A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educação Online e suas Diversidades

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educação Online e suas Diversidades"— Transcrição da apresentação:

1 Educação Online e suas Diversidades
Cidadania: Implica tratar o tema da autonomia da escola, de seu projeto político pedagógico, da questão da participação, da educação para a cidadania. Educar para a cidadania ativa tornou-se hoje, projeto e programa de muitas escolas e de sistemas educacionais.

2 Algumas categorias para pensar a educação do futuro
Planetaridade: A terra é um novo paradigma (Leonardo Boff). Que implicações tem essa visão de mundo sobre a educação? O que seria uma ecopedagogia e uma ecoformação? Pode-se perguntar como Milton Nascimento: “Para que passaporte se fazemos parte de uma única nação?” Que conseqüências podem ser tiradas para alunos, professores e currículos?

3 Algumas categorias para pensar a educação do futuro
Sustentabilidade: O tema sustentabilidade originou-se na economia (desenvolvimento sustentável) e na ecologia, para inserir-se definitivamente, no campo da educação, com o lema “uma educação sustentável para a sobrevivência do planeta”. O que seria uma cultura da sustentabilidade? O que é estudado nas escolas? Não se estará construindo uma ciência e uma cultura que servem para a degradação/ deterioração do planeta? Esse tema deverá dominar muitos debates educativos nas próximas décadas.

4 Algumas categorias para pensar a educação do futuro
Virtualidade: Implica toda a discussão atual sobre educação a distância e o uso de computadores nas escolas (internet). Quais as conseqüências para a educação, para a escola, para a formação do professor e para a aprendizagem? Conseqüências da obsolescência do conhecimento. Como fica a escola diante da pluralidade dos meios de comunicação? Eles abrem novos espaços para a formação, ou irão substituir a escola?

5 Algumas categorias para pensar a educação do futuro
Globalização: O processo de globalização está mudando a política, a economia, a cultura, a história, etc., também a educação. Remete ao poder local e as conseqüências locais da dívida externa global e da interna também. O global e o local se fundem numa nova realidade. O estudo dessa categoria remete ao papel dos municípios e do regime de colaboração nas atuais perspectivas da educação básica. Para pensar a educação do futuro é preciso refletir sobre o processo de globalização da economia, as cultura e das comunicações.

6 Algumas categorias para pensar a educação do futuro
Transdisciplinaridade: Certas categorias como transculturalidade, transversalidade, multiculturalidade, complexidade e holismo também indicam uma nova tendência na educação que será preciso analisar. Como construir interdisciplinamente o projeto político pedagógico da escola? Como relacionar multiculturalidade e currículo? Como trabalhar os temas transversais? O desafio de uma educação sem discriminação étnica, cultural e de gênero.

7 Algumas categorias para pensar a educação do futuro
Dialogicidade, dialeticidade: Não se pode negar a atualidade de certas categorias freireanas e marxistas, a validade de uma pedagogia dialógica ou da práxis. A educação popular e a pedagogia da práxis deverão continuar como paradigmas válidos para além do ano 2000.

8 Algumas categorias para pensar a educação do futuro
O problema mais grave, na teoria da educação brasileira, não é tanto o seu conteúdo ideológico: é a ausência de vínculos com a prática concreta. a) O que fazer para sair de nossos sonhos (logos) para a mudança concreta (práxis)? b) O professor tem o dever de mostrar como suas idéias podem ser postas em prática. Não pode apenas apontar perspectivas.

9 Referência: GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre(RS): Artes Médicas, 2000


Carregar ppt "Educação Online e suas Diversidades"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google