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Diálogo. Diálogo sobre você e este trabalho Complete estas sentenças: Este encontro será um sucesso - para mim se... - para este grupo se... - para.

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Apresentação em tema: "Diálogo. Diálogo sobre você e este trabalho Complete estas sentenças: Este encontro será um sucesso - para mim se... - para este grupo se... - para."— Transcrição da apresentação:

1

2 Diálogo

3 sobre você e este trabalho
Complete estas sentenças: Este encontro será um sucesso - para mim se... - para este grupo se... - para outras pessoas com quem convivo se...

4 sobre você e este trabalho
Complete estas sentenças: 2. Para que isto aconteça, o que é preciso: - de mim? - do grupo (este círculo)? - dos facilitadores?

5 sobre você e este trabalho
Complete estas sentenças: 3. Posso me sabotar se eu...

6 sobre você e este trabalho
Complete estas sentenças: Este encontro será um sucesso para mim se... para este grupo se... para outras pessoas com quem convivo se... Para que isto aconteça, o que é preciso de mim? do grupo (este círculo)? dos facilitadores? Posso me sabotar se eu...

7 roda de diálogo com tema: o aborto

8 atividade sentem-se em grupos de três ou quatro e vejam como o grupo usou as quatro formas de conversação principais (os quatro Ds): deliberação debate discussão diálogo como o grupo lidou com as diferenças como o grupo lidou com as pessoas que ficaram caladas

9 de que Diálogo falaremos?
falaremos aqui do Diálogo enquanto prática conforme proposta por David Bohm foi concebido como uma ferramenta para ajudar a solucionar o problema humano em meados do século XX

10 David Bohm, 1917-1992 físico quântico americano
trabalhou com Oppenheimer (não na bomba atômica!) e Einstein foi pego pelo Macarthismo e perdeu sua cátedra em Princeton mudou-se para o Brasil (1951), depois Israel (1955), Grã-Bretanha (1957) sua visão científica e filosófica são inseparáveis inspirou-se no trabalho de Krishnamurti para criar a metodologia do diálogo estudou profundamente a estrutura do pensamento:

11 David Bohm, Thought as a System:
What is the source of all this trouble? I'm saying that the source is basically in thought. Many people would think that such a statement is crazy, because thought is the one thing we have with which to solve our problems. That's part of our tradition. Yet it looks as if the thing we use to solve our problems with is the source of our problems. It's like going to the doctor and having him make you ill. In fact, in 20% of medical cases we do apparently have that going on. But in the case of thought, it's far over 20%. ...the general tacit assumption in thought is that it's just telling you the way things are and that it's not doing anything - that 'you' are inside there, deciding what to do with the info. But you don't decide what to do with the info. Thought runs you. Thought, however, gives false info that you are running it, that you are the one who controls thought. Whereas actually thought is the one which controls each one of us. Thought is creating divisions out of itself and then saying that they are there naturally. This is another major feature of thought: Thought doesn't know it is doing something and then it struggles against what it is doing. It doesn't want to know that it is doing it. And thought struggles against the results, trying to avoid those unpleasant results while keeping on with that way of thinking. That is what I call "sustained incoherence". What I mean by "thought" is the whole thing - thought, felt, the body, the whole society sharing thoughts - it's all one process. It is essential for me not to break that up, because it's all one process; somebody else's thoughts becomes my thoughts, and vice versa. Therefore it would be wrong and misleading to break it up into my thoughts, your thoughts, my feelings, these feelings, those feelings... I would say that thought makes what is often called in modern language a system. A system means a set of connected things or parts. But the way people commonly use the word nowadays it means something all of whose parts are mutually interdependent - not only for their mutual action, but for their meaning and for their existence. A corporation is organized as a system - it has this department, that department, that department. They don't have any meaning separately; they only can function together. And also the body is a system. Society is a system in some sense. And so on. Similarly, thought is a system. That system not only includes thoughts, "felts" and feelings, but it includes the state of the body; it includes the whole of society - as thought is passing back and forth between people in a process by which thought evolved from ancient times. A system is constantly engaged in a process of development, change, evolution and structure changes...although there are certain features of the system which become relatively fixed. We call this the structure.... Thought has been constantly evolving and we can't say when that structure began. But with the growth of civilization it has developed a great deal. It was probably very simple thought before civilization, and now it has become very complex and ramified and has much more incoherence than before. Now, I say that this system has a fault in it - a "systematic fault". It is not a fault here, there or here, but it is a fault that is all throughout the system. Can you picture that? It is everywhere and nowhere. You may say "I see a problem here, so I will bring my thoughts to bear on this problem". But "my" thought is part of the system. It has the same fault as the fault I'm trying to look at, or a similar fault. Thought is constantly creating problems that way and then trying to solve them. But as it tries to solve them it makes it worse because it doesn’t notice that it's creating them, and the more it thinks, the more problems it creates. (P )

