A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

24/05 - CULTURA ORGANIZACIONAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "24/05 - CULTURA ORGANIZACIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 24/05 - CULTURA ORGANIZACIONAL

2 CULTURA ORGANIZACIONAL
ORIGEM DA PALAVRA cultura: LATIM – colere Significava – cultiva da terra na Roma antiga. ATUALMENTE: necessidade de compreender as diferenças dos comportamento de grupos deu sentido a essa palavra.

3 O QUE É CULTURA ORGANIZACIONAL
Crenças, valores, ideologias, hábitos, costumes, rotinas, rituais, ética e comportamentos que são determinantes do grupo. Essas palavras e imagens constituem lentes, por meio das quais é atribuído significados a realidade socialmente construída.

4 CULTURA ORGANIZACIONAL
CONCEPÇÃO SOCIOLÓGICA - Construção da realidade de determinado agrupamento social. Significados atribuídos pelos participantes de um grupo individualmente e assumidos pelos demais componentes. A CONSTRUÇÃO E A MANUTENÇÃO DA CULTURA PRESSUPÕEM QUE EXISTE UM COMPARTILHAMENTO DA REALIDADE SOCIAL DO GRUPO.

5 CULTURA ORGANIZACIONAL
PERSPECTIVA PSICOLÓGICA – Para gerar ou manter a cultura depende como o grupo transmite. A cultura influência o comportamento humano. A diversidade cultural pode coexistir dentro do mesmo grupo. Ex: Brasil – diferenças culturais existem de região para região.

6 CULTURA ORGANIZACIONAL
CONCEITO: O conceito de CULTURA é utilizado para explicitar que diferentes grupos de pessoas tem formas distintas de aprender e dar significados e compartilhar essas aprendizagens. Para compreender o comportamento humano nas organizações, pois os valores pessoais influenciam no modo de agir e pensar nas organizações.

7 CULTURA ORGANIZACIONAL
A cultura está ligada ao processo de construção da realidade social. Necessidade de sobrevivência e ao modo como o grupo define o próprio estilo de adaptação e seu ambiente.

8 CULTURA ORGANIZACIONAL
KREBER – 1949 A cultura sobrepõe a herança genética na determinação do comportamento humano? O processo inevitável de aquisição da cultura colocou o homem na condição de ser que aprende, ao contrário de se mover a partir de padrões geneticamente modificados?

9 CULTURA ORGANIZACIONAL
A cultura é um processo acumulativo que resulta do aprendizado obtido da totalidade da experiência histórica das gerações antecedentes. As peculiaridades desse processo podem restringir ou facilitar os comportamentos criativos e inovadores das pessoas?

10 FUNDADORES E COLABORADORES COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
COMO EMERGE A CULTURA FUNDADORES E COLABORADORES OS PIONEIROS TENTAM IMPLANTAR VISÃO COMPRATILHADA E UMA ESTRATÉGIA PARA A ORGANIZAÇÃO. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL A IMPLEMENTAÇÃO É BEM SUCEDIDA. OS FUNCIONÁRIOS SE COMPORTAM DE ACORDO COM OS VALORES COMPARTILHADOS E ESTRATEGIA DO EMPREENDIMENTO

11 RESULTADOS A ORGANIZAÇÃO SE BASEIA O SEU SUCESSO NOS RESULTADOS FINANCEIROS E NOS INDICADORES DE DESEMPENHO CULTURA A CULTURA EMERGE E REFELTE A VISÃO, ESTRATÉGIA E AS EXPERIENCIAS DAS PESSOAS NA ORGANIZAÇÃO. ESSA CULTURA DESCREVE OS COMPORTAMENTOS QUE SÃO ACEITÁVEIS E INACEITÁVEIS E AS TRADIÇÕES QUE SERÃO MANTIDAS.

12 CULTURA ORGANIZACIONAL
KEESING – TEORIAS TEORIAS QUE CONSIDERAM cultura como sistema adaptativo: As culturas se constituem a partir de padrões comportamentais socialmente estabelecidos e transmitidos para adaptação do grupo.

13 TEORIAS IDEALISTAS DA CULTURA
SISTEMA COGNITIVO: cultura é sistema de conhecimento, tudo que é necessário alguém conhecer ou se comportar de maneira adequada ou aceitável.

14 A CULTURA COMO SISTEMA SIMBÓLICO
O que o grupo atribui de simbólico nas relações pessoais. Ex: chefe ou líder

15 CULTURA RGANIZACIONAL
Fonte de expressão do inconsciente humano, valores básicos profundamente arraigados que influenciam e explicam os comportamentos e as formas de agir dos indivíduos e dos grupos.

16 PROCESSOS INCONSCIENTES
Nessa concepção a cultura é conceituada como uma projeção ou expressão da infra-estrutura universal e inconsciente da mente humana. O que é projeção? As ações são compreendidas como projeções de processos inconscientes.

17 PROJEÇÕES FAMILIARES PAI MÃE IRMÃO CONCEITO DE AMIGO

18 PAPEL DA CULTURA NA ORGANIZAÇÕES
Promover a adaptação da organização no ambiente tanto no ambiente interno (aspectos socioemocionais dos membros do grupo) quanto externo (relação da organização com o ambiente externo). Transformar a organização em estrutura saudáveis, lideres x pessoas.

19 CULTURA Modo típico de pensar, sentir e agir.
É possível a mudança na cultura de uma empresa? História? Ou relações?

20 MUDANÇA ORGANIZACIONAL
SUBCULTURAS Compete às pessoas entenderem quais os valores a serem preservados, estimulados ou mudados. As organizações são vistas como um todo em processo de transformação e assimilação.  As pessoas criam diferentes vínculos e as mudanças acontecem também nas relações entre o coletivo e o individual.

21 Portanto a cultura organizacional se constitui a partir uma rede de concepções e valores considerados inquestionáveis, por a organização não muda e não cresce.

22 QUE ASPECTOS DA CULTURA VEMOS NAS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS?
PARA REFLETIR EM GRUPO


Carregar ppt "24/05 - CULTURA ORGANIZACIONAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google