A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESPORTE & EDUCAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESPORTE & EDUCAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 ESPORTE & EDUCAÇÃO

2

3

4

5

6 Esporte Contemporâneo
Pluralizado Significados Esporte Contemporâneo Cada vez mais presente na vida das pessoas Fascinante Espetáculo Século XXI, aumento significativo da demanda Fenômeno Social

7 ESPORTE PROFISSIONAL

8 ESPORTE ADAPTADO

9 ESPORTE MELHOR IDADE

10 ESPORTE E LAZER

11 EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

12 Ocupação do Tempo Livre
Esporte Fenômeno Social Profissional Escola Lazer Educação Conteúdo Disciplina Ocupação do Tempo Livre Mercadológico

13 Momento Atual ASPECTOS POSITIVOS ASPECTOS NEGATIVOS
- Surgimento de novas modalidades - Novos ambientes para a prática esportiva Diversificação de personagens Aumento da demanda ASPECTOS NEGATIVOS Fragmentação de conteúdos Repetição de Gestos Especialização esportiva precoce Exclusão

14 Aspectos físicos, técnicos e táticos
Análise do atual momento A não compreensão do fenômeno esporte pode reduzir significativamente suas possibilidades. Vitórias e derrotas Competição Minimizar tempo Talentos esportivos Maximizar força Maximizar precisão Centrado no jogo Aspectos físicos, técnicos e táticos O problema não está localizado no esporte, mas sim nas formas inadequadas de procedimentos que possam melhor orientar o processo de ensino e aprendizagem.

15 Análise do atual momento
Fator gerador dos problemas identificados: - Ausência do tratamento pedagógico no processo de iniciação esportiva Organização Sistematização Aplicação A causa do fator gerador: - Falta de orientação no processo de ensino e aprendizagem esportiva. Avaliação

16 Transformando o atual momento
Reflexões no campo do esporte, em especial quanto ao ensino dos jogos esportivos coletivos. Cenário Modalidades ESPORTE Referencial Técnico Referencial Sócio-educativo Personagens Objetivos

17 Referencial Técnico Referencial Sócio-Educativo
Capacidades Físicas Habilidades Motoras, Básicas e Específicas Estímulos às Inteligências Auto-estima Social Autonomia Cooperação Participação Convivência Co-educação O MAIS IMPORTANTE NÃO É O JOGO E SIM QUEM JOGA. E QUEM JOGA SE MOVIMENTA, PENSA E TEM SENTIMENTO.

18 Transformando a Realidade
Seqüências Pedagógicas Procedimentos pedagógicos Centrada no Gesto Centrada em quem executa o gesto Decomposição do Gesto Identificação e resolução de problemas Repetição do Gesto Criação do gesto Ênfase na Iniciação Esportiva Ênfase na iniciação esportiva e no treinamento esportivo Educação Formal Educação formal e não formal Personagens da Pedagogia do esporte: criança Personagens da pedagogia do esporte: criança, atletas, jovens, adolescentes, idosos, deficientes Dimensão: aprender o esporte Dimensão: aprender a conviver com os diferentes significados do esporte

19 Imprevisibilidade Pedagogia do Esporte Ações nunca se repetem
(mudança de regra) Roberto Paes

20 Imprevisibilidade

21 Criatividade Imprevisibilidade Pedagogia do Esporte
Não fazer somente o óbvio Imprevisibilidade Pedagogia do Esporte Ações nunca se repetem (mudança de regra) Roberto Paes

22 Criatividade

23 Criatividade Complexidade Imprevisibilidade Pedagogia do Esporte
Não fazer somente o óbvio Complexidade Imprevisibilidade Pedagogia do Esporte Inteligências Múltiplas Ações nunca se repetem (mudança de regra) Roberto Paes

24 Complexidade

25

26 Autonomia Inclusão Cooperação Diversificação

27 Inteligências Múltiplas
Movimento Capacidade Física Habilidades Motoras Filosófico Cooperação Participação Co-educação Emancipação Convivência Inteligências Múltiplas Corporal Cinestésica Lingüística Musical Matemática Espacial Interpessoal Intrapessoal Naturalista Social Novas Amizades Unidade Familiar Psicológico Auto Confiança Auto-estima Espírito Esportivo (Grupo)

28 “A verdadeira viagem da descoberta não consiste em procurar novas paisagens mas, em ter novos olhos”. Marcel Prost “A verdadeira viagem da descoberta não consiste em procurar novas paisagens mas, em ter novos olhos”. Marcel Prost

29 “...MIRE VEJA: O MAIS IMPORTANTE E BONITO DO MUNDO É ISTO: QUE AS PESSOAS NÃO ESTÃO SEMPRE IGUAIS, AINDA NÃO FORAM TERMINADAS – MAS QUE ELAS VÃO SEMPRE MUDANDO. AFINAM OU DESAFINAM. VERDADE MAIOR. É O QUE A VIDA ME ENSINOU. ISSO QUE ME ALEGRA, MONTÃO.” Guimarães Rosa

30 “Não basta ensinar ao homem uma especialidade
“Não basta ensinar ao homem uma especialidade. Porque se tornará assim uma máquina utilizável, mas não uma personalidade. É necessário que se adquira um sentimento, um senso prático daquilo que vale a pena ser empreendido, daquilo que é belo, do que é moralmente correto. A não ser assim, ele se assemelhará, com seus conhecimentos profissionais, mais a um cão ensinado do que uma criatura harmoniosamente desenvolvida. Deve aprender a compreender as motivações dos homens, suas quimeras e suas angústias para determinar com exatidão seu lugar exato em relação a seus próximos e à comunidade. Os excessos do sistema de competição e de especialização prematura, sob o falacioso pretexto da eficácia, assassinam o espírito, impossibilitam qualquer vida cultural e chegam a suprimir os progressos nas ciências do futuro. É precioso, enfim, tendo em vista a realização de uma educação perfeita, desenvolver o espírito crítico na inteligência do jovem”. Albert Einstein

31 F I M


Carregar ppt "ESPORTE & EDUCAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google