A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cartaz para uma feira do livro Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem. Mário Quintana.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cartaz para uma feira do livro Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem. Mário Quintana."— Transcrição da apresentação:

1 Cartaz para uma feira do livro Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem. Mário Quintana

2

3

4

5 Quino, Desenhando

6 Joan Miró, Cantor

7 A foto a seguir, da americana Margaret Bourke-White (1904-71), apresenta desempregados na fila de alimentos durante a Grande Depressão, que se iniciou em 1929. STRICKLAND, Carol; BOSWELL, John. Arte Comentada: da pré- história ao pós-moderno. Rio de Janeiro: Ediouro [s.d.].

8 Além da preocupação com a perfeita composição, a artista, nessa foto, revela a) a capacidade de organização do operariado. b) a esperança de um futuro melhor para negros. c) a possibilidade de ascensão social universal. d) as contradições da sociedade capitalista. e) o consumismo de determinadas classes sociais.

9 O Trágico Dilema Quando alguém pergunta a um autor o que este quis dizer, é porque um dos dois é burro. Mário Quintana

10

11 ...qualquer linguagem, é um meio de comunicação e que deve ser julgada exclusivamente como tal. Respeitadas algumas regras básicas da Gramática, para evitar os vexames mais gritantes, as outras são dispensáveis. A sintaxe é uma questão de uso, não de princípios. Escrever bem é escrever claro, não necessariamente certo. Por exemplo: dizer escrever claro não é certo mas é claro, certo? O importante é comunicar. (E quando possível surpreender, iluminar, divertir, mover… Mas aí entramos na área do talento, que também não tem nada a ver com Gramática.) Luis Fernando Verissimo

12 O texto é uma manifestação lingüística produzida em uma situação concreta (contexto), com um determinado propósito (intenção).

13 Rosário Andrade. Adão e Eva, 2005 Óleo sobre tela

14 o texto representa o resultado material do ato de comunicação e resulta de escolhas conscientes ou inconscientes feitas pelo sujeito falante dentre as categorias de língua e os modos de organização do discurso, em função das restrições impostas pela situação. Charaudeau

15 o texto é o resultado de uma atividade verbal que tem fins sociais, inserida em um contexto social de produção; também é uma atividade consciente e criativa, pois envolve escolhas para alcançar o objetivo pretendido. Sendo assim, a atividade verbal envolve as escolhas linguísticas, que constroem não apenas o significado semântico para a interação verbal, mas também contribuem para o processo cognitivo de acordo com as práticas socioculturais dos interlocutores. Ingendore Koch

16

17 Leia abaixo a tira de Luís Fernando Veríssimo, publicada no jornal "O Estado de S. Paulo" de 16/7/2000, e explique como se dá o efeito cômico.

18 Contexto Inter-relação de circunstâncias que acompanham um fato ou um acontecimento O que constitui o texto no seu todo; contextura

19 o contexto cria efeitos que permitem a interação entre informações velhas e novas, de modo que entre ambas se cria uma implicação. Essa implicação só é possível porque existe uma continuidade entre texto e contexto e, além do mais, a cognição é um fenômeno situado, que acontece igualmente dentro da mente e fora dela. Sperber e Wilson

20 Já vi esta moça! disse comigo. Mas onde?... Ela pouco demorou-se na sua graciosa imobilidade e continuou lentamente o passeio interrompido. Meu companheiro cumprimentou-a com um gesto familiar; eu, com respeitosa cortesia, que me foi retribuída por uma imperceptível inclinação da fronte. Quem é esta senhora? perguntei a Sá. A resposta foi o sorriso inexprimível, mistura de sarcasmo, de bonomia e fatuidade, que desperta nos elegantes da corte a ignorância de um amigo, profano na difícil ciência das banalidades sociais. Não é uma senhora, Paulo! É uma mulher bonita. Queres conhecê-la ?... Compreendi e corei de minha simplicidade provinciana, que confundira a máscara hipócrita do vício com o modesto recato da inocência. Só então notei que aquela moça estava só, e que a ausência de um pai, de um marido, ou de um irmão, devia-me ter feito suspeitar a verdade. José de Alencar, Lucíola.

21

22

23

24 O problema enfrentado pelo migrante e o sentido da expressão "sustança" expressos nos quadrinhos, podem ser, respectivamente, relacionados a a) rejeição / alimentos básicos. b) discriminação / força de trabalho. c) falta de compreensão / matérias-primas. d) preconceito / vestuário. e) legitimidade / sobrevivência.

25 Interlocutor Aquele a quem o texto se dirige preferencialmente O leitor em quem pensa o autor no momento da produção do texto

26 O processo dialógico é um ato social e, neste sentido, possibilita a produção do conhecimento coletivo, o conhecimento que tem como referencial o outro. Bakhtin.

27

28

29

30

31 PUC-SP

32 Segundo o dicionarista Antônio Houaiss, charge é desenho humorístico, com ou sem legenda ou balão, geralmente veiculado pela imprensa e tendo por tema algum acontecimento atual, que comporta crítica e focaliza, por meio de caricatura, uma ou mais personagens envolvidas. No caso da charge anterior, a crítica que ela comporta é dirigida a) à formalidade da mensagem veiculada na televisão: "Este programa é inadequado para menores de 12 anos". b) à rispidez do garoto que não usa palavras polidas para pedir o desligamento da televisão: "Não ouviu? Desliga essa TV". c) ao pouco domínio da norma padrão culta das crianças, pois o garoto usa "ouviu" (= 3ª pessoa do singular) ao lado de "Desliga!" (= 2ª pessoa do singular). d) à exposição gratuita da marca do charuto e do uísque que as crianças consomem, facilmente perceptível pelo desenho. e) à falha na educação das crianças que, longe daqueles que podem educá- las, precocemente jogam, bebem e fumam.

33 Em matéria publicada na revista "Carta Capital", em 2 ago. 2000, o jornalista Carlos Leonam informava seus leitores sobre a divulgação, pela Internet, do interesse dos EUA em transformar o Pantanal e a Amazônia em "área de controle internacional". Atentando para o vocabulário, veja abaixo a manchete e a submanchete desse texto e, em seguida, responda às questões.

34 a) Nas frases acima, quais são as expressões cujo sentido está relacionado às palavras "interesse" e "cobiça"? b) Conforme o uso cotidiano dessas expressões, o que é possível inferir acerca da opinião do autor sobre o assunto do texto?


Carregar ppt "Cartaz para uma feira do livro Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem. Mário Quintana."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google