Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
www.fcstone.com | www.intlassets.com
GESTÃO DE RISCOS NO MERCADO DE BIODIESEL Gerenciamento de Risco em Commodities | 1 1 1
2
Sumário Identificando os riscos de preço para a indústria de biodiesel brasileira O impacto financeiro da volatilidade dos preços da matéria-prima nas margens do setor Estratégias e ferramentas para mitigar os riscos e maximizar os resultados Políticas de gestão de risco aplicadas a indústria de Biodiesel
3
Identificando os riscos de preço para a indústria de biodiesel brasileira
3
4
Participação das matérias-primas para Biodiesel
5
Participação das principais matérias-primas para Biodiesel
6
Óleo de Soja
7
Óleo de Soja
8
Uso Mundial de Óleo de Soja – USDA
9
Consumo Chinês de Óleo de Soja – USDA
10
Participação das matérias-primas para Biodiesel
MERCADO FUTURO CME MERCADO INTERNO CÂMBIO
11
O impacto financeiro da volatilidade dos preços da matéria-prima nas margens do setor
11
12
Evolução dos preços de matérias-primas para Biodiesel
13
Margem bruta dos produtores de biodiesel – Rio Verde 2008
14
Margem bruta dos produtores de biodiesel – Rio Verde 2010
15
Análise de Gerenciamento de Riscos
Preço Mensal Leilão
16
Estratégia para mitigar risco
50 acima de CBOT (SX) 155 abaixo de CBOT (SK) SAFRA ENTRESSAFRA
17
Estratégia para mitigar risco
13 acima de CBOT (BOZ) 5 acima de CBOT (BON) SAFRA ENTRESSAFRA
18
Análise de Gerenciamento de Riscos
19
Estratégias e ferramentas para mitigar os riscos e maximizar os resultados
20
O QUE É GERENCIAMENTO DE RISCO?
São medidas tomadas pelas empresas que visam mitigar os riscos e a exposição à volatilidade dos mercados agrícola/financeiro e ao mesmo tempo consegue transformar as incertezas em oportunidades de negócio garantindo assim a margem de lucro da empresa sem expor todo o seu patrimônio.
21
= Basis / Prêmios DESCOBRIMENTO/ REFERÊNCIA DE PREÇO NEGOCIAÇÃO FÍSICA
MERCADO FUTURO DESCOBRIMENTO/ REFERÊNCIA DE PREÇO = NEGOCIAÇÃO FÍSICA
22
PRÊMIOS = FÍSICO – FUTURO
Basis / Prêmios PRÊMIOS = FÍSICO – FUTURO Preço de compra ou venda do físico em qualquer praça / região Valor do mercado futuro de referência
23
Estratégia para mitigar risco
50 acima de CBOT (SX) 155 abaixo de CBOT (SK) SAFRA ENTRESSAFRA
24
Estratégia para mitigar risco
FÍSICO FUTURO SAFRA COMPRADO 10 acima de CBOT (SX) VENDIDO 7,85 9,25 150 abaixo de CBOT (SK) VENDIDO COMPRADO 10,30 10,15 ENTRESSAFRA 2,45 0,90 Ganho Líquido US$ 1,56/bu
25
(Mais positivo/menos negativo)
Basis / Prêmios Exemplo de fatores que enfraquecem/fortalecem os prêmios ENFRAQUECIMENTO (Mais negativo/menos positivo) Aumento de oferta (período de safra, por exemplo); Redução de demanda; Elevação repentina dos preços internacionais (demanda local não acompanha o ritmo de alta); Preços internacionais historicamente elevados (ano de 2008); Fretes mais elevados; FORTALECIMENTO (Mais positivo/menos negativo) Pouca oferta no mercado (quebra de safra, período de entressafra); Demanda aquecida (Ex: China); Queda repentina dos preços internacionais (oferta local se retira do mercado); Custo logístico menor;
26
Estratégia para mitigar risco
Soja 20/abr R$ 31,00 Dólar Spot 1,7521 Dólar Futuro 6 meses 1,8210 CBOT SX0 963 PRÊMIO = FÍSICO – FUTURO FÍSICO = 31,00 / 1,8210 = U$17,02/SC = 7,72 U$/BU PRÊMIO = 7,72 – 9,63 = -1,91 SX
27
Estratégia para mitigar risco
28
Estratégia para mitigar risco
Soja 02/09 R$ 41,00 Dólar Spot 1,7320 Dólar Futuro 1,7510 CBOT SX0 10,09 PRÊMIO = FÍSICO – FUTURO FÍSICO = 41,00 / 1,7510 = 23,41U$/SC = 10,62 U$/BU PRÊMIO = 10,62 – 10,09 = + 0,53 SX
29
