A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GESTÃO DE RISCOS NO MERCADO DE BIODIESEL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GESTÃO DE RISCOS NO MERCADO DE BIODIESEL"— Transcrição da apresentação:

1 www.fcstone.com | www.intlassets.com
GESTÃO DE RISCOS NO MERCADO DE BIODIESEL Gerenciamento de Risco em Commodities | 1 1 1

2 Sumário Identificando os riscos de preço para a indústria de biodiesel brasileira O impacto financeiro da volatilidade dos preços da matéria-prima nas margens do setor Estratégias e ferramentas para mitigar os riscos e maximizar os resultados Políticas de gestão de risco aplicadas a indústria de Biodiesel

3 Identificando os riscos de preço para a indústria de biodiesel brasileira
3

4 Participação das matérias-primas para Biodiesel

5 Participação das principais matérias-primas para Biodiesel

6 Óleo de Soja

7 Óleo de Soja

8 Uso Mundial de Óleo de Soja – USDA

9 Consumo Chinês de Óleo de Soja – USDA

10 Participação das matérias-primas para Biodiesel
MERCADO FUTURO CME MERCADO INTERNO CÂMBIO

11 O impacto financeiro da volatilidade dos preços da matéria-prima nas margens do setor
11

12 Evolução dos preços de matérias-primas para Biodiesel

13 Margem bruta dos produtores de biodiesel – Rio Verde 2008

14 Margem bruta dos produtores de biodiesel – Rio Verde 2010

15 Análise de Gerenciamento de Riscos
Preço Mensal Leilão

16 Estratégia para mitigar risco
50 acima de CBOT (SX) 155 abaixo de CBOT (SK) SAFRA ENTRESSAFRA

17 Estratégia para mitigar risco
13 acima de CBOT (BOZ) 5 acima de CBOT (BON) SAFRA ENTRESSAFRA

18 Análise de Gerenciamento de Riscos

19 Estratégias e ferramentas para mitigar os riscos e maximizar os resultados

20 O QUE É GERENCIAMENTO DE RISCO?
São medidas tomadas pelas empresas que visam mitigar os riscos e a exposição à volatilidade dos mercados agrícola/financeiro e ao mesmo tempo consegue transformar as incertezas em oportunidades de negócio garantindo assim a margem de lucro da empresa sem expor todo o seu patrimônio.

21 = Basis / Prêmios DESCOBRIMENTO/ REFERÊNCIA DE PREÇO NEGOCIAÇÃO FÍSICA
MERCADO FUTURO DESCOBRIMENTO/ REFERÊNCIA DE PREÇO = NEGOCIAÇÃO FÍSICA

22 PRÊMIOS = FÍSICO – FUTURO
Basis / Prêmios PRÊMIOS = FÍSICO – FUTURO Preço de compra ou venda do físico em qualquer praça / região Valor do mercado futuro de referência

23 Estratégia para mitigar risco
50 acima de CBOT (SX) 155 abaixo de CBOT (SK) SAFRA ENTRESSAFRA

24 Estratégia para mitigar risco
FÍSICO FUTURO SAFRA COMPRADO 10 acima de CBOT (SX) VENDIDO 7,85 9,25 150 abaixo de CBOT (SK) VENDIDO COMPRADO 10,30 10,15 ENTRESSAFRA 2,45 0,90 Ganho Líquido US$ 1,56/bu

25 (Mais positivo/menos negativo)
Basis / Prêmios Exemplo de fatores que enfraquecem/fortalecem os prêmios ENFRAQUECIMENTO (Mais negativo/menos positivo) Aumento de oferta (período de safra, por exemplo); Redução de demanda; Elevação repentina dos preços internacionais (demanda local não acompanha o ritmo de alta); Preços internacionais historicamente elevados (ano de 2008); Fretes mais elevados; FORTALECIMENTO (Mais positivo/menos negativo) Pouca oferta no mercado (quebra de safra, período de entressafra); Demanda aquecida (Ex: China); Queda repentina dos preços internacionais (oferta local se retira do mercado); Custo logístico menor;

