A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Causas de Infertilidade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Causas de Infertilidade"— Transcrição da apresentação:

1 Causas de Infertilidade
Escola Secundária de Casquilhos Causas de Infertilidade ? Trabalho Realizado por: - Ana Sofia Reimão Nº2; Sara Isabel Santos Nº13; - Sofia Alexandra Morais Nº14. ? ?

2 INFERTILIDADE Incapacidade de conceber uma criança após um ano de actividade sexual regular e sem uso de contraceptivos. ESTERILIDADE, Pois esta, é uma condição irreversível que impede a concepção, o que leva a uma total incapacidade de gerar filhos biológicos.

3 SUBFERTILIDADE Este termo é aplicado a casais que conseguem conceber naturalmente, mas que, para tal, necessitam de um período de tempo mais longo do que usual.

4 ♂ ♀ INCIDÊNCIAS 30% - Factores Femininos 30% - Factores masculinos
30% - Factores Femininos e masculinos 10% - Infertilidade sem causa aparente

5 GRAU A infertilidade pode ser primária ou secundária:
- Infertilidade Primária: O casal nunca conseguiu uma gravidez. - Infertilidade Secundária: O casal já teve uma gestação anterior.

6 INFERTILIDADE MASCULINA
CAUSA: Ausência de espermatozóides (azoospermia) ou quantidade reduzida de espermatozóides (oligospermia). O número médio de espermatozóides por ml de esperma é Uma contagem de espermatozóides inferior a por ml causa infertilidade.

7 DEVIDO A: Disfunções Hormonais
Secreção reduzida das hormonas hipofisárias LH e FSH ou de testosterona.

8

9 DEVIDO A: Temperatura elevada durante a espermatogénese
Criptorquidismo – Os testículos não descem para dentro da bolsa escrotal e permanecem no abdómen. O epitélio tubular degenera e os testículos são incapazes de formar espermatozóides.

10

11 DEVIDO A: Temperatura elevada durante a espermatogénese
Veia Varicosa (dilatação de uma veia do cordão espermático que provem do Testículo) no escroto. Produz calor e impede a maturação dos espermatozóides.

12

13 DEVIDO A: Doenças e infecções
Certas doenças causam a destruição do epitélio dos túbulos seminíferos. Ex. Papeira e algumas doenças de transmissão sexual. Gonorreia Herpes Genital Papeira

14 DEVIDO A: Drogas e Radiações
Cocaína, marijuana, arsénico, tabaco, chumbo, quimioterapia, alguns antibióticos e esteróides.

15 DEVIDO A: Causas genéticas
Delecção (perda de um segmento de um cromossoma) do cromossoma y que removem genes cujos produtos controlam a espermatogénese, ou mutações nos genes.

16 Um Exemplo… A Síndrome de klinefelter Homem com um cromossoma X extra

17 INFERTILIDADE MASCULINA
CAUSA: Imobilidade dos Espermatozóides

18 DEVIDO A: Anormalidade morfológica
Os espermatozóides apresentam características morfológicas anormais que impedem a sua mobilidade. Álcool

19 DEVIDO A: Presença de leucócitos no esperma Os leucócitos - Produzem compostos tóxicos que se ligam à membrana citoplasmática dos espermatozóides; - Destroem enzimas essenciais às reacções de produção de ATP, e o espermatozóide deixa de ter “força” para se mover.

20

21 INFERTILIDADE MASCULINA
CAUSA: Anomalias nos espermatozóides (teratospermia) Normal Anormais

22 DEVIDO A: - Pode ser provocada por raios X, reacções alérgicas e alguns agentes anti-espermáticos. - Alteração física dos espermatozóides. Que dificultam a fecundação, tornando-a quase impossível.

23 INFERTILIDADE MASCULINA
CAUSA: Impotência/ disfunção eréctil

24 DEVIDO A: - Incapacidade para conseguir erecção. - Alterações do fluxo sanguíneo. - Perturbações dos impulsos nervosos. - Determinadas substâncias. - Desequilíbrios hormonais.

25 INFERTILIDADE FEMININA
CAUSA: Falta de ovulação

26 DEVIDO A: Disfunções Hormonais
- Secreção insuficiente das hormonas (FSH, LH que vai segregar estrogénios e progesterona); - Excesso de produção de prolactina; - Utilização de medicamento à base de esteroídes, como a cortisona.

27 DEVIDO A: Ovários anormais que não permitem a ovulação.

28 DEVIDO A: Endometriose
Tecido endomentrial cresce na cavidade pélvica em torno do útero, trompas e ovários. Causa fibrose na cavidade pélvica, que encerra os ovários, não permitindo a libertação de oócito.

