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Diário de Bordo de Dalcilene Borges UNIMINAS

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Apresentação em tema: "Diário de Bordo de Dalcilene Borges UNIMINAS"— Transcrição da apresentação:

1 Diário de Bordo de Dalcilene Borges UNIMINAS
Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Diário de Bordo de Dalcilene Borges JUNHO/2006

2 Introdução Momento significativo Considerações finais Vivências
Música Marcante Considerações finais

3 Introdução Este trabalho tem sido de grande valia, pois tenho aprendido muito na realização do meu diário de bordo,nele serão abordados alguns vivências que a classe elaborou para reflexão tanto para meu crescimento educacional,também profissional e principalmente pessoal,pois essas reflexões nos ajuda a repensar nossas atitudes. voltar

4 Vivências Conflitos em grupos Preconceito Confiança interpessoais
Interação Conflitos em grupos Preconceito O zepelim APRENDIZAGEM voltar

5 Confiança interpessoal
Descrição metodologia Considerações pessoais Voltar

6 Confiança interpessoal
Descrição: Objetivos: Esta vivência tem como finalidade fazer uma reflexão sobre as coisas que não conseguiu realizar e projetar a confiança noutra pessoa para a realização futura daquilo que gostaria, mas não tem tempo para fazer. Destinado a grupos que trabalham juntos ou já convivem. Material: Duas velas. voltar

7 Confiança interpessoal
Metodologia: Para o inicio desta vivência o facilitador deverá ter a mão, um toco de vela visível bem pequeno,já quase no fim. A vela grande deverá estar guardada,sem que o grupo veja. A) Orientar para que o grupo fique posicionado em circulo,assentado em cadeiras ou de pé. B) Acender o toco de vela e colocar para o grupo as instruções. c) “Esta vela que esta se acabando é você. Ela representa o final das nossas atividades aqui. Muitas coisas poderiam ter sido ditas, mas não foram, nem foram realizadas. Você esta no seu instante final e esta é uma oportunidade única – é sua despedida. O que gostaria de dizer ou a quem gostaria de se dirigir?” seguir

8 Confiança interpessoal
D) Iniciar por um voluntário, que passará o toco de vela para o vizinho da direita, que se coloca e passa a próxima pessoa e, assim sucessivamente até ter-se completado a roda. E) Acender a vela nova e grande. Recomeçar com o mesmo voluntário do inicio e dizer o seguinte: F) “ Esta vela é você em um novo começo, representando o que você não fez até hoje, mas gostaria de fazer. Que pessoa você escolheria para depositar toda a sua confiança e dar continuidade ao que você não pode realizar? Dirija –se até ela e passe a vela.” G) Deixar os participantes livres para se dirigirem a quem quiserem. H) Várias pessoas poderão receber a vela e algumas poderão não ser escolhidas - na vida é assim... Ao final abrir para depoimentos adicionais – sentimentos, emoções, recados extras, e outros. voltar

9 Conflitos em grupo Descrição metodologia Considerações pessoais voltar

10 Conflitos em grupo Descrição Objetivos:
Experimentar situação de conflito num grupo, com pessoas não comprometidas, exercitando a liderança no caos e diante do imprevisível, a criatividade e a comunicação. Destinado a grupos que trabalham juntos ou já convivem. Material: Revistas usadas, cartolina ou papel flip-chart, canetinha, cola, tesoura, lápis de cor ou giz de cera. voltar

11 Conflitos em grupo Metodologia:
Antes de iniciar os procedimentos, o facilitador deve comentar que a vivência a ser realizada é a decoração de todas as atividades realizadas, por isso é preciso um envolvimento de todos os participantes da sala para a realização da atividade. Previamente escolher os participantes, que irão “minar” o projeto do seu grupo. As pessoas escolhidas NÃO PODEM, de forma alguma ser vistas conversando com o facilitador e NÃO PODEM, uma saber das outras – sua missão será impedir da forma mais sutil a criatividade possível,que o grupo construa alguma coisa. Seja lá o que for sendo construído pelo grupo a ordem é DESTRUIR. O ideal é ter dois sabotadores por cada grupo. seguir

