A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programação de Computadores I Prof. Eduardo 2011

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programação de Computadores I Prof. Eduardo 2011"— Transcrição da apresentação:

1 Programação de Computadores I Prof. Eduardo 2011
Switch e Case Programação de Computadores I Prof. Eduardo 2011

2 Switch e Case O comando if-else e o comando switch são os dois comandos de tomada de decisão. Sem dúvida alguma o mais importante dos dois é o if, mas o comando switch tem aplicações valiosas. Mais uma vez vale lembrar que devemos usar o comando certo no local certo. Isto assegura um código limpo e de fácil entendimento. O comando switch é próprio para se testar uma variável em relação a diversos valores pré-estabelecidos.

3 Switch e Case Uma outra forma de estrutura seletiva é o SWITCH. Dentro dos switch há o case (que significa caso). Ou seja, é quase que um if com várias possibilidades, mas com algumas diferenças importantes.

4 Switch e Case Podemos fazer uma analogia entre o switch e a estrutura if-else-if apresentada anteriormente. A diferença fundamental é que a estrutura switch não aceita expressões. Aceita apenas constantes. O switch testa a variável e executa a declaração cujo case corresponda ao valor atual da variável. A declaração default é opcional e será executada apenas se a variável, que está sendo testada, não for igual a nenhuma das constantes.

5 Switch e Case O comando break, faz com que o switch seja interrompido assim que uma das declarações seja executada. Mas ele não é essencial ao comando switch. Se após a execução da declaração não houver um break, o programa continuará executando. Isto pode ser útil em algumas situações, mas eu recomendo cuidado.

6 Switch e Case 1a diferença: Os cases não aceitam operadores lógicos. Portanto, não é possível fazer uma comparação. Isso limita o case a apenas valores definidos.

7 Switch e Case 2a diferença: O switch executa seu bloco em cascata. Ou seja, se a variável indicar para o primeiro case e dentro do switch tiver 5 cases, o switch executará todos os outros 4 cases a não ser que utilizemos o comando para sair do switch. (Nos referimos ao BREAK).

8 Switch e Case Primeiro o comando SWITCH e entre parênteses a váriavel na qual está guardado o valor que será avaliado pelo case. Então, abre-se o bloco de dados. Dentro do bloco de dados colocamos o comando CASE e logo após um valor terminando a linha com dois pontos (:). Preste atenção no tipo de dado que será colocado, pois há diferenças entre um dado e outro. Por exemplo: 1 não é a mesma coisa que '1' e 'a' não é a mesma coisa que 'A'...

9 Switch e Case Estruturadamente, seria isso:
SWITCH (variável){ CASE valor1: Dados a serem executados BREAK; CASE valor2: Dados a serem executados BREAK; }

10 Switch e Case – Exemplo da aula
#include <iostream.h> void main () { int cod,qtde; float conta; cout<<"Digite o codigo do produto: "; cin>>cod; cout<<"\nDigite a quantidade: "; cin>>qtde; switch (cod) case 1: conta=qtde*4; cout<<"\nTotal: "<<conta; break; case 2: conta=qtde*4.5; case 3: conta=qtde*5; default: cout<<"\n\nO codigo Invalido!"; }

11 Switch e Case AUTO AVALIAÇÃO Veja como você está.
Escreva um programa que pede para o usuário entrar um número correspondente a um dia da semana e que então apresente na tela o nome do dia. utilizando o comando switch.


Carregar ppt "Programação de Computadores I Prof. Eduardo 2011"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google