A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teoria dos Sistemas Abertos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teoria dos Sistemas Abertos"— Transcrição da apresentação:

1 Teoria dos Sistemas Abertos
Augusto Cardoso

2 Teoria dos Sistemas Abertos
A T.Sistema é uma decorrência da Teoria Geral de Sistema desenvolvida pelo biólogo Von Bertalanffy e acabou sendo aproveitada pelas demais ciências, tendo influenciado de modo significativo a administração.

3 Teoria dos Sistemas Abertos
Sistema é o complexo de todo organizado, um conjunto ou combinação de coisas ou partes, que compõem um valor unitário: Se assunto é astronomia, pensa-se em sistema solar; se é economia, pensa-se em sistemas monetários; e se assunto é fisiologia, pensa-se no sistema nervoso, no sistema circulatório e assim por diante.

4 Pensamento Sistêmico T.Sistema desempenha papel decisivo na ciência de nosso tempo, pois permite a integração de conhecimentos das ciências físicas, biológicas e humanas. Alguns dos seus principais desdobramentos foram a teoria da informação, a cibernética e a ecologia

5 Sistemas Outra definição do sistema é a de um conjunto de elementos, integrados e interdependentes, cada qual com a sua função específica, que trabalham em sintonia para atingir determinado objetivo comum.

6 Sistema ABERTOS FECHADOS INTERAGEM NÃO INTERAGEM FORA DO AMBIENTE
ESTÁTICO DINÂMICOS

7 Tipos de Sistemas Quanto à constituição,
Concreto = corpo físico da empresa Abstrato = planos, hipóteses e idéias Quanto a natureza Abertos = empresas e governos Fechados = um entrada (exemplo Monopólio)

8 Parâmetros dos sistemas abertos nas empresas
Objetivos :Razão da existência do sistema; Entradas: Informação, mão-de-obra, recursos financeiros e materiais; Processo:Transformação pela qual passam os elementos de entrada; Saídas: produto final que resulta de um processamento da entradas; Controle: verificar se as saídas estão de acordo com os objetivos estabelecidos Feedback: é um procedimento de auto-avaliação, para a necessária correção dos desvios

9 Sistema aberto Entrada Processamento Saída FEEDBACK

10 Sistema e as pessoas Uma organização só apresenta resultados quando os indivíduos a ela afetos forem capazes de se comunicar entre si (interação), estiverem dispostos a contribuir com ações concretas (cooperação) e possuírem um propósito comum ( objetivos).

11 Pessoas contribuem para o sistema da organização e integram-se a ele.
ALCANCE DE OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS (lucro, maior produtividade, Crescimento da organização, redução de custos) EFICÁCIA INDIVÍDUO ALCANCE DE OBJETIVOS INDIVIDUAIS (promoção pessoal,carreira, Maior salário e mais benefícios, Segurança pessoal, prestígio etc) EFICIÊNCIA

12 Exercícios Alguns autores dizem que a empresa é um sistema, ou seja, um conjunto de partes que convergem para um determinado fim. Você concorda; Explique.


Carregar ppt "Teoria dos Sistemas Abertos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google