 A estrutura interna Dedicatória - oferecimento do poema a uma personalidade importante. Esta parte, facultativa, pode ter origem nas Geórgicas de Virgílio ou nos Fastos de Ovídio; não existe em nenhuma das epopeias da Antiguidade.

8 A estrutura interna Narração - parte que constitui o corpo da epopeia; a narrativa das acções levadas a cabo pelo protagonista. Começando no Canto I, est. 19, só termina no Canto X, est. 144, apresentando apenas pequenas interrupções pontuais.


Carregar ppt "Estrutura externa e interna"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google