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Ayrton Senna 1960 - 1994.

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Apresentação em tema: "Ayrton Senna 1960 - 1994."— Transcrição da apresentação:

1 Ayrton Senna

2 Biografia Ayrton Senna da Silva nasceu no dia 21 de Março de 1960, em São Paulo. O pai era um fazendeiro, dono de uma industria metalúrgica que lhe Proporcionou uma infância tranqüila e sem problemas. Aos sete anos ganhou seu primeiro Kart. Em Julho de 1973 venceu sua primeira corrida. Foi campeão Sul-Americano no Kart nos anos de 1977 e 1978. Foi campeão brasileiro quatro vezes, nos anos de 1978, 1979, 1980 e 1991. Nos campeonatos mundiais, ainda no kart foi sexto colocado em 1978, segundo em e 1980, quarto em 1981 e décimo quarto em 1982 Tinha 21 anos de idade quando trocou o kart pela formula ford 1600 inglesa. Conquistou o titulo de campeão na primeira temporada. A partir daí, foi saltando de categorias e colecionando títulos. Em 1992, venceu os campeonatos inglês e europeu da Formula Ford 2000. No ano seguinte conquistou o titulo de campeão inglês da Formula 3.

3 Acostumado a vencer, Ayrton Senna saboreou em 1992, o gosto da derrota.
Chegou a superar em algumas corridas asa deficiências de sua McLaren, mas no cômputo geral encerrou o ano com a pior colocação desde de 1986, Quando ficou em quarto lugar ao mundial de pilotos. Nesta temporada, Senna ganhou apenas três provas. O campeão, Nigel Mansell ganhou nove. Desencantado com a McLarem, Ayrton Senna tentou obter uma vaga para correr pela Williams, o que, o recém contrato Alain Prost, vetou a sua entrada. Sem outra opção na Formula 1, Senna permaneceu na McLaren, onde mesmo enfrentando a superioridade técnica da Williams / Renauth, conquistou cinco Vitórias. Em 1994, finalmente conseguiu ingressar na equipe da Williams. Mas, por obra do destino. O que anunciava como um excelente ano para o automobilismo brasileiro, se transformou na maior tragédia do esporte mundial. No dia 01/05 na quinta volta Do Grande Prêmio de San Marino, terceira corrida da temporada, Ayrton Senna passou direto pela curva Tamburello, a 300 km/h e espatifou-se no muro de concreto. As 13:45 horas, horário de Brasília, o boletim médico do Hospital Maggiore de Bolonha, informou que Ayrton Senna da Silva, 34 anos, tri campeão mundial da formula 1, estava morto. A noticia, abalou os pilotos, chocou o mundo, e principalmente consternou o povo brasileiro.

4 Perfil Nome : Ayrton Senna da Silva Apelido : Beco
Data de Nascimento : 21 / Março / 1960 Altura : 1,76m Peso : 70kg Número de Sapato : 40 Signo : Áries Pais : Neide e Milton Irmãos : Viviane e Leonardo Cuidados Especiais : Pessoais - com a pele tinha alergia atópica Comida que mais gostava : arroz, feijão, bife e batata frita; macarrão ao sugo. Mas era indispensável uma boa salada de alface Não comia : carne de porco, quiabo e jiló Estilo de Música : Phill Collins, Milton Nascimento, Tina Tunner, Enya, Queen Estilo que não gostava : Rock Metal Esporte : jet sky, aeromodelismo, tênis e corrida. Quando criança andava Também de carrinho de rolemã (bicicleta, etc.) Viagem : Rio Araguaia, quando menino, para ele a mais emocionante Hobby : pescar Manias : óculos de sol, cintos e calçados

5 Auto Retrato “ A Natureza me ajuda a pensar, a analisar os erros e os
Acertos. Falta muitas coisas. Afinal. só tenho 33 anos. É verdade que sempre tive o que quis na vida. E acho que será sempre assim. Nesse ponto sou privilegiado. Amo a minha família, tenho poucos mas bons amigos. Enfim, eu sou um cara que, pelo menos até agora, deu certo. Tenho consciência de tudo que me cerca e procuro manter os pés no chão. O importante para uma pessoa que convive com a fama é ter equilíbrio emocional em tudo o que faz. Habituei-me a analisar cada momento da minha vida, do trabalho ao lazer, da convivência fraterna com a família e os amigos à curtição da Natureza. É uma terapia inigualável saber usufruí-la. Aprendi a conviver com a Natureza. É meditando ao ar livre que planejo o meu futuro, analisando o que fiz de mau para corrigir. Eu me reciclo diante da terra, do mar, do sol e da lua (...) Sou perfeccionista e isso é bom numa profissão como a minha (...) Considero o fato de que estou numa profissão em que pelo menos a cada duas semanas minha imagem é jogada pela televisão dentro das casas de milhões de Pessoas no mundo inteiro (...) Eu resisto aos momentos ruins como posso. Os bons curto.”