12 etimologia da palavra Diálogo
diálogo vem do grego dia e logos: logos, sentido dia, através o sentido que perpassa um grupo, quando um grupo é perpassado por um sentido ou significado

13 David Bohm e o significado
para David Bohm, o significado era parte de uma tríade que compõe o universo: é o significado que dá forma e especificidade à interação entre matéria e energia! e o que quer dizer significado?

14 significado significado vem do latim significare, que quer dizer:
dar a entender, dar a conhecer, fazer compreender.

15 dia + logos dia, através, e logos, palavra ou significado: fluxo de significado, compartilhar significados mais que isso: o sentido mais antigo de logos é “reunir” – uma percepção íntima e profunda das relações entre as coisas no mundo natural portanto, logos quer dizer relação, relacionamento

16 diálogo e significados
compartilhar significados é aquilo que mantém um grupo, uma família, uma sociedade juntas, unidas muitas sociedades ancestrais tinham o hábito de sentar-se em círculo, para trocar experiências e compartilhar significados!

17 diálogo e significados
para os gregos – dia logos era uma prática cívica fundamental, inseparável do auto-governo a polis (“política”), e sua praça principal, a ágora, nada mais é que um espaço físico que designa e torna possível o espaço de conversação necessário para o verdadeiro auto-governo

18 diálogo e significados
a capacidade de falar para todos, em público, em grupo, constitui o fundamento da democracia, muito mais do que o voto: “quando se inicia o voto, termina a democracia” (de um antigo filósofo grego)

19 Sentamos em círculo, falamos e falamos. Falamos até que comece a Fala
Sentamos em círculo, falamos e falamos. Falamos até que comece a Fala. (de uma tribo de índios norte-americanos)

20 diálogo e significados
diálogo também quer dizer “relacionamento” – significa prestar atenção não somente às coisas, mas como elas se relacionam significa também prestar atenção à maneira como as coisas se relacionam em mim, ou comigo – o que é que elas suscitam dentro de mim? como eu me relaciono com elas? o diálogo necessita, portanto, de uma propriocepção; não há diálogo sem observação – auto-observação!

21 diálogo e significados
as pessoas extraem significados diferentes a partir dos mesmos dados!!!

22 “Encontrei hoje em ruas, separadamente, dois amigos meus que se haviam zangado um com o outro. Cada um me contou a narrativa de por que se haviam zangado. Cada um me disse a verdade. Cada um me contou as suas razões. Ambos tinham razão. Ambos tinham toda a razão. Não era que um via uma coisa e outro outra, ou que um via um lado das coisas e outro um lado diferente. Não: cada um via as coisas exatamente como se haviam passado, cada um via as coisas com um critério idêntico ao do outro, mas cada um via uma coisa diferente, e cada um, portanto, tinha razão. Fiquei confuso dessa dupla existência da verdade.” FERNANDO PESSOA

23 a base e o fundamento dos grupos e sociedades, aquilo que os mantém unidos, é o processo de conversação.

24 a conversação, a árvore e a semente
a conversação é um tipo de abertura pela qual se desdobram ou desabrocham as realidades sociais a árvore não cresce da semente; a semente é a abertura pela qual a árvore, aos poucos, desabrocha (Bohm) a semente organiza o processo de crescimento que no fim dá origem à árvore a natureza da abertura está no espírito que dá forma ao empreendimento... (P. Senge)

25 diálogo e conversação o diálogo: é uma conversação melhorada
é uma conversação em que as pessoas pensam junto, em relação umas às outras é uma conversação com o centro, não partes

26 Krishnamurti teosofia; “Ordem da Estrela do Oriente” – dissolvida aos 29 anos busca de maneiras de libertar o homem junto com David Bohm, realizou uma série de encontros que deram origem ao livro “Eliminação do Tempo Psicológico”