Estratégia para mitigar risco
DATA FÍSICO DÓLAR CBOT PRÊMIO 20 /Abr R$/31,00 1, ,63(SX) , /Set R$/41,00 1, ,09(SX) ,66 + 2,57 U$/bu + 5,66 U$/sc + 9,80 R$/sc Custo Financeiro R$ 2,40 /sc Armazenagem R$ 0,36 / sc Quebra 0,47 /sc R$ 3,123/sc Diferença R$ 6,57/sc Soja Disponível R$ 41,00 / sc Soja Long Basis 41,00 + 3,23 – 9,80 = R$ 34,43 / sc
30
Variação de Basis do Óleo de Soja
31
Ferramentas de Mercado Futuro
32
Operação de hedge
33
Políticas de gestão de risco aplicadas a indústria de Biodiesel
34
Alguns dos Mecanismos para Gestão de Risco
Soja Compra físico spot Operação de “barter” Trava de basis de soja no porto Alongar posição futura comprada Long basis soja Avaliação de viabilidade de armazenagem Óleo de Soja Contratos base CBOT Compra de físico de longo prazo – Vende Futuros/Opções Avaliar basis de cada localidade
35
Processo de implantação política de risco
Processo de aprendizagem/familiarização dos instrumentos disponíveis de hedge. Destinação de pessoa/equipe especifica para a área. Destinação de recurso financeiro para a entrada e manutenção das estratégias Criação e implantação de controles e avaliações das operações tomadas de acordo com a política da empresa.
36
Processo de implantação política de risco
ANÁLISE DE MERCADO OBJETIVOS E METAS COLETA DE DADOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO COMERCIAL Planejamento EXECUÇÃO Planning Where is the company going? Goals / Objectives / Areas of concern Where has the company been? Purchase or sales quantities, timing, pricing Define realistic expectations. Expectations of FCStone, and of client Create Commodity Specific Strategic Plan to impact customer goals, objectives and expectations Performance FCStone consultant gathers Industry Intelligence daily Industry Intelligence is used to create a “market opinion”. FCStone consultant reviews goals / objectives and meshes with “market opinion”. FCStone consultant interacts with customer with suggestions for activity (execution) Buying, selling, hedging, basis opportunities executed. Client must fully understand (Education) and approves all decisions made. YOU are in control! monitoramento Month end reports reviewed by client. Daily and weekly summarization of results along with year end summary as it relates to goals, budgets, etc. Year end performance assists in the planning of goals, objectives, and expectations for the following fiscal year MENSAL SEMANAL Monitoramento 36
37
www.fcstone.com | www.intlassets.com
Glauco Monte Planning Where is the company going? Goals / Objectives / Areas of concern Where has the company been? Purchase or sales quantities, timing, pricing Define realistic expectations. Expectations of FCStone, and of client Create Commodity Specific Strategic Plan to impact customer goals, objectives and expectations Performance FCStone consultant gathers Industry Intelligence daily Industry Intelligence is used to create a “market opinion”. FCStone consultant reviews goals / objectives and meshes with “market opinion”. FCStone consultant interacts with customer with suggestions for activity (execution) Buying, selling, hedging, basis opportunities executed. Client must fully understand (Education) and approves all decisions made. YOU are in control! monitoramento Month end reports reviewed by client. Daily and weekly summarization of results along with year end summary as it relates to goals, budgets, etc. Year end performance assists in the planning of goals, objectives, and expectations for the following fiscal year | 37
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.