12 Conflitos em grupo seguir
A) Distribuir os participantes em grupos de modo que as pessoas escolhidas para minar os projetos estejam espalhadas em todos os grupos. B) Colocar á disposição todo material existentes os próprios grupos pegarão o que precisam. C) Vocês vão construir esse material, conforme a criatividade e a competência de vocês, algo que represente ou caracterize tudo o que foi vivenciado e aprendido até aqui. D) Conceder um tempo de vinte minutos. E) Ficar observando a performance dos grupos,provavelmente,após de uns dez minutos os problemas já aparecerão. F) Ser rigoroso em relação ao tempo,ficar sempre lembrando quanto tempo falta para o terminar. G) Os membros dos grupos começaram a perceber que algo esta errado,e muitas reações podem ser desencadeadas. Desde imobilizar a pessoa que esta prejudicando,até a querer colocar esta pessoa para fora do grupo. seguir

13 Conflitos em grupo H) É necessário que o facilitador finja não saber o que esta ocorrendo e tenha segurança para agüentar o que acontece nos grupos. I) Os sabotadores devem se manter firmes, e em nenhum momento,fazer saber que tudo foi combinado(se for o caso,sutilmente sinalizar para que eles sejam criativos e artistas). J) Decorridos os vinte minutos,faz-se a apresentação dos trabalhos – nenhum deles deverá,diante do que aconteceu, sair perfeito,alguns estarão rasgados,amassados, etc. K) O facilitador, ainda fingindo não saber de nada, perguntará em tom decepcionado “o que aconteceu?”. Depois da apresentação e de muita acusação,faz-se a revelação dos sabotadores. Concluir com a reflexão de que é necessário a cooperação de todos. Basta uma pessoa não querer para que o trabalho todo do grupo seja prejudicado voltar

14 Interação de grupo metodologia Descrição Considerações pessoais Voltar

15 Interação de grupo Descrição:
Objetivos: Promover momento de interação entre as pessoas do grupo, incentivando-as à reflexão da importância de um trabalho em equipe e de sua função como membro deste grupo. Destinado a diversos grupos já convivem nos diversos ambientes (familiar, escolar, empresarial). voltar

16 Interação de grupo Metodologia 1) Aquecimento:
Orientar os participantes para sentarem em círculo; distribui para cada participante uma folha de papel sulfite e um giz de cera; em seguida orienta para desenhar uma sobrancelha e passar a folha adiante até que o rosto se complete. 2) Dinâmica emboladão: Faz-se um círculo de mãos dadas com todos os participantes da dinâmica. Pede-se que cada um grave exatamente a pessoa em que vai dar a mão direita e a mão esquerda. Em seguida pede que todos larguem as mãos e caminhem aleatoriamente). Ao sinal, o Coordenador pede que todos se abracem no centro do círculo" bem apertadinhos". Então, pede que todos se mantenham nesta posição como estátuas, e em seguida dêem as mãos para as respectivas pessoas que estavam de mãos dadas anteriormente (sem sair do lugar). Então pedem para que todos, juntos, tentem abrir a roda, de maneira que valha como regras: Pular, passar por baixo, girar e saltar. seguir

17 Interação de grupo 3) Encerramento:
Embrulha-se em forma de presente alguma guloseima que possa ser dividida entre todos os componentes do grupo. Dispor de mensagens para que o presente passe entre todos. Estas mensagens devem conter adjetivos de otimismo que serão atribuídos entre os participantes, e os mesmo irão se indicar, ex: o mais charmoso, o mais amigo. Quando todos pegarem no presente e receberam um adjetivo e uma mensagem, pedir ao último participante que distribua para todos o presente. Ao fim, pegar um rolo de barbante, e orientar que todos digam uma palavra ou comentem a dinâmica, formando uma rede interligando os componentes do grupo. voltar

18 O zepelim metodologia descrição Considerações pessoais voltar

19 O zepelim Descrição: Objetivos: Exercitar negociação e poder de persuasão, consenso e equilíbrio emocional. Destinado a quaisquer grupos com até trinta pessoas. Material: Cópia do texto-situação (uma para cada grupo) voltar

20 O zepelim Metodologia: Aquecimento: dinâmica formando grupos.
Escolher uma ou outra pessoa para ficar de braços dados , caminhar dois a dois pela sala. Após algumas voltas pedir que se formem grupos com três pessoas, logo de quatro e depois de cinco. seguir

21 O zepelim 2) Ação: dinâmica do Zepelim.
Distribuir o texto-situação que diz: “ Vocês estão dentro de um balão Zepelim, que está perdendo altura e se chocará com um edifício, dentro de cinco minutos. Havendo o choque, todos morrerão. Se permanecerem apenas três pessoas no balão, ele ganhará novamente altura e o choque será evitado, salvando-se, assim, essas três pessoas. Diante disso, duas pessoas terão que saltar do balão... E não há pára-quedas”. Dizer que cada grupo terá vinte minutos para discutir a situação e decidir, por consenso, quem se salvará, a partir dos argumentos apresentados. voltar

