A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANÁLISE LITERÁRIA O HOMEM BICENTENÁRIO METAMORFOSE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANÁLISE LITERÁRIA O HOMEM BICENTENÁRIO METAMORFOSE."— Transcrição da apresentação:

1 ANÁLISE LITERÁRIA O HOMEM BICENTENÁRIO METAMORFOSE

2 O FILME TÍTULO: O homem bicentenário DIRETOR: Chris Columbus
PRODUÇÃO: EUA GÊNERO: Ficção Científica ANO: 1999

3 CONTEXTO HISTÓRICO SÉCULO XXI: Mundo altamente tecnológico;
Inteligência artificial; Mundo virtual; Automatização da sociedade.

4 PERSONAGENS PRINCIPAIS: Andrew (o homem bicentenário) Richard Martin
Little Miss/Portia Ma'am Rupert Burns Galatea

5 ENREDO Em 2005, uma família americana compra um novo utensílio doméstico: o robô chamado Andrew, para realizar tarefas domésticas simples. Entretanto, aos poucos o robô vai apresentando traços característicos do ser humano, como curiosidade, inteligência e personalidade própria. o início da saga de Andrew em busca de liberdade e de se tornar, na medida do possível, humano.

6 TEMÁTICA Personificação da máquina (processo inverso ao do homem);
Valores humanos (essência); Homem máquina vs. Máquina homem (onde está o verdadeiro ser?); Valorização dos sentimentos.

7 A OBRA TÍTULO: A METAMORFOSE AUTOR: FRANZ KAFKA PUBLICAÇÃO: 1915

8 O AUTOR Franz Kafka( 1883 -1924):
             O AUTOR Franz Kafka( ): Foi um dos maiores escritores de ficção da Língua alemã do século XX. Kafka nasceu numa família de classe média judia em Praga, Áustria-Hungria (agora República Tcheca). O corpo de obras suas escritas— a maioria incompleta e publicadas postumamente — destacam-se entre as mais influentes da Literatura ocidental. Seu estilo literário presente em obras como a novela A Metamorfose e romances incluindo O Processo (1925) e O Castelo (1926) retratam indivíduos presos em um pesadelo de um mundo impessoal e burocrático.

9 CONTEXTO HISTÓRICO INÍCIO DO SÉCULO XX:
Industrialização afia suas engrenagens (a máquina é o grande símbolo); O mundo começa a produção em série; Primeira Guerra Mundial; O mundo começa a ser dividido: Capitalismo vs. Socialismo.

10 O TERMO METAMORFOSE Em biologia, metamorfose ou “alomorfia” (do grego metamórphosis) é uma mudança na forma e na estrutura do corpo (tecidos, órgãos), bem como um crescimento e uma diferenciação, dos estados juvenis ou larvares de muitos animais, como os insetos e anfíbios (batráquios), até chegarem ao estado adulto.

11 PERSONAGENS PRINCIPAIS: Gregor Samsa; Grete (irmã de Gregor);
Pai de Gregor; Mãe de Gregor; Patrão de gregor.

12 ENREDO Numa manhã, ao acordar para o trabalho, Gregor vê que se transformou num inseto horrível com um "dorso duro e inúmeras patas". A princípio, as suas preocupações passam por pensamentos práticos relacionados com a sua metamorfose. Depois, as preocupações passam para um estado mais psicológico e até mesmo sentimental. Gregor sente-se magoado pela repulsa dos pais perante a sua metamorfose. Apenas a irmã se digna a levar-lhe a alimentação, mas mesmo assim a repulsa e o medo também começam a se manifestar. A metamorfose de Gregor vai além da modificação física. É sobretudo uma alteração de comportamentos, atitudes, sentimentos e opiniões.

13 TEMÁTICA Animalização do ser humano;
Perda de valores (insignificância do ser); Crise existencial, religiosa e racional (crise da modernidade ou crise do séc.XXI); A desesperança do ser (pessimismo em relação ao futuro).

14 INTERTEXTUALIDADE PONTOS EM COMUM: Desvalorização do humano;;
Crise existencial; Automatização ou animalização do homem; A esperança ou desesperança na essência humana.


Carregar ppt "ANÁLISE LITERÁRIA O HOMEM BICENTENÁRIO METAMORFOSE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google