Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Sistema Digestório Profª Alessandra
2
Por que comemos tantas vezes durante o dia?
O que acontece com as pessoas que não se alimentam regularmente? E com as que se alimentam exageradamente? Por que existe uma preocupação com o problema da fome no Brasil e no mundo? Nós somos o que comemos?
3
Para que serve o alimento?
Saciar a fome Combustível para viver, proporcionando o bem-estar e a disposição para realizar todas as atividades. Demonstrar afeto, carinho e aceitação Uma alimentação é saudável quando consegue reunir todas essas qualidades!!
4
O que são nutrientes?
5
O que são nutrientes? São substâncias que fornecem energia e servem para a manutenção, reconstrução dos tecidos e regulação das funções orgânicas.
6
Nutrientes nutrientes Carboidratos proteínas Sais minerais Lipídios
Água Vitaminas
7
Nutrientes e suas funções
Carboidratos São substâncias principalmente energéticas. São os açúcares, amido, glicogênio e a celulose. Proteínas São substâncias fundamentais para a vida.
8
Nutrientes e suas funções
Lipídios são substâncias gordurosas, insolúveis em água Vitaminas: são substâncias reguladoras das reações que ocorrem nas células.
9
Nutrientes e suas funções
Sais minerais: são indispensáveis para a manutenção da vida. Ex: Cálcio constituição dos ossos.
10
Nutrientes e suas funções
Fibras não são digeridas, mas são fundamentais para a formação das fezes. Água fundamental para as reações que ocorrem no corpo.
11
Nutrientes e suas funções
Carboidratos:
12
Proteínas:
14
Lipídios: são substâncias gordurosas, insolúveis em água.
16
Vitaminas:
17
Vitaminas Vitaminas Alimentos onde são encontradas
Sua falta pode provocar A Fígado, manteiga, gema de ovo, espinafre, batata-doce problemas de visão, secura da pele B1 Cereais, feijão, soja, presunto, fígado beribéri B2 Feijão, amêndoa, fígado, cogumelo inflamações na língua, anemias, seborréia B6 carnes, frutas, verduras e cereais seborréia, anemia, distúrbios de crescimento B12 fígado, carnes anemia C laranja, limão, abacaxi, kiwi, acerola, morango, brócolis, melão, manga escorbuto D óleo de peixe, fígado, gema de ovos raquitismo e osteoporose E verduras, azeite e vegetais dificuldades visuais e alterações neurológicas K fígado e verduras de folhas verdes, abacate deficiência na coagulação do sangue, hemorragias.
18
Sais minerais Exemplos: Cálcio: constituição dos ossos. Ferro: encontrado nos glóbulos vermelhos do sangue. Sódio e potássio: regulam a absorção e eliminação de água.
19
Fibras:
20
Água: Funções: Transporte, digestão, absorção dos nutrientes e eliminação dos resíduos. Temperatura do corpo Fluidos do organismo (lubrificante das juntas e amortecedor para os órgãos contra choques).
21
Tipos de Alimentos Alimentos reguladores
Regulam funções e reações químicas no organismo. Ex: sais minerais e vitaminas Alimentos energéticos fornece energia para as atividades do organismo. Ex: lipídios e carboidratos Alimentos plásticos fornecem materiais para a construção de novas células. Ex: água e proteínas
22
Tipos de Alimentos Alimentos plásticos Ex: água e proteínas
23
Alimentos energéticos:
Ex: lipídios e carboidratos
24
Alimentos reguladores
Ex: sais minerais e vitaminas
25
Tipos de alimentos
26
Nutrientes com função energética
Gás oxigênio e glicose entram nas células Realizam a respiração celular Produz gás carbônico e água fornece Energia que as células utiliza em suas atividades
27
O que é caloria? Uma caloria é uma medida usada para expressar o calor ou valor energético do alimento e da atividade física. É definida como o valor necessário para elevar a temperatura de 1 kg (1L) de água em graus centígrados de 14,5 15,5 graus. Assim sendo uma caloria é designada mais corretamente como quilocaloria (Kcal).
28
Conteúdo calórico dos alimentos
Energia que um alimento pode fornecer = quilocaloria (kcal)
29
Pirâmide da boa alimentação
Óleos e gorduras 1-2 PORÇÕES Açúcares e Doces 1-2 PORÇÕES Leite e Produtos Lácteos 3 PORÇÕES Carnes e Ovos 1-2 PORÇÕES Leguminosas 1 PORÇÃO Hortaliças 4-5 PORÇÕES Frutas 3-5 PORÇÕES Cereais, Pães, Tubérculos e Raízes 5-9 PORÇÕES
30
Calorias e Peso
31
Dicas para uma boa alimentação
Alimentação variada em pelo menos 3 refeições coma sempre frutas e verduras use carnes, sal e açúcar com moderação tome diariamente bastante água Prepare sua alimentação com bastante higiene mantenha o peso, controlando a ingestão de alimentos e fazendo exercícios físicos Faça das refeições um encontro agradável!
32
A Função Digestiva Digestão é o conjunto de processos mecânicos e químicos por meio dos quais substâncias complexas são transformadas em simples. Processos mecânicos: mastigação, deglutição, movimentos peristálticos. Processos químicos: insalivação, quimificação, quilificação.
33
A função digestiva Digestão é o conjunto de processos mecânicos e químicos por meio dos quais substâncias complexas são transformadas em simples. Processos mecânicos: mastigação, deglutição, movimentos peristálticos. Processos químicos: insalivação, quimificação, quilificação.
34
Importante! As reações químicas têm, cada uma, sua própria velocidade, mas podem ser apressadas ou retardadas por certas substâncias, as enzimas. Cada enzima atua sobre uma substância.
35
A mastigação
36
A deglutição
37
A digestão
38
Processo digestivo http://www.youtube.com/watch?v=Ii1BqYbtqpU
39
http://www. aticaeducacional. com. br/htdocs/atividades/sist_dig/atv2
40
Digestão
42
Digestão A enzima... É produzida no... Ao interagir com...
...resulta em... amilase Pâncreas e na boca amido maltose protease Estômago, pâncreas e intestino delgado proteínas aminoácidos lipase Intestino delgado e pâncreas lipídios Ácido graxo e glicerol lactase lactose Glicose e galactose maltase glicose sacarase sacarose Glicose e frutose
43
A absorção de nutrientes
45
Digestão e absorção
46
Transformações no intestino grosso
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.