A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Ciência Política para o Curso de Ciências Econômicas/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Ciência Política para o Curso de Ciências Econômicas/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli."— Transcrição da apresentação:

1 Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Ciência Política para o Curso de Ciências Econômicas/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli

2

3 O projeto político defendido pelos socialistas utópicos propõe:
CIÊNCIA POLÍTICA SOCIALISMO UTÓPICO: Projeto político vindo da classe trabalhadora + o significado do conceito de utopia aqui entendido como – em nenhum lugar. O termo Socialismo Utópico começou a ser utilizado de forma recorrente em 1830. Entretanto, nem todos os socialistas da época eram considerados socialistas utópicos. O projeto político defendido pelos socialistas utópicos propõe: Sociedade plena, transparência e liberdade. Na raiz da posição utópica há uma atitude de revolta ao que está estabelecido.

4 Configura uma vertente crítica em relação ao liberalismo.
CIÊNCIA POLÍTICA Configura uma vertente crítica em relação ao liberalismo. Questionou os princípios de liberdade, livre concorrência, corrupção, sistema representativo, Estado coercitivo. Refletiu a busca pela explicação racional e metodológica. Defendiam a unidade e a possibilidade de viver num sistema político mais harmônico. Na concepção dos socialistas utópicos, a propriedade privada não é suprimida e o dinheiro não é fonte de espoliação.

5 A felicidade – justiça e ao bem-estar mínimo assegurado.
CIÊNCIA POLÍTICA A felicidade – justiça e ao bem-estar mínimo assegurado. Para os socialistas utópicos, a liberdade está por toda a parte, e se a liberdade é algo natural, o Estado como autoridade e exercício do poder de coerção se dissolve naturalmente. Principais autores: Inglaterra – Owen ( ) – defendia idéias associadas a cooperação entre os operários e a gestão comum dos meios de produção. França – Saint-Simon, Leroux, Fourier. Alemanha – Von Stein e Leipzig .

6 Conhecido como filósofo socialista libertário. Nasceu no país de Gales
CIÊNCIA POLÍTICA ROBERT OWEN ( ) Conhecido como filósofo socialista libertário. Nasceu no país de Gales Industrial – no ramo de fios Sensibilizado com as condições de vida dos operários Reduziu as horas de trabalho Construiu jardim de infância Criou a primeira cooperativa Fundou 2 colônias socialistas Foi expulso da Inglaterra em 1817.

7 CIÊNCIA POLÍTICA SAINT-SIMON ( ) Conhecido como o primeiro socialista utópico francês Debateu sobre a igualdade real e não ideal Pensa numa sociedade industrial dirigida por produtores Acreditava que uma sociedade dividia-se entre os produtores e ociosos. Defendeu outra sociedade Oposição entre operários e industriais deveria ser reconfigurada. Defendia a manutenção dos privilégios e do lucro dos industriais

8 Bases do socialismo utópico:
CIÊNCIA POLÍTICA Bases do socialismo utópico: Transformação do ordenamento jurídico e econômico fundamentado na propriedade, nos meios de produção e troca. Pensavam em: 1- direito de propriedade limitado 2- principais recursos nas mãos dos trabalhadores 3- gestão para a promoção da igualdade social por meio da intervenção dos poderes públicos. Para Engels, o socialismo utópico entra em decadência no final do século XIX, dando lugar ao movimento da classe trabalhadora inspirado pelo socialismo científico e o comunismo.

9 SOCIALISMO CIENTÍFICO: Tem como expoentes – Marx e Engels.
CIÊNCIA POLÍTICA SOCIALISMO CIENTÍFICO: Tem como expoentes – Marx e Engels. Definem conceitos, categorias e metodologia – dialética e o materialismo histórico.

10 Socialismo utópico - é ingênuo, pueril, metafísico.
CIÊNCIA POLÍTICA Para Marx e Engels: Socialismo utópico - é ingênuo, pueril, metafísico. Não analisam as relações de poder a partir do conceito de classe social. A partir de 1848, começa-se notar um declínio do socialismo utópico e um fortalecimento do socialismo científico tanto no meio intelectual da época quanto no movimento dos trabalhadores.

11 Características do socialismo científico:
CIÊNCIA POLÍTICA A classe operaria passa a se identificar com o Projeto Político de Marx e Engels. Características do socialismo científico: 1- Programa de auto-emancipação do proletariado como sujeito atuante da história. 2- Socialismo científico como ciência da Revolução proletária. 3- Socialismo distanciado do idealismo. Pautado na questão real – necessidade histórica de emancipação política, econômica da classe trabalhadora, em especial em relação ao modo de produção capitalista.

12 4- Método – materialismo histórico.
CIÊNCIA POLÍTICA 4- Método – materialismo histórico. 5- Crítica a economia liberal de Adam Smith. Em 1864, surge a Associação Internacional dos Trabalhadores, dá-se a Primeira Internacional – defesa de imprensa e sufrágio universal ampliado a classe trabalhadora. A Segunda Internacional ocorreu em 1889, movimento que coligou uma série de organizações políticas dos trabalhadores da Europa.

13

14 Divide o marxismo em 4 áreas:
CIÊNCIA POLÍTICA DUAYER, Mario. Desencanto Revolucionário, Ininteligibilidade da História e Apostasia de Esquerda: E.P. Thompson sobre Kolakowski. Divide o marxismo em 4 áreas: Marxismo como doutrina, marxismo como método, marxismo como herança e o marxismo como tradição.

15 Marxismo como Doutrina:
CIÊNCIA POLÍTICA Marxismo como Doutrina: O marxismo é concebido como um corpo doutrinário auto-suficiente, plenamente realizado por um conjunto de textos institucionalizados. Envolve uma atitude mental inclinada a opiniões institucionalmente aprovadas, porque subentende que precisa da validação de grupos dotados de poder de estabelecer os textos canônicos e sua correta interpretação. É um marxismo desacreditado, mas sobrevive.

16 CIÊNCIA POLÍTICA Marxismo como Método: Padece de uma dificuldade fundamental - não conseguem definir com precisão as características do método de Marx, que o diferenciam dos métodos dos outros pensadores, ou, quando o fazem, tornam o método rígido e doutrinário. Limite: assim como no marxismo por tradição, precisa da validação de grupos dotados de poder de estabelecer os textos canônicos e sua correta interpretação.

17 Marxismo como Herança:
CIÊNCIA POLÍTICA Marxismo como Herança: Defendem a assimilação do pensamento de Marx pelas ciências sociais, conformando assim uma herança comum da disciplina. “Pressupor que o marxismo poderá ser incorporado pelas ciências sociais, pelas instituições da sociedade capitalista é ignorar o caráter crítico do pensamento marxiano”. (DUAYER,p.08)

18 Marxismo como Tradição
CIÊNCIA POLÍTICA Marxismo como Tradição Escapa dos limites do marxismo anterior, visto que pressupõe a coexistência de uma pluralidade de vozes conflitantes, mas que discutem no interior de uma tradição comum. Permite analisar os problemas humanos por meio da história universal O homem em sociedade é formado em luta contra a natureza. Processo simultâneo de humanização da natureza através do trabalho humano. Pautado pelo método dialético de análise.


Carregar ppt "Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Ciência Política para o Curso de Ciências Econômicas/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google