A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diagrama de Classes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diagrama de Classes."— Transcrição da apresentação:

1 Diagrama de Classes

2 Diagrama de Classes Diagramas de Classe mostram as diferentes classes que fazem um sistema e como elas se relacionam. Os Diagramas de Classe são chamados diagramas “estáticos” porque mostram as classes, com seus métodos e atributos bem como os relacionamentos estáticos entre elas: quais classes “conhecem” quais classes ou quais classes “são parte” de outras classes, mas não mostram a troca de mensagens entre elas.

3 Diagrama de Classes Sendo uma linguagem de descrição, a UML permite diferentes níveis de abstração aos diagramas, dependendo da etapa do desenvolvimento do sistema em que se encontram. diagramas de classe podem exibir nas fases iniciais da análise apenas o nome das classes em uma fase seguinte os atributos e operações em uma fase avançada do projeto pode exibir os tipos dos atributos, a visibilidade, a multiplicidade das relações e diversas restrições.

4 Diagrama de Classes A UML utiliza uma notação própria para construção de diagramas. Para representar uma Classe a notação é : A classe do objeto é representada por um retângulo subdividido em três partes: Nome da Classe Atributos da Classe Operações da Classe

5 Diagrama de Classes Nome da Classe Exemplo Nome_da_classe Conta
ContaSaque Primeira letra em maiúsculo

6 Diagrama de Classes Atributos podem ser identificados apenas com nomes
Atributos podem ter seus tipos (ou classes) especificados e valores padrão definidos

7 Diagrama de Classes Na UML, atributos são mostrados com pelo menos seu nome, e podem também mostrar seu tipo, valor inicial e outras propriedades. Atributos podem também ser exibidos com sua visibilidade: + indica atributos públicos # indica atributos protegidos - indica atributos privados

8 Diagrama de Classes Assim como para os atributos, pode-se especificar uma operação apenas com seu nome Pode-se também especificar a assinatura da operação: seus parâmetros com os tipos, e o tipo de retorno

9 Diagrama de Classes Operações modela o comportamento das classes
Serviços que os objetos oferecem a outros objetos

10 Diagrama de Classes Levantamento das Classes
Em um sistema orientado a objetos, os componentes estruturais do sistema são as classes. Não existe um algoritmo ou técnica precisa para o estabelecimento de classes. Existem três técnicas básicas para enfrentar a dificuldade de definição de classes: (i) definir as classes por partes, (ii) proceder por refinamentos e (iii) utilizar estereótipos.

11 Diagrama de Classes Exemplo 1 de Levantamento das Classes
Será considerado o sistema de controle acadêmico.

12 Diagrama de Classes Exemplo 1 de Levantamento das Classes
Será considerado o sistema de controle acadêmico. Caso de Uso: Cadastrar Aluno Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados Chefe da Secretária, Secretária, alguns professores e estagiários

13 Diagrama de Classes Comunicação com dois atores: Secretária e SGBD
Podemos imaginar 2 classes do tipo fronteira para implementar o interfaceamento entre os dois atores: CInterfaceSecretaria e CIntefaceSGBD.

14 Diagrama de Classes Classes do Tipo Fronteira: identifica classes cujo papel é realizar o interfaceamento com entidades externas (atores). Este tipo de classe contém o protocolo necessário para comunicação com atores como impressora, monitor, teclado, disco, porta serial, modem, etc.

15 Diagrama de Classes Para descrever o processo do caso de uso e comandar as demais classes será definida uma classe de controle denominada CControleCadastrarAluno.

16 Diagrama de Classes Classes do Tipo Controle : identifica classes cujo papel ü controlar a execução de processos. Estas classes contém, normalmente, o fluxo de execução de todo ou de parte de casos de uso e comandam outras classes na execução de procedimentos.

17 Diagrama de Classes Como para este caso de uso existem três subprocessos (inclusão, alteração e exclusão) poderiam ser criadas três classes de controle auxiliares, uma para cada subprocesso, que serão: CControleInclusaoCadAluno, CControleAlteracaoCadAluno e CControleExclusaoCadAluno.

18 Diagrama de Classes Analisando-se os dados manipulados pelo caso de uso, percebe-se a existência de apenas um grupo de dados referentes às informações do aluno que esta sendo incluído, alterado ou excluído. Desta forma, apenas uma classe do tipo entidade será definida,denominada CAluno.

19 Diagrama de Classes Classes do Tipo Entidade : identifica classes cujo papel principal é armazenar dados que juntos possuem uma identidade. Este tipo de classe frequêntemente representa entidades do mundo real como aluno, professor, disciplina, etc.

20 Diagrama de Classes Exemplo 2 de Levantamento das Classes
Será considerado o sistema de controle acadêmico. Caso de Uso: Emitir Diário de Classe

21 Diagrama de Classes Novamente a comunicação com dois atores: Secretária e SGBD 2 classes do tipo fronteira para implementar o interfaceamento entre os dois atores: CInterfaceSecretaria e CIntefaceSGBD.

22 Diagrama de Classes Podemos:
utilizar as mesmas classes de interface para os dois casos de uso,ou definir novas classes para interfaceamento com os dois atores em cada caso de uso. Sugestão Como sugestão para este tipo de situação, sugere-se começar com uma solução unificada e na sequência, a partir de um conhecimento melhor dos papéis das classes, estudar a possibilidade de decompor estas classes em classes mais especializadas.

23 Diagrama de Classes Podemos:
utilizar as mesmas classes de interface para os dois casos de uso,ou definir novas classes para interfaceamento com os dois atores em cada caso de uso. Sugestão Como sugestão para este tipo de situação, sugere-se começar com uma solução unificada e na sequência, a partir de um conhecimento melhor dos papéis das classes, estudar a possibilidade de decompor estas classes em classes mais especializadas.

24 Diagrama de Classes Para descrever o processo do caso de uso e comandar as demais classes será definida uma classe de controle denominada CControleEmitirDiario. Não se observa, neste momento, subprocessos neste caso de uso. Por consequência não serão definidas classes de controle auxiliares.

25 Diagrama de Classes Com relação às classes do tipo entidade, deve-se considerar quais dados compõem o documento a ser impresso. Um diário de classe normalmente contém o código e nome da disciplina, coódigo e nome do professor, carga horária, e a lista de alunos com o nome e número de registro. Várias possibilidades se apresentam para representação em memória destes dados.

26 Diagrama de Classes Uma primeira alternativa para representação dos dados do caso de uso Emitir Diário de Classe seria a criação de uma única classe contendo todos os dados necessários para a composição do documento impresso. Esta classe poderia se chamar CDiarioClasse.

27 Diagrama de Classes Outra possibilidade seria extrair desta classe os dados sobre disciplina, professor e alunos, e colocá-los em três outras classes


Carregar ppt "Diagrama de Classes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google