A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programação Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programação Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues."— Transcrição da apresentação:

1 Programação Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues

2 Classe Math Java possui constantes pré-definidas e métodos para executar diferentes operações matemáticas, como, por exemplo, funções trigonométricas e logarítmicas. Como estes métodos são todos static, podemos utilizá-los sem a necessidade de construir um objeto da classe Math.

3 Alguns métodos abs(double a) random() max(double a, double b) min(double a, double b) pow(double a, double b) round(double a) sqrt(double a)

4 Exemplos

5 Erros de Cálculo

6 Nem todos os cálculos são precisos quando se tratam de números decimais. Arredondamentos constantes podem prejudicar o programa, que vai acumulando erros.

7 BigInteger e BigDecimal Números com precisões ilimitadas. O BigDecimal é uma excelente opção para se tratar com cálculos financeiros.

8 As operações com o BigDecimal Use métodos como add, subtract, multiply, pow, etc Você pode encadear métodos, por exemplo: new BigDecimal("123.4").add(new BigDecimal("5.6").subtract(new BigDecimal("7.8")))

9 Equals considera a escala, para comparação numérica use apenas compareTo new java.math.BigDecimal("2.0").equals(new java.math.BigDecimal("2.00")) new java.math.BigDecimal("2.0").compareTo(ne w java.math.BigDecimal("2.00")) O método setScale arredonda o valor para a quantidade de decimais desejada.

10 Arredondamentos HALF_EVEN tende a distribuir de modo uniforme perdas e ganhos ao longo de várias operações HALF_UP tem mais ganhos do que perdas, então o banco pagaria mais do que recebeu

11 Exemplo

12 Exercícios 1 – Faça um programa que solicite um número ao usuário e ele compara com um número aleatório. (Use o JoptionPane) Obs. O programa deve perguntar ao usuário se ele quer sair sempre depois de uma resposta. 2 – Altere a classe a classe Professor onde calcula o salário bruto e líquido para que possa usar o Bigdecimal ao invés do double.


Carregar ppt "Programação Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google