22 Aprendizagem metodologia descrição Considerações pessoais voltar

23 Aprendizagem Descrição:
Objetivos: Internalizar conceitos de aprendizagem. Destinado a diversos grupos já convivam ou não. Material: folhas de papel com nove pontos desenhados, lápis ou canetas. voltar

24 Aprendizagem Metodologia: 1) Aquecimento:
Orientar que o grupo forme um círculo com braços entrelaçados fortemente, deixando de fora alguns membros que tentarão entrar no círculo. É de grande importância observar se este aquecimento mexeu com as emoções e sentimentos dos participantes, caso tenha ocorrido é necessário antes de prosseguir fazer uma discussão sobre o tema proposto. seguir

25 Aprendizagem 2) Dinâmica dos nove pontos:
Distribuir folha de papel contendo nove pontos e indicar aos participantes que com apenas quatro retas toquem todos os pontos sem retirar o lápis do papel. Sempre instruir que devem romper barreiras, que devem fazer diferente. Pode-se observar nesta vivência se as pessoas buscam respostas através de seus aprendizados anteriores ou se ficam na “mesmice” aguardando a resposta pronta de alguém. 3) Encerramento: Apresentação de mensagem com tema aprendizagem, PowerPoint. voltar

26 Preconceito metodologia descrição Considerações pessoais voltar

27 Preconceito Preconceito Objetivo:
Refletir sobre o preconceito que depositamos em outra pessoa sem sabermos o que aquela pessoa realmente é, sem nos preocuparmos em ver apenas que ela representa para a sociedade como um todo. voltar

28 Preconceito Metodologia Ação: Frases, palavras ou expressões, que
expresse rótulos. Colocar na cabeça dos membros do grupo um rótulo indicando palavras que a sociedade descrimina, de modo que a pessoa não saiba o que esta escrito. Orientar as pessoas que façam apresentações uns para os outros sobre seus rótulos, com gestos e conversar entre si, de modo que a pessoa do rótulo não saiba o que está escrito. Mostrando apenas gestos e expressões. voltar

29 Considerações pessoais: vivência confiança interpessoal
Gostei muito de ter participado dessa vivência.Na verdade nunca pensamos o que deixamos de fazer e com isso nunca planejamos para o futuro o que poderíamos fazer melhor. Na maioria das vezes nós nos fechamos em nosso mundo e esquecemos de nos abrirmos para o resto do mundo. Temos a mania de pedir ajuda quando precisamos e somos orgulhosos demais para admitirmos que precisamos.Queremos sempre resolver tudo sozinhos.E acabamos esquecendo de vivemos em meio a uma sociedade e dentro dela temos o nosso grupo, o nosso meio social e principalmente nossa família e são as nossos “amuletos” no momento de mais necessidade o que acontece é que nunca lembramos ou até mesmos somos orgulhosos demais para lembrar que podemos contar com essa ajuda e acabamos não conseguido realizar nossos objetivos.

30 Considerações pessoais: vivência preconceito
“Preconceito” a maioria das pessoas sente, mas ninguém admite sentir, pois a sociedade condena os preconceituosos, mas em contra partida ignora as pessoas que agem de forma diferente que a forma determinada como sendo certa. Quem somos nós para determinamos o certo do errado uma vez que quem determina o que é certo do que é errado é a própria sociedade e se alguém ousar a agir de forma a contrariar as normas proposta é totalmente ignorado O preconceito foi criado pela sociedade uma vez que se determina que menina só brinca com boneca e menino só brinca com carrinho essa é uma maneira de criarmos um preconceito e de determinarmos o que é certo do que é errado e essa determinação eu considero como preconceito. As nossas escolhas devem ser determinadas para que eu seja feliz e não para agradar essa ou aquela pessoa.Essa ou aquela pessoa que me aceitar da forma que eu escolhi para ser feliz. voltar

