A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Organização Mundial do Comércio e Formação dos Blocos Econômicos João Igor, Aron Wadson, Kaio Padrão, Kaique Padrão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Organização Mundial do Comércio e Formação dos Blocos Econômicos João Igor, Aron Wadson, Kaio Padrão, Kaique Padrão."— Transcrição da apresentação:

1 Organização Mundial do Comércio e Formação dos Blocos Econômicos João Igor, Aron Wadson, Kaio Padrão, Kaique Padrão

2 Organização Mundial do Comércio
A Organização Mundial do Comércio (OMC) é um órgão internacional que define as regras para o comércio entre os países. Foi criada em 1995 com o objetivo de proporcionar o livre comércio entre as nações participantes. Sua sede é na cidade de Genebra, na Suíça e já é integrada por mais de 140 países.

3 Suas principais funções são: • Firmar acordos internacionais;
• Supervisionar a implementação desses acordos pelos membros; • Solucionar conflitos comerciais internacionais;

4 Desde o começo da OMC, em 1995, a ampla maioria de decisões judiciais em disputas comerciais entre as nações participantes têm favorecido os poderosos países industrializados. Conseqüentemente, muitos países, particularmente os países em desenvolvimento, sentem uma enorme pressão para enfraquecer suas políticas de interesse público, sempre que um desafio da OMC é ameaçado, a fim de evitar punições comerciais.

5 Blocos Econômicos Com o fenômeno da globalização o mercado internacional se tornou bastante competitivo, diante disso, somente os mais fortes prevalecem. Com o intuito de se fortalecer, muitos países se unem para alcançar mercados e verticalizar a sua participação e influência comercial no mundo. A criação de blocos econômicos estreitou as relações econômicas, financeiras e comerciais entre os países que compõe um determinado bloco econômico.

6 MERCOSUL (Mercado Comum do Sul) Fundado em 1991 é formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. E ainda podem fazer parte a Venezuela, o Chile e a Bolívia.

7 UE (União Européia) Oficializada em 1992 é constituída por 27 países com alguns em negociação (Croácia e Turquia), e possui uma única moeda, o euro.

8 ALCA (Área de Livre Comércio das Américas) Seria composta por 34 países americanos. Mas alguns países da América Latina não aceitaram a implantação da mesma.

9 NAFTA (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio) Formado por México, Estados Unidos e México, permite o livre comércio com redução nas taxas alfandegárias.

10 APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico) Tem hoje 21 membros, sendo eles países americanos, asiáticos e da Oceania.

11 CAFTA (Tratado de Livre Comércio entre Estados Unidos, América Central e República Dominicana) O bloco teria além dos EUA, a Costa Rica, El Salvador, Nicarágua, Honduras, Guatemala e República Dominicana.

12 UNASUL (União de Nações Sul-Americanas)

13 TIGRES ASIÁTICOS Hong Kong, Singapura, Coréia do Sul e Taiwan


Carregar ppt "Organização Mundial do Comércio e Formação dos Blocos Econômicos João Igor, Aron Wadson, Kaio Padrão, Kaique Padrão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google