A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENSINANDO COM TECNOLOGIAS Criando Salas de Aula Centradas nos Alunos GRUPO 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENSINANDO COM TECNOLOGIAS Criando Salas de Aula Centradas nos Alunos GRUPO 1."— Transcrição da apresentação:

1 ENSINANDO COM TECNOLOGIAS Criando Salas de Aula Centradas nos Alunos GRUPO 1

2 Este livro trata das preocupações dos professores nos ambientes atuais, utilizando informações de suas experiências diretas nos 10 anos do projeto Salas de Aula do Futuro da Apple.

3 Dá aos professores que estão aprendendo a utilizar a tecnologia um mapa rodoviário para sua jornada. Ao saber o que esperar, eles podem perceber que os buracos e irregularidades que vão encontrar em seu caminho constituem uma parte natural da experiência.

4 O Projeto salas de aula do amanhã da apple (ACOT) O projeto é uma colaboração de pesquisa e desenvolvimento entre escolas públicas, universidades, órgãos de pesquisa e a Apple Computer.

5 Tem como objetivo investigar de que forma o uso rotineiro da tecnologia pelos professores e alunos afetaria o ensino e aprendizagem, então para que isso acontecesse estalaram computadores nas salas de aula.

6 O projeto equipou as salas com diversas ferramentas tecnologias: Cd players, videocassetes, impressoras, scanners, e além disso deu dois computadores por alunos e professores participantes do projeto, um para casa e outro para sala de aula.

7 Os professores participantes do projeto foram capacitados cursos e telecomunicações, soluções de problemas básicos e softwares ferramentais como planilhas, banco de dados e programas gráficos. e ainda possuiam um coordenador para dar assistência técnica e instrucional.

8 O papel da tecnologia na educação era vista como uma ferramenta para apoiar a aprendizagem no currículo, não fazendo qualquer tentativa de substituir as tecnologias didáticas existentes por computadores.

9 Com o passar dos anos o projeto foi se modificando juntamente com as tecnologias, surgiram novos tipos de programas de software e melhorias em relação ao hardware, porém sempre houve várias barreiras a serem enfrentadas, como salas pequenas, grande números de alunos e computadores pesados.

10 RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DAS ESCOLAS DO PROJETO ACOT

11

12 O programa de pesquisa do projeto Acot Embora o projeto ACOT fornecesse treinamento e apoio aos professores, os primeiros estágios do projeto operaram no modo de um experimento laissez-faire(deixar-fazer). A questão inicial de orientação da pesquisa era: o que acontece quando professores e alunos têm acesso constante à tecnologia? O projeto patrocinou uma pesquisa envolvendo mais de 20 universidades e instituições de pesquisa. A pesquisa concentrou-e nas experiências dos professores nestas salas de aula ricas em tecnologias. Os professores gravavam fitas de áudio, registrando suas observações sobre os eventos ocorridos em sala de aula, além disso as escolas elaboravam relatórios semanais que eram distribuídos eletronicamente entre todos os participantes do projeto.

13 Os professores do projeto também se correspondiam através do sistema de rede eletrônica, só que as contribuições por escrito eram menos impessoais do que as fitas de áudio. Todas estas informações reais compuseram dois bancos de dados que foram utilizados para investigar o que ocorria nas salas de aula do projeto ACOT. Em 1992, a pesquisa tomou um novo rumo, pois o projeto ACOT recebeu uma subvenção da National Science Foundation(NSF) para criar um modelo reproduzível de aprerfeiçoamento de pessoal, cujo objetivo era ajudar os professores em todo o país a integrarem a tecnologia em suas salas de aula e aprenderem sobre abordagens de ensino construtivista.

14 A mudança na missão no Projeto ACOT A tecnologia em si não mudará a educação. O que impota é a forma como ela é utilizada. O projeto ACOT incentivou e apoiou ativamente os esforços dos professores de criarem ambientes nos quais as tecnologias eram utilizadas como ferramentas de construção de conhecimento para a cooperação e a comunicação. "As salas de aula se tornassem locais onde os alunos fossem mais ativos, onde a interação entre eles fosse algo corriqueiro e significativo e onde as crianças não fossem sempre iniciantes, mas as vezes especialistas."

