A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Análise de Imagem (Martine Joly)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Análise de Imagem (Martine Joly)"— Transcrição da apresentação:

1

2 Análise de Imagem (Martine Joly)
Mensagem Plástica Critérios (significantes plásticos): (1) moldura; (2) enquadramento, dimensões; (3) ângulo do ponto de vista; (4) escolha da objectiva; (5) composição, paginação; (6) formas; (7) cores; (8) iluminação; (9) textura.

3 (1) Moldura São os limites físicos da imagem. Consoante as épocas e os estilos, surgem mais ou menos materializados na moldura. Sendo a moldura considerada uma restrição, denota-se a tendência para a abolir, de modo a que o espectador não se sinta constrangido com os freios à sua imaginação, impostos pelos limites da imagem.

4 (1) Moldura A coincidência entre os limites da imagem e os do suporte impele o observador a construir imaginariamente o que não vê no campo visual da representação: o fora-de-campo tradição cinematográfica A colocação de moldura na imagem fecha o espaço imaginativo tradição pictórica

5 (1) Moldura

6 (1) Moldura coincide com limites do suporte

7 (2) Enquadramento Não deve ser confundido com a moldura. Corresponde à dimensão da imagem, resultado suposto da distância entre o tema pintado/fotografado e a objectiva/sujeito criador/codificador. Vertical e estreito proximidade Horizontal e largo afastamento

8 Enquadramento estreito
Enquadramento largo

9 (3) Ângulo do Ponto de Vista
O ângulo pode reforçar ou contradizer a impressão da realidade. O picado provoca a impressão de esmagamento das personagens, dá ao espectador a impressão de controlo e domínio. O contra-picado faculta uma sensação de engrandecimento, força e altura ao objecto retratado. O ângulo normal, “à altura do homem e de frente”, dá a impressão de realidade e naturaliza a cena.

10 (3) Ângulo do Ponto de Vista
Contra-picado Frontal Picado

11 (4) Objectiva Objectivas com uma grande profundidade de campo (tudo é nítido desde o primeiro plano até ao horizonte em fundo) aproximam da visão natural – são objectivas com uma focal curta. Objectivas, com uma maior distância focal, jogam mais com o contraste nitidez-desfocagem e proporcionam representações mais expressivas.

12 (5) Composição, Paginação
É a geografia interior da mensagem visual. Tem uma função vital na condução da visão do espectador. O olho segue os caminhos trilhados na imagem, contrariando a ideia de uma leitura global.

13 (5) Composição, Paginação
O olhar é selector das informações-chave na imagem. O sentido da leitura molda a concepção da composição. Georges Péninou lista 4 configurações: (1) a construção focalizada: as linhas de força (traço, cores, iluminação, formas) convergem para um ponto da imagem, que funciona como montra.

14 (5) Composição, Paginação
(2) a construção axial: coloca o cerne no eixo do olhar, em geral exactamente no centro da imagem; (3) a construção em profundidade: a essência está integrada num cenário em perspectiva, ocupando a frente da cena, no primeiro plano; (4) a construção sequencial: convida o olhar a percorrer a imagem, de modo a que, no final do seu trajecto, caia sobre a essência. Na maior parte das vezes, está situada (leitura da esquerda para a direita) na parte inferior direita. O modelo mais convencional deste tipo de construção é a construção em Z.

15 (6) Formas Entendida como a aparência do corpo/objecto, os seus contornos. Na publicidade, por exemplo, o criador procura uma compreensão clara e rápida: linhas curvas, formas redondas – feminidade e suavidade; linhas rectas – minimalismo, bom gosto…

16 (7) Cores A sua interpretação é antropológica e cultural.

17 Mapa das Cores

18 (8) Iluminação Interpretada consoante a cultura, os estados de espírito/motivação. A luz difusa, ao contrário da orientada, desnaturaliza as representações visuais, na medida em que suaviza as cores, atenua a impressão de relevo, generaliza, bloqueia as referências temporais.

19 (9) Textura Para o Grupo Mu, a textura é uma qualidade de superfície. Numa imagem bidimensional, a textura está ligada à terceira dimensão, que atribui à imagem um carácter táctil. Uma imagem visual pode activar o fenómeno das correspondências sinestésicas.


Carregar ppt "Análise de Imagem (Martine Joly)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google