A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciganos Gypsies, gitanos, zíngaros, pessoas Rom, juntamente com os Sintos e os Calon ou Calé são designados vulgarmente por "Ciganos".

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciganos Gypsies, gitanos, zíngaros, pessoas Rom, juntamente com os Sintos e os Calon ou Calé são designados vulgarmente por "Ciganos"."— Transcrição da apresentação:

1 Ciganos Gypsies, gitanos, zíngaros, pessoas Rom, juntamente com os Sintos e os Calon ou Calé são designados vulgarmente por "Ciganos".

2 Origem do Povo Cigano Os Ciganos segundo uma de suas lendas viviam em Sind na Índia, e eram guiados por um Rei sábio. Muçulmanos expulsaram os Ciganos, destruindo sua cidade. Desde então foram obrigados a vagar de uma nação para outra... Todavia a razão pela qual abandonaram a Índia permanece ainda envolvida em mistério. Parece que eram sedentários e que devido ao surgimento de situações adversas, tiveram que viver como nómadas.

3 História do povo cigano
Os primeiros movimentos migratórios datam do século XX. O primeiro grupo de ciganos chegaram á Europa ocidental. Fantasiavam acerca de suas origens, atribuindo-se uma procedência misteriosa e lendária. Estratégia de protecção frente a uma população em que eram minoria.

4 Cultura e costumes Gil Vicente, dedicou-lhes uma peça de teatro - Farsa de Ciganos - representada em Évora, em 1521 ou 1525. Os ciganos são identificados como, comunidade de gente nómada que se dedica a roubar num sítio aquilo que vão vender no outro. Dominam o comércio das cavalgaduras, em especial aquelas que se encontram doentes fazendo-as passar por animais de boa saúde. Dedicavam-se também às práticas de feitiçaria, quiromancia e cartomancia. YouTube - Costumes Ciganos

5 Idioma dos Ciganos A maioria dos Ciganos fala o idioma romanês.
Língua muito próxima das modernas línguas indo-europeias do norte da Índia e do Paquistão. A moderna antropologia relacionou a língua romani com as línguas, faladas no norte do Paquistão.

6 Casamento Pai do noivo compra a noiva virgem para seu filho.
A compra é feita em ouro ou dinheiro, no valor que o pai da moça disponível propõe, sem que haja recusa para não causar constrangimento. A data da cerimónia é acertada, que durará 2 a 3 dias.

7 Casamento Cigano O casamento cigano dura 2 a 3 dias, sendo que no primeiro dia há mais pessoas. No segundo e terceiro é uma cerimónia mais íntima. O convite é endereçado a toda a nação de língua romani. O branco impera no ambiente, representando a ingenuidade e falta de responsabilidade assumida.

8 Trabalho realizado por :
- Gertrudes Chambel - Marta Matias - Rui Poupinha - Adrian Szatmari


Carregar ppt "Ciganos Gypsies, gitanos, zíngaros, pessoas Rom, juntamente com os Sintos e os Calon ou Calé são designados vulgarmente por "Ciganos"."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google