27 Sustento que a verdade é um território sem caminho, e é impossível aproximar-se dela por qualquer caminho que seja, por qualquer religião, qualquer seita ou organização. Este é o meu ponto de vista, e eu o adoto de maneira absoluta e incondicional. A verdade, sendo ilimitada, incondicionada, inacessível por qualquer caminho que seja, não pode ser organizada; tampouco deve ser formada qualquer organização para conduzir ou coagir as pessoas a seguirem qualquer caminho em particular. J. Krishnamurti

28 Jiddu Krishnamurti a necessária e urgente mudança fundamental da sociedade só pode acontecer através da transformação da consciência individual a necessidade do autoconhecimento e da compreensão das influências restritivas e separativas das religiões organizadas, dos nacionalismos e de outros condicionamentos, foram constantemente realçadas por ele chamou sempre a atenção para a necessidade urgente de um aprofundamento da consciência, para esse "vasto espaço que existe no cérebro onde há inimaginável energia" essa energia parece ter sido a origem da sua própria criatividade e também a chave para o seu impacto catalítico sobre tantas e tão variadas pessoas

29 “Eu não quero seguidores, e digo isto para valer
“Eu não quero seguidores, e digo isto para valer. No momento em que você segue alguém, deixa de seguir a Verdade. Não estou preocupado se você presta ou não atenção ao que digo. Quero fazer certa coisa no mundo e vou fazê-la com concentração total. Preocupo-me apenas com uma coisa essencial: libertar o homem. Desejo libertá-lo de todas as prisões, de todos os medos, e não fundar religiões, novas seitas, ou estabelecer novas teorias e novas filosofias" J. Krishnamurti

30 Eliminação do Tempo Psicológico – idéias que estão na base do diálogo
o pensamento é passado; é apenas a tentativa de reduzir a experiência ao que já é conhecido o pensamento acontece no tempo, o pensamento é tempo o pensamento é apenas condicionamento; é o funcionamento condicionado do cérebro! o pensamento é a fixação da observação – serve para observar a matéria, mas não serve para o que está no “entre”, no que é vivo: o pensamento é matéria

31 Eliminação do Tempo Psicológico - idéias
o pensamento não é inteligência; a palavra inteligência vem de inter e legere, o que significa “ler entre”. o pensamento é como a informação num livro e que a inteligência tem que lê-la, ler seu significado.

32 Eliminação do Tempo Psicológico - idéias
o pensamento se crê “racional” mas, ao contrário, é totalmente irracional! crê poder impor-se à verdade, ou impor a verdade, impor-se à experiência... (pensamento literal) crê poder abarcar a totalidade quando se baseia apenas no que é conhecido o tempo passado e futuro é um tipo de pensamento: não existe

33 Eliminação do Tempo Psicológico - idéias
pensamento e ego são parentes muito próximos; eis porque temos tanta dificuldade e resistência em nos livrarmos dele o pensamento em si é matéria – não é vivo

34 é possível um estado mental que está para além do pensamento?

35 Eliminação do Tempo Psicológico - a busca da Base
buscamos o mesmo que as antigas religiões buscaram, ou seja, algo que dê sentido à vida. mas herdamos várias idéias e falsos condicionamentos, e tentamos usar o pensamento para, abstraindo, “concluir” que temos razão e portanto temos a verdade

36 Eliminação do Tempo Psicológico - a busca da Base
buscamos essa mesma base de que falavam as religiões, mas sem a contaminação ideológica, mística, abstrata que estas fizeram dela; buscamos a experiência do sentido, não a idéia!

37 Eliminação do Tempo Psicológico – o que a base não é
não é eu não é tempo, não é futuro, não é passado não é pensamento não é crença não é ilusão não é medo não é memória não é conhecimento não possui causa não depende de um fazer

38 Eliminação do Tempo Psicológico – o que a base não é
não é desejo não é esperança não se baseia na recompensa/castigo não é uma idéia não pode ser compreendida pelo pensamento não é resultado de um conhecimento progressivo não pode ser obtida através da química não é cultural nem relativa a nenhuma estrutura; a estrutura é que é relativa

39 Eliminação do Tempo Psicológico – o que a base não é
não é imagem não é apego não é observação fixa não é conclusão não é intenção ou motivo não é segurança não é irracionalidade não tem nenhuma relação com o eu

40 Eliminação do Tempo Psicológico – o que a base é: visão intuitiva
a visão intuitiva não está condicionada pelo tempo baseia-se na racionalidade da percepção, não na racionalidade do pensamento é muito bem representada pela metáfora da luz e da escuridão: a visão intuitiva é percepção e é luz; o pensamento é a escuridão. Onde há uma, não há outra: é como a inclusão ou separatividade.

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