26 Estratégia para mitigar risco
Soja 20/abr  R$ 31,00 Dólar Spot  1,7521 Dólar Futuro 6 meses  1,8210 CBOT SX0  963 PRÊMIO = FÍSICO – FUTURO FÍSICO = 31,00 / 1,8210 = U$17,02/SC = 7,72 U$/BU PRÊMIO = 7,72 – 9,63 = -1,91 SX

27 Estratégia para mitigar risco

28 Estratégia para mitigar risco
Soja 02/09  R$ 41,00 Dólar Spot  1,7320 Dólar Futuro  1,7510 CBOT SX0  10,09 PRÊMIO = FÍSICO – FUTURO FÍSICO = 41,00 / 1,7510 = 23,41U$/SC = 10,62 U$/BU PRÊMIO = 10,62 – 10,09 = + 0,53 SX

29 Estratégia para mitigar risco
DATA FÍSICO DÓLAR CBOT PRÊMIO 20 /Abr R$/31,00 1, ,63(SX) , /Set R$/41,00 1, ,09(SX) ,66 + 2,57 U$/bu + 5,66 U$/sc + 9,80 R$/sc Custo Financeiro  R$ 2,40 /sc Armazenagem  R$ 0,36 / sc Quebra  0,47 /sc R$ 3,123/sc Diferença R$ 6,57/sc Soja Disponível  R$ 41,00 / sc Soja Long Basis  41,00 + 3,23 – 9,80 = R$ 34,43 / sc

30 Variação de Basis do Óleo de Soja

31 Ferramentas de Mercado Futuro

32 Operação de hedge

33 Políticas de gestão de risco aplicadas a indústria de Biodiesel

34 Alguns dos Mecanismos para Gestão de Risco
Soja Compra físico spot Operação de “barter” Trava de basis de soja no porto Alongar posição futura comprada Long basis soja Avaliação de viabilidade de armazenagem Óleo de Soja Contratos base CBOT Compra de físico de longo prazo – Vende Futuros/Opções Avaliar basis de cada localidade

35 Processo de implantação política de risco
Processo de aprendizagem/familiarização dos instrumentos disponíveis de hedge. Destinação de pessoa/equipe especifica para a área. Destinação de recurso financeiro para a entrada e manutenção das estratégias Criação e implantação de controles e avaliações das operações tomadas de acordo com a política da empresa.

36 Processo de implantação política de risco
ANÁLISE DE MERCADO OBJETIVOS E METAS COLETA DE DADOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMERCIAL Planejamento EXECUÇÃO Planning Where is the company going? Goals / Objectives / Areas of concern Where has the company been? Purchase or sales quantities, timing, pricing Define realistic expectations. Expectations of FCStone, and of client Create Commodity Specific Strategic Plan to impact customer goals, objectives and expectations Performance FCStone consultant gathers Industry Intelligence daily Industry Intelligence is used to create a “market opinion”. FCStone consultant reviews goals / objectives and meshes with “market opinion”. FCStone consultant interacts with customer with suggestions for activity (execution) Buying, selling, hedging, basis opportunities executed. Client must fully understand (Education) and approves all decisions made. YOU are in control! monitoramento Month end reports reviewed by client. Daily and weekly summarization of results along with year end summary as it relates to goals, budgets, etc. Year end performance assists in the planning of goals, objectives, and expectations for the following fiscal year MENSAL SEMANAL Monitoramento 36

37 www.fcstone.com | www.intlassets.com
Glauco Monte Planning Where is the company going? Goals / Objectives / Areas of concern Where has the company been? Purchase or sales quantities, timing, pricing Define realistic expectations. Expectations of FCStone, and of client Create Commodity Specific Strategic Plan to impact customer goals, objectives and expectations Performance FCStone consultant gathers Industry Intelligence daily Industry Intelligence is used to create a “market opinion”. FCStone consultant reviews goals / objectives and meshes with “market opinion”. FCStone consultant interacts with customer with suggestions for activity (execution) Buying, selling, hedging, basis opportunities executed. Client must fully understand (Education) and approves all decisions made. YOU are in control! monitoramento Month end reports reviewed by client. Daily and weekly summarization of results along with year end summary as it relates to goals, budgets, etc. Year end performance assists in the planning of goals, objectives, and expectations for the following fiscal year | 37


Carregar ppt "GESTÃO DE RISCOS NO MERCADO DE BIODIESEL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google