Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Arquitetura de Computadores
Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues
2
A máquina de Von Neumann
Memória Principal, que armazena dados e instruções Unidade lógica e aritmética(ULA), capaz de realizar operações com dados binários Unidade de Controle, que interpreta e executa instruções armazenadas na memória. Dispositivos de entrada e saída (E/S), operados pela unidade de controle.
3
Introdução aos Barramentos do Sistema
Os principais aspectos de projeto de um sistema de barramento são : arbitração - decisão sobre permissões para envio de sinais por meio das linhas do barramento pode ser centralizada ou distribuída, temporização -o envio de sinais por meio dos barramentos pode ser síncrona ou assíncrona com largura do barramento - o número de linhas de endereços e de linhas de dados.
4
Registradores Exemplos de Registradores:
registrador de endereçamento à memória (Memory address registerMAR) registrador temporário de dados(memory buffer register MBR) o registrador de endereçamento de E/S (I/O address register I/O AR)
5
Execução de um programa no Computador
6
Classificação das Ações
ProcessadorMemória: Transferência de dados do processador para a memória ou viceversa. ProcessadorE/S: Transferência de dados entre o processador e um dispositivo periférico por meio de um módulo de E/S. Processador de dados: execução de operações aritméticas ou lógicas sobre os dados. Controle: determinadas instruções podem especificar que a sequência de execução de instruções seja alterada.
7
Para um dado ciclo de instrução, alguns estados podem ser nulos e outros podem ser visitados mais de uma vez.
8
Os estados podem ser descritos como:
Calculo de endereço de instrução (CEI)instruction address calculation: o endereço da próxima instrução a ser executada é determinado. Isso geralmente envolve a soma de um valor constante ao endereço da instrução anterior. Busca de instrução (BI) instruction fetch: uma instrução é lida da memória e armazenada no processador. Decodificação de instrução (di) Instruction operation decoding: o código da instrução a ser executada é analisado, para determinar qual é a operação a ser realizada e o(s) operando(s) a serem usado(s). Calculo de endereço de operando(ceo) operand address calculation: se a operação envolver a referência a um operando na memória ou estiver disponível via E/S, o endereço do operando será determinado. Busca de operando(bo) operand fetch: o operando é localizado na memória ou é lido no dispositivo de E/S. Armazenamento de resultado(ar)operand store: o resultado é escrito na memória ou no dispositivo de E/S.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.