A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Energia Nuclear !.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Energia Nuclear !."— Transcrição da apresentação:

1 Energia Nuclear !

2 Energia nuclear é a energia liberada numa reação nuclear, ou seja, em processos de transformação de núcleos atômicos. Alguns isótopos de certos elementos apresentam a capacidade de se transformar em outros isótopos ou elementos através de reações nucleares, emitindo energia durante esse processo. Baseia-se no princípio da equivalência de energia e massa (observado por Albert Einstein), segundo a qual durante reações nucleares ocorre transformação de massa em energia. A tecnologia nuclear tem a finalidade de aproveitar a energia nuclear, convertendo o calor emitido na reação em energia elétrica. Isso pode acontecer controladamente em reator nuclear ou descontroladamente em bomba atômica. Em outras aplicações aproveita-se da radiação ionizante emitida. Como todos sabemos, a energia nuclear é uma das alternativas energéticas mais debatidas no mundo: comenta-se, entre outros tópicos, se valerá a pena implementar centrais de produção nuclear ou se devemos apostar noutro tipo de energias que sejam renováveis, pois como sabemos a energia nuclear não é renovável, uma vez que a sua matéria-prima são elementos químicos, como o urânio, extraídos de minerais (no caso do urânio, um dos minerais utilizados é a autunite).

3 Gás Estufa A produção de gás estufa de uma usina nuclear comum está de 3 a 6 vezes maior comparada com a energia hídrica e eólica, considerando o processo todo necessário para operá-la

4 Bomba atômica

5 As bombas nucleares fundamentam-se na reação nuclear (i. e
As bombas nucleares fundamentam-se na reação nuclear (i.e. fissão ou fusão nuclear) descontrolada e portanto explosiva. A eficácia da bomba atômica baseia-se na grande quantidade de energia liberada e em sua toxicidade, que apresenta duas formas: radiação e substâncias emitidas (produtos finais da reação e materiais que foram expostos à radiação), ambas radioativas. A força da explosão é de 5 mil até 20 milhões de vezes maior, se comparada a explosivos químicos. A temperatura gerada em uma explosão termonuclear atinge de 10 até 15 milhões de graus Celsius no centro da explosão.

6 Resíduos radioativos Mesmo não representando considerável perigo na forma conhecida por "intoxicação metais pesados", o plutônio mostra-se particularmente tóxico se inalado. Sua toxidade por inalação supera em cerca de vezes sua toxidade por ingestão, e a aspiração de minúsculas quantidades deste elemento pode levar - a médio prazo - a uma morte por cancer de pulmão.

7 Radiação A descobridora da radiação ionizante, Marie Curie, sofreu envenenamento radioativo, em 1898, por manipular materiais radioativos levando a inflamação nas pontas dos dedos e no final da vida ela sofreu e morreu de leucemia. A radiação em altas doses tem efeitos graves sobre o corpo humano, no curto prazo não causa efeitos aparentes, mas a longo prazo essas células cujo DNA foram danificadas se reproduzem desordenadamente em ritmo acelerado, formando-se assim um grande número de células defeituosas, causando assim a Mutação!

8 Toxicidade de radioativos
A toxicidade baseia-se na radiação emitida pelas substâncias envolvidas na reação nuclear. Assim, tanto o material utilizado, quanto todo entorno serão fonte de radioatividade e, portanto, tóxicos. A descobridora da radiação ionizante, Marie Curie sofreu envenenamento radioativo, em 1898, por manipular materiais radioativos levando a inflamação nas pontas dos dedos e no final da vida ela sofreu e morreu de leucemia.

9 Perigo aos Funcionários
Principalmente todo funcionário operando na proximidade de substâncias radioativas está exposto ao risco de contaminação e portanto deve cumprir regras rígidas de segurança radiológica. Mesmo assim, já aconteceram vários imprevistos na história da energia nuclear, nem todos classificados pela Agência Internacional de Energia Nuclear (IAEO). Um funcionário do instituto de pesquisa nuclear belga em Mol (EURATOM) sofreu um acidente em 1980 que o expôs a Plutônio-239 e provavelmente o levou a morte por leucemia 8 anos depois.

10 Acidentes! O acidente no reator de Chernobyl (ex-URSS) contaminou radioativamente uma área de aproximadamente km² (corresponde mais de três vezes o tamanho do estado do Rio de Janeiro), sendo que km² possuem acesso interditado indefinidamente. Até 180 quilômetros distantes do reator situam-se áreas com uma contaminação de mais de 1,5 milhões de Becquerel por km², o que as deixa inabitáveis por milhares de anos.

11 Algumas vantagens da Energia Nuclear
Mais de 1 milhão de radiografias feitas ! Radioterapias: mais de 500 mil. Microondas: mais de 200 milhões. Mp4 e Ipod: aproximadamente 1 milhão. 100 milhões de celulares fabricados.

12 Pense Bem! Mas será que para termos todas
essas vantagens vale a pena ter que ver isso?! Pense Bem!

13 Mutação provocada por Radioatividade!
A ionização e fragmentação celular implicam em problemas de mutação genética durante a gestação de fetos, que nascem prematuramente ou, quando dentro do período de nove meses, nascem com graves problemas de má formação. 

14 Hiroshima e Nagasaki. Essas explosões mataram ao todo cerca de pessoas imediatamente, além de pessoas morrerem durante as semanas seguintes, em consequência dos efeitos da radioatividade. Além disso, suspeita-se que até hoje mais morreram devido as efeitos de longo prazo da radioatividade.

15 Alunos: Jaqueline Trindade nº: 17 Fernanda Zancanaro nº: 14
Deisiele dos Reis nº: 10 Thaís Fernanda nº: 28 Patrícia Luana nº: 25 Thaís Almeidanº: 29 Alisson Ruan nº: 04 Débora Reis nº: 09 Karina Pedro nº: 20 Nayara Pereira nº:23 Adrieli Morete nº: 01 Aline Cristina nº: 03 Jéssica Quéren nº: 18 Franciele Andreacci nº: 16


Carregar ppt "Energia Nuclear !."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google