A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Corridas planas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Corridas planas."— Transcrição da apresentação:

1 Corridas planas

2 Corridas planas Dividem-se em corridas de:
Distâncias curtas - nas competições oficiais são os 100, 200 e os 400 metros inclusive. Distâncias médias metros e 1500 metros. Distâncias longas - mais de 3000 metros.

3 Corridas planas Diferentes partes da corrida: A partida O percurso
A chegada à meta

4 Corridas planas Partida (corridas curtas e médias):
Em qualquer corrida, particularmente nas de velocidade, deves reagir rapidamente ao sinal de partida. Por esse motivo, nas provas oficiais de velocidade e de distâncias médias (até aos 400 metros, inclusive), utilizam-se blocos de partida. Estes, proporcionando um melhor apoio dos pés, permitem um arranque mais rápido.

5 Corridas planas Partida (corridas curtas e médias):
Distinguem-se 3 momentos: Voz de “aos seus lugares”: aproximação da linha de partida, sem a pisar, com um pé mais avançado. Voz de “prontos”: fletir ligeiramente as pernas e inclinar o tronco em frente, avançando o braço oposto à perna da frente. Ao sinal de partida (apito, voz, tiro, etc.), reagir o mais depressa possível, iniciando a corrida com algumas passadas curtas e rápidas.

6 Corridas planas Partida (corridas curtas e médias): Regulamento:
É falsa partida sempre que um concorrente sai do seu lugar antes de ser dado o sinal de partida. Qualquer concorrente é desclassificado se fizer uma falsa partida. Cada concorrente ocupa um corredor Individual. Em linha reta, o concorrente que sair do corredor que lhe foi destinado é desclassificado se prejudicar os movimentos dos seus companheiros de corrida. A passagem na meta e definida pela linha do tronco.

7 Corridas planas Partida (corridas longas): Existem apenas 2 momentos:
Voz de “aos seus lugares”: aproximação da linha de partida, sem a pisar, com um pé mais avançado. Ao sinal de partida (apito, voz, tiro, etc.): reagir o mais depressa possível, iniciando a corrida.

8 Corridas planas Percurso:
Nas corridas de velocidade, tenta-se atingir e manter a máxima velocidade. Nas corridas de resistência, deve-se procurar dosear o esforço.

9 Corridas planas Chegada à meta: Para cortar a meta deve-se:
Inclinar o tronco em frente. Depois da meta ultrapassada, não se deve parar abruptamente (pode provocar lesões). Diminuir progressivamente a velocidade.

10 Corridas planas Técnica de corrida:
Para correres em condições, necessitas de aprender a melhor maneira de correr, isto é, a técnica da corrida. Esta varia em função da distância a percorrer.

11 Corridas planas Técnica de corrida:
Assim, nas corridas de distâncias médias e longas deves: manter a cabeça levantada olhando em frente. apoiar o pé pelo calcanhar e desenrolá-lo até à ponta: evita correr na ponta dos pés. evita que os pés se arrastem pelo solo. oscilar os braços para diante e para trás, ao lado do tronco. respirar com naturalidade, inspirando pelo nariz e expirando pela boca.

12 Corridas planas Técnica de corrida: Nas corridas de velocidade deves:
inclinar mais o tronco em frente nos primeiros passos após a partida. elevar mais os joelhos. apoiar o pé no terço anterior.


Carregar ppt "Corridas planas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google