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Licenciatura Sistemas de Informação e Multimédia Gestão do Conhecimento 2008 João Vítor º 255 Joaquim Oliveira nº 277.

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1 Licenciatura Sistemas de Informação e Multimédia Gestão do Conhecimento 2008 João Vítor º 255 Joaquim Oliveira nº 277

2 A aprendizagem é interna, (quase) um processo inobservável que resulta nas mudanças da opinião, das atitudes, ou das habilidades Pelo contraste, a construção do conhecimento é visto como o conhecimento público criador ou modificador. A construção do conhecimento refere-se ao processo de criar novos sistemas cognitivos em consequência dos objectivos, das discussões do grupo, e da síntese das ideias comuns. Estes assuntos devem avançar a compreensão actual dos indivíduos dentro de um grupo, num nível além do seu nível inicial do conhecimento, e devem ser dirigidas para avançar a compreensão do que é sabido sobre esse tópico ou ideia. Um dos contrastes da construção do conhecimento é um sentido do nós que ultrapassa o sentido do Eu, um sentimento que o grupo se está trabalhando colectivamente e não apenas como uma reunião de indivíduos. A construção do conhecimento pode ser definida simplesmente como "a criação, teste, e a melhoria de artificies conceptuais.

3 12 princípios da Construção do conhecimento com base na escola. Ideias reais e problemas autênticos. Na sala de aula como uma comunidade do edifício do conhecimento, os estudantes tão preocupados com a compreensão baseada em seus problemas reais no mundo real. Ideias improváveis. As ideias dos estudantes são consideradas como objectos improváveis. Diversidade da ideia. Na sala de aula, a diversidade das ideias levantadas por estudantes é necessária. Ascensão acima. Com uma melhoria sustentada das ideias e da compreensão, os estudantes criam conceitos de um nível mais elevado. Organização Epistémica. Os estudantes encontram eles mesmos sua maneira a fim avançar. Conhecimento da comunidade, responsabilidade colectiva. A contribuição dos estudantes a melhorar seu conhecimento colectivo na sala de aula é a finalidade preliminar da sala de aula da CC. Construção do conhecimento

4 Conhecimento democratizado. Todos os indivíduos são convidados a contribuir ao avanço do conhecimento na sala de aula. Avanço sistemático do conhecimento. Um objectivo para comunidades do conhecimento é ter os indivíduos e as organizações que trabalham activamente para fornecer um avanço recíproco de seu conhecimento. Construção intensa do conhecimento. Os estudantes contribuem para a construção colectiva do conhecimento. Usos construtivos de fontes autorizáveis. Todos os membros, incluindo o professor, sustentam o inquérito como uma aproximação natural para sustentar sua compreensão. Discurso do conhecimento. Os estudantes são acoplados no discurso a compartilhar, e melhorar o avanço do conhecimento na sala de aula. Avaliação simultânea, encaixada e transformativa. A tomada dos estudantes numa visão global da sua compreensão decide-se então como aproximar suas avaliações. Criam e acoplam nas avaliações numa variedade de maneiras. Construção do conhecimento

5 As sociedades do conhecimento têm como principal característica o conhecimento em forma de um componente principal de toda a actividade humana. Actividades económicas, sociais, cultural, e todas outras humanas tornam-se dependentes de um enorme volume de conhecimento e da informação. Uma sociedade do conhecimento é uma sociedade em que o conhecimento se transforma em uma força criativa principal. Com tecnologias actuais, as sociedades do conhecimento não necessitam ser confinadas pela proximidade geográfica; A tecnologia actual oferece muito mais possibilidades para compartilhar, guardar e recuperar o conhecimento; O conhecimento transformou-se no maior e mais importante capital da actualidade, e daqui o sucesso de toda a sociedade encontra-se em aproveita-la e tirar o melhor proveito dela. A Sociedade

6 O conhecimento pela natureza é livre O conhecimento deve estar livre para maior benefício da sociedade O conhecimento deve estar livre para o melhor desenvolvimento e cristalização do conhecimento O conhecimento é inerente à política e um exercício para o poder e controle

7 Os vários observadores descrevem a economia global de hoje como uma transição de "economia conhecimento", como uma extensão da "sociedade informação". A transição requer regras e práticas que determinem o sucesso da economia industrial, necessita de reescrever uma interconexão, globalizada a economia onde os recursos do conhecimento tais como o saber como, a perícia, e a propriedade intelectual são mais críticos do que outros recursos económicos tais como a terra, recursos naturais, ou o poder manual Estas regras necessitam de ser reescritas nos níveis das firmas e das indústrias nos termos da gerência do conhecimento e no nível da política pública como a política do conhecimento ou a política do conhecimento-relacionado.

