Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouThomas Savedra Alterado mais de 9 anos atrás
1
Visite nosso site ! www.latitude23.com.brwww.latitude23.com.br - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages
2
2. Criar um Mapa de Declividade A elaboração de um mapa de declividade em TNTmips usa como ponto inicial um modelo digital de elevação (MDE) e envolve seguintes passos intermediários: 1. MDE2. Declive 3. Classes de Declive - Raster 4. Classes de Declive - Vetor 5. Classes de Declive - Vetor suavizado 6. Classes de Declive - Talhões
3
2. Criar um Mapa de Declividade Clique em “Terreno” > “Propriedades Topográficas...”.
4
2. Criar um Mapa de Declividade Clique em “Raster...” para carregar o modelo digital de elevação.
5
2. Criar um Mapa de Declividade Selecione o modelo digital de elevação “MDE”. A seguir, clique em “OK”. Navegue até o arquivo de projeto “Análise de Terreno.rvc” e entra nele, clicando 2x.
6
2. Criar um Mapa de Declividade Escolhe um dos métodos de reamostragem “Superfície quadrada...”, que suavizem eventuais dados discrepantes de altura. Escolhe “Declive”. O raster de 32-bit a ser criado mostra a declividade em graus ou porcentagem (100% = 45°) de cada cela e será usado como um produto intermediário para criar o mapa de declividade. A seguir, clique em “Executar”. O tamanho das celas de nosso MDE é de 29,1 x 30,8m.
7
2. Criar um Mapa de Declividade Aceite o nome sugerido e clique em “OK”. Navegue até o arquivo de projeto “Análise de Terreno.rvc” e entra nele, clicando 2x.
8
2. Criar um Mapa de Declividade Clique em “Sair” para encerrar o processo.
9
2. Criar um Mapa de Declividade Em um segundo passo, vamos agrupar o raster em classes de declividade. Clique em “Aplicação” > “GeoFórmula...”.
10
2. Criar um Mapa de Declividade Escolhe “Abrir uma fórmula existente” e clique em “OK”.
11
2. Criar um Mapa de Declividade Navegue até a pasta “Dados Tutorial Análise de Terreno”. Selecione “Classes de Declividade” e clique em “OK”.
12
2. Criar um Mapa de Declividade Selecione raster a ser usado na fórmula e clique em “OK”. Navegue até o arquivo de projeto “Análise de Terreno.rvc” e entra nele, clicando 2x. A GeoFórmula pede abrir o raster a ser usado na fórmula.
13
2. Criar um Mapa de Declividade Escolhe “8-bit sem +/-” como raster de saída. Ajuste os parâmetros de saída conforme sugerido. No final, clique na aba “Script”.
14
2. Criar um Mapa de Declividade O script converte o raster de declividade em um raster de classes de declividade: Em nosso exemplo, o raster de saída resulta em 6 classes de declividade: Classe Declividade (%) ----------------------------------------------------------- 1 0 - 4 2 4 - 8 3 8 - 12 4 12 - 15 5 15 – 20 6 >20 O script converte o raster de declividade em um raster de classes de declividade: Em nosso exemplo, o raster de saída resulta em 6 classes de declividade: Classe Declividade (%) ----------------------------------------------------------- 1 0 - 4 2 4 - 8 3 8 - 12 4 12 - 15 5 15 – 20 6 >20 Clique no ícone “Executar...” para criar o raster de classes de declividade.
15
2. Criar um Mapa de Declividade Navegue até o arquivo de projeto “Análise de Terreno.rvc” e entra nele, clicando 2x. Digite o nome sugerido e clique em “OK”.
16
2. Criar um Mapa de Declividade Clique em no “X” para encerrar o processo.
17
2. Criar um Mapa de Declividade Clique em “Imagem” > “Converter” > “Raster para Limites Geométricos...”. Em um próximo passo vamos converter o raster em um vetor. O mapa de declividade na forma vetorial permite maior poder analítico como combinação com outros vetores e cálculo de área de cada classe de declividade.
18
2. Criar um Mapa de Declividade Clique em “Selecionar...” para selecionar o raster a ser convertido.
19
2. Criar um Mapa de Declividade Navegue até o arquivo de projeto “Análise de Terreno.rvc” e entra nele, clicando 2x. Clique 2x em “Classes de Declividade” para transferir o raster para a área de seleção. A seguir, clique em “OK”.
20
2. Criar um Mapa de Declividade Ative “Gerar Tabelas de Atributos de Padrão” para futuros cálculos da extensão das classes de declividade. A seguir, clique em “Executar...”. Escolhe “Vetor” como tipo de saída, que oferece mais operações analíticas do que CAD em TNTmips.
21
2. Criar um Mapa de Declividade Navegue até o arquivo de projeto “Análise de Terreno.rvc” e entra nele, clicando 2x. Aceite o nome sugerido e clique em “OK”.
22
2. Criar um Mapa de Declividade Clique em “Sair” para encerrar o processo.
23
2. Criar um Mapa de Declividade Em um próximo passo vamos suavizar o traçado dos polígonos das classes de declividade para representar melhor a realidade. Clique em “Geométrico” > “Filtrar...” para iniciar o processo de suavização.
24
2. Criar um Mapa de Declividade Clique em “Selecionar...”para selecionar o vetor a ser suavizado.
25
2. Criar um Mapa de Declividade Navegue até o arquivo de projeto “Análise de Terreno.rvc” e entra nele, clicando 2x. Clique 2x em “Classes de Declividade” para transferir o vetor para a área de seleção. A seguir, clique em “OK”.