15 O que aprendemos: Um panorama histórico Durante os primeiros anos, o acréscimo da tecnologia não revolucionou a instrução na sala de aula, as tarefas de aprendizagem do aluno permaneciam inalteradas; Houve transformação radical apenas do ambiente físico com simples número de computadores e outras tecnologias nas salas de aula do projeto ACOT; Embora o acréscimo da tecnologia não tenha conseguido modificar de forma sustancial as tarefas de aprendizagem dos alunos nesta fase do projeto, outras mudanças foram identificadas:

16 Algumas mudanças identificadas 1.Professores começaram a questionar as antigas crenças sobre o propósito e a natureza da instrução; 2.Criou-se novas estratégias para administrar suas salas de aula de alta tecnologia; 3.Professores começaram a interagir de forma diferente com os alunos - mais como orientadores e mentores e menos como preletores; 4.A interação cooperativa e relacionada à tarefa entre os alunos era espontânea e maior do que nas salas de aula tradicionais; 5.A troca de experiência entre os professores começou a aumentar à medida que buscavam apoio entre si.

17 À medida que o projeto progredia, as mudanças tornavam-se mais notáveis Professores começaram a formar equipes e a trabalhar entre as diferentes disciplinas; Os administradores e professores modificaram os cronogramas da escola para acomodarem projetos incomumente ambiciosos; Professores e alunos começaram a demonstrar o domínio da tecnologia integrando frequentemente diversos tipos de meios de comunicação em suas aulas ou projetos; Novos métodos de avaliação foram criados para captar as novas formas pelas quais os alunos estavam demonstrando seu domínio de habilidades e conceitos, por exemplo, avaliação baseada no desempenho e em pastas de trabalho.

18 Impactos positivos da tecnologia sobre a educação 1.Um dos resultados mais significativos do uso dos computadores nas salas de aula foi uma mudança nos papéis dos professores de "apresentadores tradicionais de conhecimento pronto" para facilitadores da aprendizagem do aluno; 2.A tecnologia incentiva a aprendizagem cooperativa centrada no aluno; 3.A implementação da tecnologia inspira os professores a utilizarem tarefas e materiais mais complexos em sua instrução.

19 A ESCOLA REAL

20 ANOS 8O

21 MUDANDO DA INSTRUÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO Na abordagem construtivista a aprendizagem não é apenas uma transferência de ideias de alguém que detém o conhecimento para alguém que não detém este mesmo conhecimento (professor - instrutor).abordagem construtivista Pelo contrário: a aprendizagem é percebida como um processo pessoal, reflexivo e transformador, no qual ideias, experiências e pontos de vista são integrados e algo novo é criado (professor - facilitador). O aluno constrói o conhecimentos nos conflitos, nas interações, nos desafios e nas descobertas. Ele interage com o conhecimentos e com a mediação de parceiros mais experientes.

22 Visões contrastantes da instrução e da construção

23 A instrução visa: introduzir habilidades ou conceitos; construir consciência; reforçar ações que podem ser repetidas. A partir da construção do conhecimento, o aluno poderá: personalizar e internalizarem profundamente as ideias; criar situações em que as habilidades e conceitos possam ser aplicados em diferentes contextos e solucionar os prolemas; explorar o gerar ideias e generalizar e sintetizar o conhecimento. Valéria WebRep Classificação geral WebRep Classificação geral WebRep Classificação geral WebRep Classificação geral

24 Aprender a ensinar utilizando uma abordagem construtivista muitas vezes requer uma mudança de paradigma. "Tornar-se um professor deste tipo significa muito mais do que acrescentar novas práticas a repertórios que já se encontram repletos. Para muitos, isto exige o abandono expontâneo de perspectivas e práticas conhecidas e a adoção de novas perspectivas e práticas."


Carregar ppt "ENSINANDO COM TECNOLOGIAS Criando Salas de Aula Centradas nos Alunos GRUPO 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google