A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS TECIDOS DO CORPO HUMANO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS TECIDOS DO CORPO HUMANO"— Transcrição da apresentação:

1 OS TECIDOS DO CORPO HUMANO
Epitelial, Conjuntivo, Muscular e Nervoso.

2

3

4 EPITELIAL TECIDOS DO CORPO CONJUNTIVO MUSCULAR NERVOSO

5 TECIDO EPITELIAL Jogador da Seleção Brasileira de Voleibol - Leandro Vissotto. Apresenta 2 m e 11 cm de altura.

6 TECIDO EPITELIAL E SUAS CARACTERISTÍCAS
Os epitélios são formados por célula justapostas com pouca substância entre elas; Esse tecido fornece proteção e trocas entre o exterior e o interior, revestimento e secretora (glândulas); Então, os epitélios podem ser de revestimento ou de secreção.

7

8 Classificação dos tecidos epiteliais
Epitelial de revestimento Podem ser classificados quanto: ao número de camadas celulares: simples, estratificado, pseudoestratificado e de transição. a forma das células presentes na camada superficial: pavimentoso, cúbico e prismático.

9 Tipos de epitélios

10 Um epitélio de revestimento – a epiderme

11 OS TECIDOS EPITELIAIS FORMAM AS GLÂNDULAS

12 PRINCIPAIS GLÂNDULAS SUBSTÂNCIA PRODUZIDA ONDE ATUAM SUDORÍPARAS Suor No equilíbrio térmico. SEBÁCEAS Sebo. Impedir que muita água seja perdida. PÂNCREAS Suco pancreático, insulina e glucagon. Na digestão e no equilíbrio da glicose no sangue. HIPÓFISE GH, prolactina e ADH. Crescimento, produção de leite e regulação da água. OVÁRIOS Estrógeno e progesterona. Características secundárias na mulher(puberdade) TESTÍCULOS Testosterona Características secundárias no homem (puberdade)

13 TECIDO CONJUNTIVO

14 FUNÇÕES E COMPOSIÇÃO São responsáveis pelo preenchimento, sustentação e transporte de substância. Apresenta três componentes básicos: células, fibras e substância extracelular; A classificação desses tecidos baseia-se na composição de suas células e na proporção entre os elementos da matriz extracelular.

15 Assim como o cimento liga um tijolo a outro o tecido conjuntivo liga os órgãos e as células.

16 TIPOS DE TECIDOS CONJUNTIVOS
FROUXO DENSO ADIPOSO TIPOS DE TECIDOS CONJUNTIVOS CARTILAGINOSO ÓSSEO HEMOCITOPOÉTICO

17 TECIDO CONJUNTIVO FROUXO
Preenche espaços não ocupados por outros tecidos. Envolve nervos, músculos e vasos sanguíneos e linfáticos. As fibras desse tecido estão frouxamente unidas entre si e podem ser de três tipos: elásticas, reticulares e colágenas. Fibras elásticas: são formadas proteínas, as elastinas e apresentam boa elasticidade.

18 TECIDO CONJUNTIVO FROUXO
Fibras colágenas: são muito resistentes à tração. Fibras reticulares: são formadas por colágeno bem finos e que se ramificam. Suas fibras se entrelaçam formando um retículo.

19 TECIDO CONJUNTIVO DENSO
Há predomínio de fibroblastos e de fibras colágenas. Pode ser classificado em: Não modelado: formado por fibras colágenas dispostas em feixes sem orientação fixa. Ex. derme. Modelado: formado por fibras colágenas dispostas em feixes com orientação fixa. Ex. tendões.

20 TECIDO CONJUNTIVO DENSO
Tecido conjuntivo denso não modelado Tecido conjuntivo denso modelado

21 Tecido Conjuntivo Adiposo
Nesse tecido a substância intercelular é reduzida e as células são ricas em lipídios. Esse tecido tem como funções: reserva de energia, proteção contra choques mecânicos e isolante térmico.

22 Tecido Conjuntivo Reticular
Suas fibras e células são reticulares. Tem como função dar suporte a células formadoras de células do sangue. Pode ser encontrado na medula óssea vermelha, amígdalas, timo e baço.

23 Tecido Conjuntivo Cartilaginoso
A cartilagem tem a consistência firme, mas é flexível. Tem como funções: preenchimento de superfícies. É encontrada na orelha, nariz, traqueia e etc.

24 Tecido Conjuntivo Cartilaginoso
Suas células típicas são os condroblastos (produzem fibras) e os condrócitos. Cartilagem hialina: apresenta matriz homogênea, com quantidade moderada de fibras colágenas. Cartilagem elástica: além de fibras colágenas, apresenta grande número de fibras elásticas. Cartilagem fibrosa: é rico em fibras colágenas.

25 Tecido Conjuntivo Ósseo
É responsável pela sustentação e contém sais minerais e colágeno, que fornece certa flexibilidade aos ossos. Suas células são os osteócitos.

26 Tecido Conjuntivo Sanguíneo
È formado pelo plasma e células como: hemácias, leucócitos e plaquetas.

27 E o vírus Ebola, como se adquire? Paciente com a febre hemorrágica.

28 TECIDO MUSCULAR

29 CARACTERÍSTICAS As células do tecido muscular são chamadas de fibras musculares e possuem a capacidade de se contrair e alongar; Pode ser de três tipos: tecido muscular liso, tecido muscular estriado esquelético e tecido muscular estriado cardíaco.

30

31 TECIDO MUSCULAR O tecido muscular liso apresenta uma contração lenta e involuntária; Está presente nos órgãos internos, como a bexiga, estômago, intestino e vasos sangüíneos.

32 TECIDO MUSCULAR O tecido muscular estriado esquelético apresenta uma contração rápida e voluntária. Está ligado aos ossos e atua na movimentação do corpo.

33 TECIDO MUSCULAR O tecido muscular estriado cardíaco apresenta uma contração rápida e involuntária.

34 TECIDO NERVOSO As células do tecido nervoso são denominadas neurônios;
São capazes de receber estímulos e conduzir a informação para outras células através do impulso nervoso.

35

36 VOCÊ SABE O QUE É A ELA? É uma doença degenerativa, provocada pela progressiva degeneração do primeiro neurônio motor no cérebro e no segundo neurônio inferior da medula espinhal.


Carregar ppt "OS TECIDOS DO CORPO HUMANO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google