29

30 INFERTILIDADE FEMININA
CAUSA: Bloqueio das trompas de Falópio

31 DEVIDO A: Infecções Como doenças sexualmente transmissíveis ou inflamações provocadas pelo DIU.

32 DEVIDO A: Malformação congénita. Endometriose.

33 INFERTILIDADE FEMININA
CAUSA: Secreções da vagina ou do colo do útero prejudiciais para os espermatozóides

34 DEVIDO A: Secreções vaginais agressivas. Secreções muito ácidas e alcalinas matam os espermatozóides. Secreção de muco anormal pelo colo do útero. Um tampão de muco viscoso impede a fecundação

35 INFERTILIDADE FEMININA
CAUSA: Interrupção da nidação

36 DEVIDO A: Tumores uterinos, como fibromiomas Endometriose

37 DEVIDO A: Degeneração prematura do corpo amarelo. Faz baixar a secreção de progesterona e o endométrio é eliminado.

38 INFERTILIDADE FEMININA
CAUSA: Idade

39 DEVIDO A: Aumento da probabilidade de formação de oócitos com um número anormal de cromossomas. A incidência de erros ao longo da meiose aumenta com a idade. Os embriões são abortados espontaneamente numa fase muito precoce e o aborto não é identificado como tal, mas confunde-se com a menstruação.

40 INFERTILIDADE FEMININA
CAUSA: Álcool

41 DEVIDO A: Altera os níveis de estrogénio e progesterona e causa a menstruação sem ovulação. Durante a gravidez, uma média de duas ou mais bebidas por dia pode causar problemas no feto.

42 INFERTILIDADE FEMININA
CAUSA: Cafeína

43 DEVIDO A: Afecta a capacidade de conseguir engravidar e de prosseguir com a gravidez. Isto porque, o corpo não processa tão bem a cafeína durante a fase lútea. Existe um maior risco de aborto espontâneo, bem como uma diminuição no crescimento fetal associado ao consumo desta substância.

44 INFERTILIDADE FEMININA
CAUSA: Tabaco

45 DEVIDO A: Entra na menopausa até 3 anos antes do normal;
- Leva à perda de estrogénios associada a hemorragias; - Ciclo fértil mais curto; - Gravidez Ectópica e o aborto espontâneo são consequências do tabaco, (as trompas e a mobilidade nas trompas são afectadas pelo fumo);

46 INFERTILIDADE FEMININA
CAUSA: Peso

47 DEVIDO A: Peso a mais - problemas com ovulação e anomalias menstruais.
Peso a menos - Irregularidades na ovulação e menstruação. Estudos revelam que o aumento de peso restaura a menstruação e ovulação.

48 INFERTILIDADE FEMININA
CAUSA: Ovários poliquísticos

49 DEVIDO A: - Níveis elevados de LH; - Testosterona elevada; - Ovários aumentados, multiquísticos; - 10 folículos por ovário; - Menstruação irregular: - Hemorragia vaginal irregular e abundante; - Acne; - Obesidade.

50 Muitos destes problemas, aqui falados podem ser resolvidos através de técnicas de reprodução medicamente assistida (p.e.), sendo assim possível o nascimento do tão esperado filho. O importante é não desistir!

51 JOGO- Descobre a Palavra
1. Incapacidade de conceber uma criança após um ano de actividade sexual regular e sem uso de contraceptivos. _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 2. Uma condição irreversível que impede a concepção, o que leva a uma total incapacidade de gerar filhos biológicos. _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 3. Termo aplicado a casais que conseguem conceber naturalmente, mas que, para tal, necessitam de um período de tempo mais longo do que usual. _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

52 6. Temperatura elevada durante a espermatogénese. Deve – se a:
4. Secreção reduzida das hormonas hipofisárias LH e FSH ou de testosterona, é uma _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 5. Os testículos não descem para dentro da bolsa escrotal e permanecem no abdómen. _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 6. Temperatura elevada durante a espermatogénese. Deve – se a: _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 7. Incapacidade de conseguir erecção _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

53 SOLUÇÕES 1. Infertilidade 2. Esterilidade 3. Sub-fertilidade 4. Disfunção Hormonal 5. Criptorquidismo 6. Veia varicosa 7. Disfunção eréctil

54 JOGO- Verdadeiro ou falso
1. A utilização de medicamentos à base de cortisona pode provocar disfunções hormonais. 2. Endometriose é o nome dado às secreções da vagina e do colo do útero prejudiciais para os espermatozóides. 3. As trompas de falópio podem bloquear devido a doenças sexualmente transmissíveis ou a inflamações provocadas pelo DIU. 4. A idade não tem qualquer influência na fertilidade feminina. F V F

55 F 5. O álcool altera os níveis de estrogénio e testosterona e causa a menstruação sem ovulação. 6. O consumo de cafeína estimula a capacidade de conseguir engravidar estimulando também o crescimento do feto. 7. Devido ao consumo de tabaco o Ciclo fértil fica mais curto e entra-se na menopausa até 3 anos antes do normal. 8. Quanto mais peso se tiver mais serão as probabilidade de se engravidar. 9. Ovários poliquísticos podem estar associados entre outros a acne, obesidade e menstruação irregular. F V F V

56 FIM


Carregar ppt "Causas de Infertilidade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google