26
2. Criar um Mapa de Declividade Clique em “Densificação de Linha”.
27
2. Criar um Mapa de Declividade Ajuste os parâmetros sugeridos e clique em “Teste”.
28
2. Criar um Mapa de Declividade Observe a suavização dos polígonos em laranja. A seguir, clique em “Executar...” para salvar a suavização.
29
2. Criar um Mapa de Declividade Navegue até o arquivo de projeto “Análise de Terreno.rvc” e entra nele, clicando 2x. Digite o nome sugerido e clique em “OK”.
30
1. Criar um Mapa de Declividade Clique em “OK” e a seguir em “Sair” para encerrar o processo.
31
1. Criar um Mapa de Declividade Por fim, vamos recortar o mapa de declividade dentro do limites dos talhões. Clique em “Geométrico” > “Combinar...” para iniciar o processo de recortar.
32
1. Criar um Mapa de Declividade Clique em “Selecionar...” para selecionar o primeiro vetor. Convenhamos que seja o “bolo” (mapa de declividade). Escolhe a operação “Cruzar (E)”. Esta operação também é conhecida como “interseção”. O vetor resultante é a área coberta pelos 2 vetores combinados.
33
1. Criar um Mapa de Declividade Navegue até o arquivo de projeto “Análise de Terreno.rvc” e entra nele, clicando 2x. Clique 2x em “Classes de Declividade Final” para transferir o vetor para a área de seleção. A seguir, clique em “OK”.
34
1. Criar um Mapa de Declividade Clique em “Vetor...” para selecionar o segundo vetor. Convenhamos que seja o “cortador de bolo” (talhões).
35
1. Criar um Mapa de Declividade Selecione o vetor “Talhões” e clique em “OK”. Navegue até o arquivo de projeto “Análise de Terreno.rvc” e entra nele, clicando 2x.
36
1. Criar um Mapa de Declividade A seguir, clique em “Executar...”.
37
1. Criar um Mapa de Declividade Navegue até o arquivo de projeto “Análise de Terreno.rvc” e entra nele, clicando 2x. Digite o nome sugerido e clique em “OK”.
38
1. Criar um Mapa de Declividade Clique em “OK” e a seguir em “Sair” para encerrar o processo.
39
1. Criar um Mapa de Declividade Vamos exibir o vetor de declividade. Clique em “Principal” > “Exibição...”.
40
1. Criar um Mapa de Declividade Clique primeiro no ícone “Novo” e a seguir em “Exibição em 2D...”.
41
1. Criar um Mapa de Declividade Navegue até o arquivo de projeto “Análise de Terreno.rvc” e entra nele, clicando 2x. Clique 2x em “Classes de Declividade Final” para transferir o vetor para a área de seleção. A seguir, clique em “OK”.
42
1. Criar um Mapa de Declividade Vamos associar cores às classes de declividade. Clique no ícone “Controle das Camadas”.
43
1. Criar um Mapa de Declividade Primeiramente, selecione a aba “Polígonos”. A seguir, escolhe “Novo- por meio de Atributo...” como estilo.
44
1. Criar um Mapa de Declividade Selecione tabela “VALORCELA” e campo “Valor”, que contem a informação sobre as classes de declividade. Ajuste os parâmetros conforme sugerido, que resulta em estilos embutidos no vetor. A seguir, clique em “OK”.
45
1. Criar um Mapa de Declividade Ajuste as configurações conforme sugerido e clique em “OK”.
46
1. Criar um Mapa de Declividade Os estilos foram automaticamente criados. Clique a seguir em “OK”.
47
1. Criar um Mapa de Declividade Digite o nome sugerido. Esta tabela contem as informações de estilo e pode ser transferido para outros vetores.
48
1. Criar um Mapa de Declividade A seguir, clique em “OK” para visualizar o vetor de classes de declividade com o novo estilo. O novo estilo foi selecionado.
49
1. Criar um Mapa de Declividade Observação: Para ter uma legenda mais legível com os valores “0 – 4%, “4 - 8%” etc. precisa-se criar um campo com estes valores. Veja módulo 4 do tutorial Agricultura de Precisão que ensina como criar um campo. Parabéns! Você criou um mapa de declividade com seguintes classes: Classe Declividade (%) ----------------------------------------------------------- 1 0 - 4 2 4 - 8 3 8 - 12 4 12 - 15 5 15 – 20 6 >20 Parabéns! Você criou um mapa de declividade com seguintes classes: Classe Declividade (%) ----------------------------------------------------------- 1 0 - 4 2 4 - 8 3 8 - 12 4 12 - 15 5 15 – 20 6 >20
50
1. Criar um Mapa de Declividade Clique em “Exibir” > “Sair” para encerrar o processo.
51
1. Criar um Mapa de Declividade Clique em “Sim”.
52
Visite nosso site para conhecer toda a série de tutoriais da Latitude 23: http://latitude23.com.br/tntmips-treinamento-cursos/ http://latitude23.com.br/tntmips-treinamento-cursos/ Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages Parabéns! Você concluiu o tutorial com sucesso. Continue com o próximo módulo do tutorial. AVISO! Para imprimir a versão PDF, use a configuração “Escala de cinza” ou de preferência “Preto e branco puro” da sua impressora para economizar tinta.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.