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Composto de comunicação:
Promoção de vendas O QUE É? É a pressão de marketing exercida pela mídia e fora dela por um período pré-determinado visando ao consumidor, varejista ou atacadista. 1 1
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O Composto da Comunicação
Propaganda Venda Pessoal Promoção de Vendas Publicidade 5 5
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“ Alguns objetivos da promoção de vendas”
volume de vendas/faturamento • “market share”/participação de mercado • conhecimento da marca • espaços/visibilidade nos pontos de venda • quantidade de pontos de venda • distribuição numérica Aumentar Desovar estoques • Acelerar venda de produtos em função do prazo de validade • Gerar experimentação do produto /serviço
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“ Tipos de Promoção de Vendas ”
• PROMOÇÃO AO CONSUMIDOR Cupons Ofertas especiais Brindes ou prêmios Sorteio/concurso Amostras Experiência grátis com o produto Displays Programas de fidelização PROMOÇÃO PARA COMPRADORES ORGANIZACIONAIS Exposições Brindes promocionais
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“ Promoção de Vendas ” • PROMOÇÕES AO COMÉRCIO
Abatimentos ou descontos para o comércio Propaganda cooperada Questões legais na promoção de vendas: Controlada pelo governo em caso de sorteios e concursos; Questão ética: evitar distribuir brindes vendidos por outras empresas que precisam obter lucro. Amostras grátis devem avaliar a idade do consumidor e o tipo de produto. Ex: amostras de cigarros, porque menores podem recebê-las, pré-estreias de filmes proibidos para menores, etc.
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“ Meios para comunicar a Promoção de Vendas”
Mídias tradicionais Outras Mídias/Mídias Alternativas • TV Busdoor • Rádio Painéis/faixas • Revista Táxi/folhetos • Jornal Cartazes/“displays” • Outdoor Veículos com falante • Mala direta • Embalagem • Internet Critérios de seleção das mídias: • Pela característica do público-alvo • Pela característica do objetivo • Pela característica da cobertura (local, regional, estadual, nacional...) • Pela característica do Investimento
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“ Alguns cuidados com as promoções”
• Benefício pouco atrativo - baixo valor percebido • Desembolso muito alto • Brinde ruim - muito comum • Viagens como prêmio - cuidado com o público • Hábitos regionais – atenção • Dificuldade em encontrar o brinde – demora • Prêmio em desacordo com o prometido
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Atividade Crie uma promoção de vendas para as empresas abaixo: EMPRESA DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO SALÃO DE BELEZA SUPERMERCADO PETI SHOP
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