8 Globalização – os mercados e os produtos são mais globais. Intensidade da Informação/Conhecimento – a produção eficiente confia na informação e no know-how; sobre 70 por cento dos trabalhadores em economias desenvolvidas estão os trabalhadores da informação; muitos trabalhadores de fábrica usam suas cabeças mais do que suas mãos. Informação de rede e conectividade – os desenvolvimentos tais como a Internet trazem a "vila global" sempre mais próxima. Em consequência, os bens e os serviços podem ser desenvolvidos, comprado, vendidos, e em muitas vezes até entregas por toda a redes electrónicas.

9 Pode-se discutir que a economia do conhecimento difere da economia tradicional em diversos pontos chaves: A economia não é de escassez, mas importa sim a abundância. Ao contrário de a maioria de recursos que esgotam quando usados, a informação e o conhecimento podem ser compartilhados, e cresce realmente com a aplicação. O efeito da posição é em ambos: - Diminuído em algumas actividades económicas: usando a tecnologia e métodos apropriados, os marketplaces virtuais e as organizações virtuais que oferecem benefícios da velocidade, agilidade, em volta da operação de pulso de disparo e do alcance global podem ser criados. - Ou, no contrário, reforçado em alguns outros campos económicos, pela criação do negócio aglomera-se em torno dos centros do conhecimento, tais como as universidades e os centros de pesquisa que alcançam excelência mundial. As leis, as barreiras e os impostos são difíceis de aplicar-se unicamente em uma base nacional. O conhecimento e a informação "escapam" a onde a demanda é a mais elevada e as barreiras são as mais baixas. Os produtos do conhecimento melhorados ou os serviços podem comandar produtos comparáveis do excesso dos prémios do preço com conhecimento ou intensidade encaixada baixa do conhecimento..

10 Fixar o preço e valor dependem pesadamente do contexto. Assim a mesmo informação ou conhecimento podem ter o valor vastamente diferente aos povos, ou ao nível da mesma pessoa em horas diferentes. O conhecimento quando travado em sistemas ou em processos tem um valor inerente mais elevado do que quando pode "andar fora da porta" nas cabeças do pessoa. Capital humano – competências – é um componente chave de valor em uma companhia knowledge-based, contudo poucas companhias relatam níveis de competência em relatórios anuais. No contraste, o achatamento (técnica aplicada das abordagens contemporâneas da Administração voltada a eliminar a burocracia corporativa desnecessária e focada no centro da pirâmide hierárquica) é visto frequentemente como uma medida positiva de corte de custo". Uma comunicação está sendo vista cada vez mais como fundamental aos fluxos do conhecimento. As estruturas sociais, o contexto cultural e outros factores influenciando relações sociais são consequentemente da importância fundamental às economias do conhecimento

11 Profissional que faz a transferência de conhecimento nas organizações. Todo o profissional que combina o seu conhecimento individual e gera nova informação como produto da sua actividade O trabalhador do conhecimento é aquele que mudou o seu modo de pensar/agir para uma vertente mais pro-activa, deixando de lado a imagem do "mais uma peça do jogo", pela ideia de ser "parte decisiva no jogo". Os trabalhadores do conhecimento são cada vez mais activos, e tendencialmente voltados a uma vertente que necessita do reconhecimento. A posição dos trabalhadores do conhecimento é cada vez mais a visão inversa do modelo industrial. O modelo "administração pensa e os funcionários executam" passou a uma fase remota, visto os trabalhadores do conhecimento tomarem decisões e criarem situações até então inviáveis

12 Equilibrar vida pessoal e profissional Aceder a vários aplicativos distintos ao longo do dia Economizar tempo e evitar actividades de baixo valor Trabalhar em qualquer lugar Equilibrar trabalho individual e em grupo Saber o que é, em quem confiar Gerir excesso de informação Publicar informações e compartilhar conhecimentos para públicos escolhidos

13 Aprender continuamente Autonomia e Gestão da sua própria carreira Colaborar com outros Desenvolver uma identidade própria Ser ouvido e reconhecido Ser surpreendido positivamente Ter acesso a fontes de conhecimento quando necessário


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