6 O Dia em que Senna Morreu
Logo nos primeiros minutos da qualificação de Sexta – feira, o seu amigo Rubens Barrichello teve uma violenta saída de pista e só recuperou os sentidos no hospital do circuito. Senna saltou o muro do hospital e foi dar – lhe apoio. Ansioso, inquieto e chocado. No sábado deu – se a morte de Roland Ratzenberger. Senna foi ao local do acidente. Esta sua iniciativa valeu – lhe uma repreensão da FIA e da direção da corrida – “sua função era pilotar”... Antes do acidente do austríaco, Ayrton já conquistara a 65 pole – position da sua carreira. Agora ficou realmente preocupado e nervoso. Foi para trás dos boxes, sozinho e chorou. Estava naturalmente perturbado com aquele acidente fatal. Era a primeira norte da F1 na pista desde 13 de junho de 1982, quando o italiano Ricardo Pletti pareceu num acidente na largada para o GP do Canadá. Esta era a 32 morte da F1 em pista. Celso Itiberê relata que naquele domingo 1 de maio, Ayrton Senna parecia outra pessoa. O mesmo sentiu o francês Armand, cameraman da TV Globo: - “Ele estava diferente, preocupado” Valerie Jorquera, da Elf, também achou Senna preocupado e pálido dede sexta – feira, e até comentou isso com Riccardo Ptrese, que terá concordado com ela. O tricampeão, que antes de sair para o grid, chegava sempre nos boxes cheio de energia, e brincando com os mecânicos, comportou – se de forma pouco usual. Deve ter percebido que aquele não era um domingo como outro qualquer e mostrou – se bastante sisudo e reflexivo. Chegou cedo para o warm – up, regressou ao motorhome e, ao sair para o meeting de pilotos, conversou primeiro com Lauda e depois com Berger. Ao voltar, fechou – se no motorhome. Esse é o procedimento normal de um piloto de F1 num dia de GP, ao qual Senna obedecia religiosamente. O ritual habitual mudou nesse dia quando ele saiu para a corrida.

7 Entrou nos boxes às 13h 27m e Demorou, anormalmente muito tempo para sair dele,
apoiou as duas mãos nas laterais do aerofólio traseiro, olhou para o carro, e ficou assim imóvel durante alguns minutos, como se fizesse alguma prece. Um funcionário aproximou – se e pediu – lhe um autógrafo. Senna apenas balançou a Cabeça negativamente, indicando que não queria ser perturbado. Ptrick Head chegou para dizer qualquer coisa, ele olhou – o rapidamente e voltou à posição anterior até que, finalmente, pousou o olhar em todas as partes do carro, da frente para trás lentamente. Parecia ter um sentimento íntimo de que seria preciso algo mais do que a sua extraordinária capacidade para superar a prova que estava prestes a Iniciar – se. Só depois é que Senna pôs a balaclava, o capacete e, sem dizer uma palavra, colocou – se ao lado do cockpit. Entrou em seguida e apertou o cinto. Parecia estranho e estava triste, ainda pensando no que acontecera na véspera. Antes de entrar para o carro, como contou Galvão Bueno, pediu a Julian Jacobi que lhe arranjasse uma bandeira da Áustria. Ele estava confiante que iria ganhar aquela corrida e desta vez queria festejar a vitória com uma bandeira da Áustria, em homenagem a Ratzenberger. Como havia acontecido em Interlagos e Aida, Ayrton Senna descreveu a pista para a estatal francesa TF1 durante os treinos. Começou a sua descrição defronte dos boxes e foi falando para o sistema de comunicação com o box da Williams, ao qual estava ligada uma linha para a TF1, como havia sido feito no ano anterior com Prost. Desta vez, no entanto, Senna fez questão de enviar uma mensagem antes de gravar a descrição da pista: “Antes de começar, uma mensagem especial para o meu amigo Alain Prost: Alain, meu caro amigo, tenho saudades tuas” Na manhã da corrida, Prost foi Conversar com Ayrton para lhe dar um aperto de mão. Finalmente, Ayrton pediu que acionassem o motor e saiu para a pista, para a volta de formatação do pré – grid.

8 Outro comportamento anormal: habitualmente, Senna dava duas voltas antes de levar o carro para o grid. A primeira era feita pelo pit – lane e a segunda para adoecer mais os pneus e poder verificar se tudo estava em ordem. Naquele dia, deu três voltas. – “Na noite anterior, Ayrton falara demoradamente com Frank Williams e dissera – se muito satisfeito com as modificações do carro, e confiante de que, daí para a frente, iria correr tudo bem”, contou Patrick Head, em Silverstone. No entanto, na manhã da corrida, Senna voltava preocupado e falava para a imprensa “O meu automóvel é difícil de conduzir, é nervoso. O circuito é escorregadio, perigoso. Faltam escapatórias... “O início desta corrida foi conturbada. Logo na largada, Pedro Lmmy não viu o Benetton de J.J.Lehto parado e entrou violentamente pela sua traseira. A pista ficou coalhada com os destroços dos dois carros e a prova teve de ser interrompida. No entanto, a Direção de Prova decidiu mandar entrar o pace car, em vez de parar a corrida Ayrton tinha largado na ponta e continuava liderando a prova atrás do pace car. À 5 volta, o pace car saiu da pista e a corrida continuou. Na volta seguinte Ayrton passou pela última vez pela linha de chegada, 0,675s na frente do Benetton de Schumacher, Quando de repente:

9 "Se eventualmente me acontecer um acidente
que valha a minha vida, sempre espero que ela se vá! Eu não gostaria de viver em uma cadeira de rodas. Eu não gostaria de sofrer um dano e ficar em um hospital. Se eu for viver, quero viver completamente. Muito intensamente, pois sou uma pessoa intensa. Arruinaria minha vida se eu tivesse que viver parcialmente.“ Ayrton Senna Formatação : Airton Ferreri “Homem Sonhador” Crédito : Brasil - SP 01/05/2006


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