A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMO OCORREU A INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMO OCORREU A INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS?"— Transcrição da apresentação:

1 COMO OCORREU A INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS?
CAPÍTULO 3 COMO OCORREU A INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS?

2 A colonização da América do Norte A imigração da América do norte no séc. XVII foi muita intensa e diversificada.

3 A Inglaterra exerceu um controle menos rigoroso sobre suas colônias.
Antecedentes A Inglaterra exerceu um controle menos rigoroso sobre suas colônias. Cada uma das 13 colônias possuía seu próprio governo e as pessoas já haviam se acostumado com um certo grau de independência.

4 Divisão Norte e Sul Administração colonial da América inglesa:
Região sul – produção de algodão, colonização de exploração, mão-de-obra escrava. Maior dependência da metrópole. Cumprimento do Pacto Colonial. Interesses dos latifundiários em manter o vínculo e fornecer a matéria prima. Região norte – colonização de povoamento, maior independência em relação à metrópole e desenvolvimento das cidades e da pequena indústria. Imigrantes descendentes de puritanos ( protestavam o anglicanismo), mão-de-obra livre.

5 As treze colônias

6 Colônias do Norte Colônias do Sul Exploração Povoamento Escrava Livre
Pequenas propriedades Mercado Interno Colônias do Norte Exploração Escrava Latifúndio Exportação Colônias do Sul

7 CONTRADIÇÃO DA GRÃ-BRETANHA
Para os Iluministas as experiências da Grã-Bretanha eram de liberdade e difusão de novos comportamentos. Mas, ao mesmo tempo que em seu território as novas ideias emergiam, fora deles o conservadorismo ainda reinava.

8 Comércio Triangular – comércio entre as 13 colônias – concorrência com a metrópole

9 Influência de movimentos externos
Iluminismo - Na América, os colonos estavam cada vez mais insatisfeitos com o governo inglês e começaram a manifestar seu apoio às ideias dos filósofos europeus, principalmente em relação à limitação do poder do governo. Revolução Industrial- Após a revolução industrial, o aumento da produção gerou a necessidade de novos mercados consumidores. Por isso, a Grã-Bretanha, tomou medidas para garantir a eficácia das antigas leis de comércio. Para o ultraje dos colonos americanos, o Parlamento inglês criou mais impostos.

10 GUERRA DOS 7 ANOS

11 Guerra dos sete anos, Guerra entre a França e a Inglaterra, que na América foi um confronto pela posse do Canadá. Vitória dos ingleses que se tornaram hegemônicos no comércio ultramarino. Apesar da vitória, resultou em muitos gastos, levando a Grã-Bretanha ao endividamento. Como as colônias americanas haviam se beneficiado com a guerra, o Rei George III e o Parlamento inglês acreditavam que os colonos deveriam ajudar a pagar as dívidas oriundas das guerras.

12 Leis Intoleráveis Lei do Selo Lei do Chá, 1773, revolta popular
Lei do Açúcar

13 Lei do Chá, 1773, revolta popular

14 Causa imediata “Festa do Chá em Boston” - O Parlamento inglês impôs restrições ao comércio de chá das colônias norte-americanas. Em 1773, um grupo de colonos disfarçados de indígenas jogou centenas de baús de chá nas águas do Porto de Boston. Os britânicos ficaram ultrajados com este protesto e consideraram a como sendo um ato criminoso, no qual os colonos destruíram uma propriedade valiosa e desafiaram a lei britânica. Consequências: organização do 1ºcongresso da Filadélfia .

15 1ͦ CONGRESSO - 1774 Colonos do norte reivindicam :
participação política na administração da colônia; Negociação dos impostos que estavam sendo cobrados. Metrópole não aceita e intensifica a cobrança das Leis.

16 Lei do Selo – 1765, taxava toda circulação de documentos, jornais, livros, anúncios, cartas de baralho. Colonos reagiram e convocaram o Congresso da Lei do Selo – Nova York: Boicote a Grã-Bretanha. Diminuíram as exportações inglesas Setores industriais ingleses pressionaram e o Governo suspende a taxa.

17 2⁰ CONGRESSO - 1776 Insatisfação dos colonos;
Falta de negociação por parte da Metrópole leva a Guerra de Independência. Lealdade ao rei. Os colonos pediram a suspensão das "Leis Intoleráveis" e firmaram uma Declaração dos Direitos dos Colonos, no qual pediram a supressão das limitações ao comércio e à indústria, bem como dos impostos abusivos. O rei reagiu, pedindo aos colonos que se submetessem; estes, porém, não se curvaram diante da coroa inglesa. O extremar das posições levou à criação de milícias, à constituição de depósitos de munições e a um aumento contínuo de tensão que iria acabar em guerra.

18 Independência Thomas Jefferson escreveu um documento que explicava as razões para a declaração da independência norte-americana. O texto iniciava com uma reafirmação das ideias de John Locke: “Nós afirmamos que estas verdades são evidentes, que todos os homens são criados iguais, que são dotados pelo Criador com certos direitos indispensáveis, dentre eles a vida, liberdade e a busca pela felicidade”.

19 O conflito Em 1778, a França decidiu ajudar os americanos em sua luta pela independência. Posteriormente, Espanha e a Holanda também contribuíram à causa americana, fornecendo armas, dinheiro e tropas. Com esta ajuda de outros países, os americanos conseguiram prevalecer sobre os britânicos, que se renderem em 1781, marcando efetivamente o fim da Revolução Americana. As negociações de paz entre Estados Unidos, Grã-Bretanha, França, Holanda e Espanha levaram quase dois anos. O Tratado de Paris, assinado em 1783, encerrou oficialmente a guerra. Por este Tratado, a Grã-Bretanha reconheceu a independência de suas colônias.

20 A constituição Na organização da constituição haviam duas tendências em conflito: a republicana e a federalista. Os republicanos propunham que os estados tivessem forte autonomia e o governo central fosse fraco. Já os federalistas, desejavam que os estados tivessem pouca autonomia e fossem administrados por um governo central forte. A proposta federalista venceu e a constituição foi aprovada em 1787.

21 INFLUÊNCIAS O movimento de independência dos Estados Unidos da América inaugurou a falência do regime colonial na América e influenciou com seus ideias o crescimento da maior revolução já vista na História Ocidental, a Revolução Francesa.


Carregar ppt "COMO OCORREU A INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google