31 Considerações pessoais: Conflitos em grupo
Participar de uma vivência onde há um intruso sem que saibamos da existência dele deixam os demais participantes sem reação e a partir daí precisamos repensar nossos atos em relação a outras pessoa pessoas nos atentar se estamos tendo ou não paciência com alguém que pode estar passando por algum problema.Pois as vezes a ação da pessoa é apenas para chamar nossa atenção e se somos pessoas desatentas a tendência e sempre brigar ou ignorar essa pessoa com problemas, ou as vezes essa pessoa nem tem problemas,apenas ela se sente no direito de se meter em tudo e sempre acha que a opinião dela é sempre mais importante que a opinião de todos e então precisamos ter paciência e coragem para mostrar para essa pessoa que nem sempre a opinião própria é que deve prevalecer.Achei muito importante participar dessa vivencia pois através dela pude perceber que as pessoas nem sempre são maleáveis a aceitar a opinião alheia. VOLTAR

32 Considerações pessoais: vivência da interação
E sempre importante estarmos dispostos a interagir com a sala para que a vivencia ou dinâmica flua corretamente.E pelo que tenho percebido a sala em se interagido muito bem com todas as dinâmicas e vivencias apresentadas.E acho que isso tem colaborado para que os trios tenham empenho em elaborar tais atividades.E essa vivencia da interação mostrou muito bem isso, pois a turma expôs tos os sentimentos de interação da sala e quais são suas expectativas para o futuro. Acho que essa vivencia de interação mostrou-me que precisamos ceder e precisamos buscar sempre a interagir com outros colegas que não fazem parte de nosso dia-a-dia, pois pelo que percebi toda vez que iríamos nos dirigir a alguém ,sempre procurávamos pessoas que tinha um convívio mais próximo e que tínhamos uma maior confiança e é isso que precisamos nos atentar a não formar grupos isolados em um ambiente onde o grupo precise de uma união que é o caso de colegas de faculdade, pois acho que mais cedo ou mais tarde sempre vamos precisar de pessoas que não se estão dentro do nosso grupo isolado. Por isso é um alerta a nossa consciência se a maneira que estamos agindo está adequada ao ambiente que freqüentamos. voltar

33 Considerações pessoais vivência zepelim
Essa vivência colabora para o poder de decisão,uma vez que temos uma pessoa para pular e outra para se salvar e necessário neste momento agir com cautela para que não nos arrependermos mais tarde, pois não tem volta uma vez decidido a situação jamais terá retorno. Foi muito importante participar dessa dinâmica,pois nos ajuda a refletir sobre nossas decisões diárias. E um fator importante e analisar o quanto as pessoas são importantes em nossa vida . voltar

34 Considerações pessoais : vivência aprendizagem
Foi muito bom participar como instrutora dessa dinâmica,pois propiciar momentos de reflexão é sempre muito importante ,para que as pessoas possam repensar suas atitudes. Uma vez que nunca paramos para pensar em nossas ações,as vezes faz se necessário que alguém nos empurre para realizada para procurarmos agirmos de forma diferente sem barreiras e sem limitações como é abordado no desenho dos noves pontos ,romper barreiras, ir além da nossa zona de conforto, arriscar-se, e quem sabe descobrir que sempre existe uma segunda chance,uma segunda opinião. voltar

35 Momento significativo
Creio que no momento atual não há nada mais marcante que a copa do mundo ,nações inteiras se mobilizam para torcer e acompanhar esse evento mundial por isso é momento onde guerras são momentaneamente interrompidas e povos do mundo inteiro se interagem por uma mesma causa. Futebol é isso,tem o poder de encantar povos de várias raças e nações. voltar

36 Hoje é o dia D, é ganhar ganhar ganhar, e mais uma vez vamos pra frente da TV sofrer sofrer sofrer. A ultima partida nao vi, ouvi em um radinho a pilha no hospital, foi uma bela goleada. Penso que talvez seria melhor eu nao assistir a  partida de hoje, talvez eu de mais sorte para a nossa canarinho. A camiseta sei que só vestirei depois da partida, não deu sorte assistir com ela no corpo. Então vamos lá seleção canarinho, bola na rede, seria muito vergonhoso perder agora, eu não quero italiano batendo na minha porta e não quero tirar a bandeira da sacada. Pra Frente Brasil! Avante Brasil!

37 Considerações finais voltar
A elaboração desse diário foi muito importante para meu desenvolvimento educacional, pois através dele consegui desenvolver habilidades as quais jamais pensei que fosse capaz de executar.Trabalhar com essa ferramenta que no primeiro momento parece um bicho de sete cabeça se torna no final um cordeirinho. Isso serve também como lição para nunca dizermos que não somos capazes de realizar uma tarefa, sem ao menos termos tentado. Fica como lição a elaboração desse diário além do que foi enriquecedor a participação do material de apoio para a criação desse projeto,a participação em todas as vivências. Dalcilene Borges voltar


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