A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Qual foi a contribuição da África?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Qual foi a contribuição da África?"— Transcrição da apresentação:

1 Qual foi a contribuição da África?
África antes dos europeus

2

3 África antes dos europeus
Antes dos europeus colonizarem a África no século XIX, várias nações autônomas já existiam. Cada uma contava com sua organização política econômica e cultural.

4

5 África antes dos europeus
Povos nômades organizados em conjuntos de famílias (clãs), que viviam sob o comando de anciãos ou chefes tribais. Povos sedentários vivendo em cidades com governos centralizados.

6 Área de influência islâmica
Na região ao sul do deserto do Saara, mercadores vindos do norte, conhecidos como marabutos, negociavam, ouro , marfim, pele e outros artigos. Eles foram responsáveis pela introdução da religião islâmica na região. Importante: a religião não foi imposta.

7 África saheliana Sahel é uma extensa faixa de terra situada ao sul do deserto do Saara e habitada por diferentes povos e pastores e comerciantes.

8 Reino de Gana O mais antido dos reinos sahelianos. Origem: sociedades tribais que dominaram outros povos. Localização: ao sul do deserto do Saara Povo: soninquês Aderiu ao islamismo por volta do século XI.

9 Reino de Gana Principal atividade: comércio. Controlavam as rotas que atravessavam o Saara e chegavam ao norte da África. Principal produto: ouro. Era conhecido pelos europeus como reino do ouro. Outros produtos: sal, tecidos europeus e asiáticos.

10 Reino do Mali Localização: ao sul do deserto do Saara (Sahel).
Povo: mandinga (ou malinquês) Principal atividade: comércio. Cidades a beira do rio Niger. Produtos: ouro, sal escravos e marfim. Comércio e impostos sustentavam a corte e o exército. Foi dizimado por marroquinos no século XVI

11 Timbuctu e Djenne Cidades a margem do rio Níger, incorporadas ao império do Mali no século XIII. Grandes centros políticos. Controlavam os produtos trazidos pelas caravanas. Timbuctu: centro cultural, universidade e mesquitas.

12 Ruínas do Mali

13 Timbuctu

14 Império Songhai No século XV, o Império do Mali começou a enfraquecer, enquanto o reino do Gao começou a predominar sobre as outras cidades sahelianas. Gao, que fala a língua Songhai, conquistou as cidades de Djenne e Timbuctu.

15 Escravidão Já existia da chegada dos europeus, porém se intensificou com o desenvolvimento do trafico negreiro. Os escravos eram prisioneiros de guerra ou criminosos que recebiam punição.


Carregar ppt "Qual foi a contribuição da África?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google