A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Catequese Renovada “As catequese é uma urgência. Só posso admitir os pastores zelosos que em suas Igrejas procuram responder concretamente a essa urgência,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Catequese Renovada “As catequese é uma urgência. Só posso admitir os pastores zelosos que em suas Igrejas procuram responder concretamente a essa urgência,"— Transcrição da apresentação:

1 Catequese Renovada “As catequese é uma urgência. Só posso admitir os pastores zelosos que em suas Igrejas procuram responder concretamente a essa urgência, fazendo da catequese uma prioridade” (encontro do papa com os bispos em Fortaleza )

2 SS. Trindade a melhor comunidade!
1) O Senhor é o Deus lá em cima no céu e cá embaixo na terra, e não há outro além dele. Dt. 4, 32 2) Recebeste um Espírito de Filho, no qual todos nós clamamos: Abbá, ó Pai! 3) Batizai-os em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo, ensinando a observar tudo o que vos ordenei!

3 A contribuição mais própria de Agostinho à Teologia Trinitária
No sentido estrito, de acordo com Santo Agostinho, há vestígios da Trindade em todo o lugar, porque as criaturas, na medida em que existem, existem por participação nas idéias de Deus; portanto, tudo deve refletir, embora timidamente, a Trindade que as criou. Para buscar a Sua verdadeira imagem, entretanto, o homem deve olhar primeiramente dentro de si,porque a Escritura representa Deus dizendo "Façamos", - isto é, os Três -, "o homem à Nossa imagem e à Nossa semelhança". O processo de percepção, fornece três elementos distintos que são ao mesmo tempo intimamente unidos, do qual: o primeiro, em um certo sentido, gera o segundo, enquanto que o terceiro une aos outros dois. Por exemplo, o objeto externo (a coisa que vemos), a representação sensível da mente (a visão), e a intenção ou ato de focalizar a mente (a intenção da vontade). Para a imagem real, entretanto, da Divindade Trina, devemos olhar no homem interior, ou alma. Analogia trinitária do De Trinitate é a do amante (Pai), do objeto amado (Filho)e do amor que os une (Espírito).

4 Esta última analogia fascinou Santo Agostinho por toda a sua vida, as trindades resultantes sendo:
A mente, seu conhecimento de si mesma e seu amor de si mesma; A memória, ou, mais propriamente, o conhecimento latente da mente de si mesma; o entendimento, isto é, sua apreensão de si mesma à luz das razões eternas; e a vontade, ou amor de si mesma, pela qual este processo do ato de conhecimento é posto em movimento; A mente, enquanto lembrando, conhecendo e amando ao próprio Deus. Santo Agostinho considera que somente quando a mente focalizou a si mesma com todas as suas potências de lembrança, entendimento e amor em seu Criador é que a imagem de Deus que ela traz em si, corrompida como está pelo pecado, pode ser plenamente restaurada. Embora demorando-se nestas analogias, Santo Agostinho não tem ilusões quanto às suas imensas limitações. Em primeiro lugar, a imagem de Deus na mente humana é em qualquer caso uma imagem remota e imperfeita. Em segundo lugar, embora a natureza racional do homem exiba as trindades acima mencionadas, elas representam faculdades ou atributos que o ser humano possui, enquanto que a natureza divina é perfeitamente simples. Em terceiro lugar, a memória, entendimento e vontade operam no homem separadamente, enquanto que as três Pessoas divinas co- inerem mutuamente e Sua ação é perfeitamente una e indivisível. Finalmente, na Divindade os três membros da Trindade são Pessoas, mas o mesmo não ocorre na mente humana. Segundo as palavras do próprio Agostinho, "A imagem da Trindade é uma pessoa, mas a suprema Trindade é Ela própria três Pessoas: o que é um paradoxo, quando alguém reflete que, não obstante isso, os Três são mais inseparavelmente um do que a trindade da mente".

5 Orientações e Conteúdo
Catequese Renovada Orientações e Conteúdo Documento aprovado pelo episcopado braseiro, na 21ª. Assembléia Geral da CNBB, em Itaici (1983). Inspirado: Vaticano II, Medellín, Puebla, Evangelii Nunciandi e Catechese Tradentae). Objetivo: ser uma resposta aos apelos do Papa João Paulo II.

6 I Parte: A catequese e a comunidade na história da Igreja
Catequese como iniciação à fé e a vida da comunidade: Séc. I ao séc. V A catequese como um processo de imersão na cristandade: séc. V ao séc. XVI Catequese como instrução: séc. XVI Catequese como educação permanente para a comunhão e participação na comunidade de fé: séc. XX

7 II Parte: Princípios para uma catequese Renovada.
30. O documento surge para responder aos novos desafios: Formar comunidades autenticas para com o Evangelho e o torne fermento de Comunhão e participação. Para realizar esse objetivo a catequese precisa de sólido fundamento. 31. No NT, o termo catequese significa “dar uma instrução a respeito da fé. (Kat-ekhéo = fazer ecoar) 32. Palavra de Deus? Revelação? Qual a relação com a catequese?

