A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FEUDALISMO FEUDO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FEUDALISMO FEUDO."— Transcrição da apresentação:

1 FEUDALISMO FEUDO

2 O feudalismo foi um sistema econômico, social, político e cultural vigente na Europa durante a Idade Média. Suas características, entretanto, nunca foram as mesmas no espaço e no tempo: existiam grandes diferenças de uma região para outra; atingiu o apogeu na Alta Idade Média ( século V – X) e entrou em declínio na Baixa Idade Média ( séculos XI – XV).

3 Queda de Constantinopla
ALTA (séc.V a X) BAIXA (séc.X a XV) invasões bárbaras descentralização política ruralização da sociedade formação do feudalismo consolidação da Igreja Cruzadas renascimento comercial ressurgimento urbano crise do feudalismo surgimento da burguesia e do capitalismo IDADE MÉDIA MODERNA ANTIGA 476 dC 1453 Queda de Roma Queda de Constantinopla ORIENTE CIVILIZAÇÃO ÁRABE (séc.VII: Império Islâmico)

4 O Feudalismo vem da fusão de duas culturas: a Germânica e a Romana
O Feudalismo vem da fusão de duas culturas: a Germânica e a Romana. O elemento principal da cultura Germânica era o Comitatus (suserania e vassalagem) , de onde surge a vassalagem. O elemento principal da cultura Romana era o Colonato (servilismo).

5 Vilas, uma tradição romana: Colonato

6 A Economia Feudal Feudo:
unidade de produção agrícola, amonetária e auto-suficiente.

7 ECONOMIA: - agrária e rural. - auto-suficiente
. ECONOMIA: - agrária e rural. - auto-suficiente. - feudo: unidade de produção  propriedade feudal ou senhorial. - pouco uso de moeda. - comércio reduzido  localizado. - baixo nível técnico. - sistema trienal de rotação de culturas: preservação do solo.

8 FEUDO

9 Sociedade: Estamental (posição social definida pelo nascimento, mas não por critérios religiosos como na Índia). Poder vinculado à posse e extensão da terra. Laços de dependência pessoal: SUSERANIA e VASSALAGEM SENHOR e SERVOS. CLERO: terra + poder político + poder ideológico (salvação) NOBREZA: terra + poder político (defesa) SERVOS: obrigações (corvéia, talha, banalidades, tostão de Pedro, dízimo, mão-morta, ...) e VILÕES: quase servos, porém com menos obrigações

10 O padre reza; O nobre protege; o servo trabalha.

11 Relações vassálicas. - relações de dependência pessoal e de obrigações recíprocas. - suserania e vassalagem: nobre e nobre. - suserano: doava a terra (beneficium)  proteção. - vassalo: recebe a terra  fidelidade, auxílio nas guerras, pagamento de resgate. - homenagem (cerimônia): juramento de fidelidade. - ajuda (auxilium) e consulta (consilium) mútuas.

12 PODER LOCAL Os senhores feudais tinham mais forças do que o rei. Cada feudo possuía seu próprio exército, composto principalmente pelos cavaleiros nobres, que eram guerreiros regulares, e por servos convocados, se houvesse necessidade. A cavalaria medieval, constituía um verdadeiro exército particular, fundada nos ideais de honra, lealdade e heroísmo. Ser cavaleiro era ambição de todos os jovens nobres. O treinamento começa a partir dos sete anos de idade, quando serviam de pajens de um senhor, momento em que aprendiam montaria e manejo de armas. Em seguida, tornavam-se escudeiros, acompanhando os senhores cavaleiros nas guerras e nas caçadas.

13 RELAÇÕES DE SUSSERANIA E VASSÁLICAS

14 Sistema de Vassalagem Rei Vassalo real Vassalo real Vassalo real
Vassalo do vassalo real Vassalo do vassalo real Vassalo do vassalo real Vassalo do vassalo real Vassalo do vassalo real Vassalo do vassalo real Vassalo Vassalo Vassalo Vassalo Vassalo Vassalo Vassalo Vassalo Vassalo

15 OS SERVOS As terras do feudo distribuíam-se da seguinte forma:
Manso senhorial – Representava cerca de um terço da área total e nela os servos e vilões trabalhavam alguns dias por semana, toda produção obtida nessa parte da propriedade pertencia ao senhor feudal. Manso servil – Área destinada ao usufruto dos servos. Parte do que era produzido ali era entregue como pagamento ao senhor feudal. Terras comunais – Era a parte do feudo usada em comum pelos servos e pelos senhores. Destinava-se à pastagem do gado, à extração de madeira e à caça, direito exclusivo dos senhores.

16 Feudo Manso Senhorial Manso Servil Manso Comunal Manso Servil

17 ORGANIZAÇÃO DOS FEUDOS
Domínio senhorial – onde ficava o castelo com terras de uso exclusivo do senhor Feudo Senhorial Feudo comunal Terras servil – composto por vários lotes, arrendados aos servos Feudo Servil Terras comuns – composto por bosques e pastos usados tanto pelo senhor como pelos servos

18 Deveres dos Servos Trabalho gratuito de 3 a 5 dias por
Semana no Manso Senhorial. Corvéia Dar parte da produção (3/4) ao Senhor Feudal. Talha Pagamento, em espécie, pela utilização de instrumentos do Feudo. Banalidades Tostão De Pedro Dar 10 por cento da produção feudal para a Igreja Católica. Mão Morta Imposto pago pelos filhos de um servo Para continuar no manso servil do pai.


Carregar ppt "FEUDALISMO FEUDO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google