A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A REAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA CONTRAREFORMA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A REAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA CONTRAREFORMA"— Transcrição da apresentação:

1 A REAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA CONTRAREFORMA

2 A REAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA CONTRAREFORMA
No século XVI, a Igreja Católica estava passando por uma forte crise. Neste contexto, ganhou força o protestantismo e as novas religiões surgidas na Europa como, por exemplo, o calvinismo e o luteranismo. Para tentar barrar o avanço do protestantismo, após a Reforma Protestante, o Papa Paulo III convocou um concílio para a cidade italiana de Trento. O Concílio de Trento foi realizado entre os anos de 1545 e Vários assuntos foram discutidos e várias ações entraram em execução.

3 A REAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA CONTRAREFORMA
Principais decisões tomadas durante a Contra-Reforma: No Concílio de Trento ficou decidido pelo primeiro grupo que teriam que parar com os abusos, para que Igreja ganhasse novamente seus fiéis.

4 A REAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA CONTRAREFORMA
Principais decisões tomadas durante a Contra-Reforma: Retorno da Inquisição: tinha como objetivo vigiar, perseguir, prender e punir aqueles que não estavam seguindo a doutrina católica. Milhares de protestantes, judeus e integrantes de outras religiões foram perseguidos e punidos pelo Tribunal do Santo Ofício.

5 A REAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA CONTRAREFORMA
Criação do Índice de Livros Proibidos (Index Librorium Proibitorium): relação de livros contrários aos dogmas e idéias defendidas pela Igreja Católica. Os livros apreendidos eram queimados. Quem fosse pego com materiais deste tipo receberia punições severas. Vários escritores, muitos deles cientistas, foram presos e condenados por escreverem livros com idéias não aceitas pelos católicos. Era uma forma de barrar o avanço de outras doutrinas e manter o controle cultural nas mãos da Igreja Católica.

6 A REAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA CONTRAREFORMA
Criação da Companhia de Jesus: os integrantes desta companhia eram os jesuítas. Estes foram encaminhados aos continentes africano, americano e asiático. Tinham como objetivo principal transformar os nativos em novos católicos, através da catequização (ensino da língua portuguesa, doutrina católica e hábitos europeus). Os índios brasileiros foram catequizados por jesuítas como, por exemplo, Padre Manoel da Nobre e José de Anchieta

7 A REAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA CONTRAREFORMA

8 Os conflitos religiosos se intensificam
Estas medidas da Igreja fizeram com que os protestantes também começassem a perseguir seus opositores e a exemplo dos jesuítas, iam a lugares distantes para conquistar mais adeptos. Muitos artistas e pensadores que desagradaram as Igrejas com suas obras e ideias, foram perseguidos. Dentre eles temos: Giordano Bruno - defendia a teoria heliocêntrica. (queimado pelos católicos) Miguel de Servet – descobriu a circulação pulmonar do sangue ( queimado pelos calvinistas)

9 Religião e Política Os católicos conseguiram com a contra reforma fazer com que países como Espanha e Portugal continuassem a seguir o catolicismo. Conseguiram diminuir as críticas ao clero e conquistaram a confiança de alguns fiéis. Temos que saber que permanecer católico ou protestante, não era uma escolha apenas pessoal e sim uma escolha do rei.

10 Os conflitos religiosos se intensificam
Henrique VIII é o maior exemplo disso. Ele rompeu com a Igreja de Roma para se apoderar das terras pertencentes a Igreja Católica na Inglaterra. Nesta época o Anglicanismo foi implantado na Inglaterra, sendo assim todos os súditos do rei deveriam seguir a religião escolhida por ele.

11 Os novos “infiéis” – O encontro das diferenças
Com a Reforma Protestante, surgiram várias religiões, com base na escolha de cada rei. Foi, então, crescendo um sentimento de ódio e intolerância em relação àqueles que pertenciam a uma Igreja diferente. (Ex: os católicos odiavam os protestantes, que odiavam os católicos). Mesmo acreditando no mesmo Deus. Este ódio levou a se matar em nome de Deus. Em alguns países alguns desobedecia ao rei e era perseguidos, presos, torturados e até mortos.

12 Os novos “infiéis” – O encontro das diferenças
Maria Tudor, tentou restabelecer na Inglaterra o catolicismo em 1553. Ficou conhecido como Maria, a Sanguinária. Pois quem não a obedecesse era perseguido e morto.

13 Os novos “infiéis” – O encontro das diferenças
Noite de São Bartolomeu – Durante reinado de Carlos IX, que era católico, ordena a morte de mais de dois mil huguenotes (calvinistas) , que foram massacrados nas ruas de Paris em uma única noite. Isso ocorreu em 1572.

14 Os novos “infiéis” – O encontro das diferenças
Já em Portugal e Espanha, a contra reforma foi seguida a risca. Quem não obedecia as orientações da Igreja eram perseguidos e mortos pelas mãos dos inquisidores.


Carregar ppt "A REAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA CONTRAREFORMA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google