8 Vamos buscar os fundamentos de nossa fé.
“Antes de falar de Deus, aprenda a falar com Ele, no silêncio de seu ser.”

9 Revelação e Catequese A linguagem da comunicação de Deus
Palavra Gestos (Atitudes) Deus quer comunicar-se a si mesmo e formar o seu povo Não apenas verdades mas seu próprio ser Unir para revelar, constituir um povo Deus encurta a distância entre a ntz divina e ntz humana – revelando-se. A “pedagogia” de Deus Como um Pai educa seu filho (Dt. 8,5) 4. A história da Revelação Via oral Texto Bíblico

10 5. A Plenitude de Revelação: Jesus Cristo
6. Cristo se comunica pelo Espírito Santo 7. Tradição, Escritura e Magistério 8. Fé e Comunidade Missionária 9. Experiência humana e Revelação 10. Ministério da Palavra e Catequese

11 Exigências da Catequese
Fidelidade a Deus e ao homem Fidelidade às fontes S.E Revelação Bíblica – fonte da Catequese. Traditio Evangelli = Entrega do Evangelho Compreender a Palavra Credo (Traditio Symboli) Sinais dos tempos. Critérios de unidade, organicidade, integridade e adaptação A unidade do conteúdo da Catequese A integridade ao conteúdo Hierarquia das verdades Adaptação.

12 4. Dimensões da Catequese
Cristológico Eclesiológico Escatológico Antropológico 5. Em método diversos o mesmo princípio da interação Princípio de interação – ver / julgar / agir / rever 6. Lugares da catequese 7. Catequese segundo idades e situação 1. Educação permanente da fé 2. Catequese de Adulto 3. Crianças, adolescentes e jovens 4. Excepcionais 8. Missão e formação da catequista 9. Texto e manuais de catequese.

13 III Parte: Temas fundamentais para a catequese renovada.

14 A situação do homem

15 Varias visões do mundo Todos nós temos uma visão do mundo:
Homem passivo - tudo determinado Homem instintivo – sem responsabilidade Homem produção e força – estado, ciência. Homem que crê em Deus – religioso

16 Os desígnios de Salvação de Deus
A verdade Sobre Jesus Cristo:

17 Os desígnios de Salvação de Deus
A verdade Sobre Jesus Cristo: Deus volta para o mundo A criação, inicio do plano de salvação O homem “criado maravilhosamente” e decaído JC, centro do plano da salvação – Pecado e Graça! JC: sua encarnação e vida entre nós A encarnação Vida e Ensinamento A práxis de Jesus – Caridade! O seguimento de Jesus e a conversão O mistério pascal A morte redentora de Jesus Sua ressurreição-exaltação Jesus ressuscitado, Senhor da História

18 7. O pai e Jesus enviam seu Espírito
O ES é o E de Jesus A ação do Espírito Santo hoje Espírito que reúne na unidade e enriquece na diversidade 8.O Deus revelado em JC e no Espírito Santo: um Deus de comunhão e participação - SS. Trindade!

19 A verdade Sobre a Igreja

20 A verdade sobre a Igreja
Introdução: Jesus fundador a Igreja como sinal do Reino A Igreja, Povo de Deus A Igreja, comunidade a serviço da salvação do mundo A Igreja, Sacramento de comunhão A dimensão comunitária da Igreja A dimensão comunitária e o Pecado A dimensão comunitária e ecumênica Os sacramentos, ações de Cristo na Igreja Os sacramentos numa perspectiva integral Igreja, sacramento e liturgia A Eucaristia, centro de toda vida sacramental Maria, Mãe de Deus e modelo da Igreja.

21 A verdade sobre o Homem

22 A verdade sobre o Homem O homem renovado em JC
O homem, cooperador de Deus no plano da Salvação Grandeza da liberdade humana e cristã Dignidade da consciência moral O pecado do homem Reconciliação com o Pai em Cristo O mistério da morte e da vida eterna

23

24 Os compromissos do cristão

25 Conclusão Reafirmamos que a Catequese é um processo de educação comunitária, permanente, progressiva, ordenada, orgânica e sistemática da fé. Sua finalidade é a maturação da Fé, num compromisso pessoal e comunitário de libertação integral, que deve acontecer já aqui e culminar na vida eterna feliz!


Carregar ppt "Catequese Renovada “As catequese é uma urgência. Só posso admitir os pastores zelosos que em suas Igrejas procuram responder concretamente a essa urgência,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google