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3 Módulo Sistemas de referência inerciais e não inerciais.

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1 3 Módulo Sistemas de referência inerciais e não inerciais

2 I – INTRODUÇÃO: Módulo Sistemas de referência inerciais e
- COMPETÊNCIA: Apropriar-se de conhecimentos de Física para, em situações-problema, interpretar, avaliar ou planejar intervenções científico-tecnológicas. 3 Módulo Sistemas de referência inerciais e não inerciais - HABILIDADE: Caracterizar causas ou efeitos dos movimentos dos corpos.

3 II - DEFINIÇÕES: Módulo Sistemas de referência inerciais e
1. Sistema de Referência ou Referencial: - Local onde o observador fixa um sistema de referência para, a partir do qual, estudar o movimento ou o repouso de objetos. 3 Módulo Sistemas de referência inerciais e não inerciais

4 Módulo Sistemas de referência inerciais e não inerciais
2. Ponto Material ou Corpo Extenso: 3 Módulo Sistemas de referência inerciais e não inerciais

5 Módulo Sistemas de referência inerciais e não inerciais
3. Movimento x Repouso: 3 Módulo Sistemas de referência inerciais e não inerciais

6 Módulo Sistemas de referência inerciais e não inerciais 4. Trajetória:
3 Sistemas de referência inerciais e não inerciais 4. Trajetória:

7 1ª Lei de Newton Módulo Sistemas de referência inerciais e
5. Inércia: - Todo corpo tende a permanecer em repouso ou em movimento retilíneo uniforme, a menos que seja obrigado a mudá-lo por forças a ele aplicadas. 1ª Lei de Newton Princípio da Inércia 3 Módulo Repouso ou MRU Sistemas de referência inerciais e não inerciais EQUILÍBRIO 6. Referencial Inercial: - É todo aquele que torna válida a lei da inércia, ou seja, sistema de referência que permanece em repouso ou em movimento retilíneo uniforme.

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7. Referencial não inercial: 3 Módulo Sistemas de referência inerciais e não inerciais

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11 III – EXERCÍCIOS: Módulo Sistemas de referência inerciais e
1. A figura a seguir mostra uma aeromoça servindo bebidas geladas no interior de um avião que voa em M.R.U. com uma velocidade de 900 km/h no sentido mostrado pela flecha. Quando a aeromoça soltar o cubo de gelo G, ele vai cair dentro de qual copo? 3 Módulo Sistemas de referência inerciais e não inerciais

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2. Às vezes, as pessoas que estão num elevador em movimento sentem uma sensação de desconforto, em geral na região do estômago. Isso se deve à inércia dos nossos órgãos internos localizados nessa região, e pode ocorrer a) quando o elevador sobe ou desce em M.U. b) apenas quando o elevador sobe em M.U. c) apenas quando o elevador desce em M.U. d) quando o elevador sobe ou desce em M.V. e) apenas quando o elevador sobe em M.V. 3 Módulo Sistemas de referência inerciais e não inerciais

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3 Sistemas de referência inerciais e não inerciais 3. Numa nave espacial em órbita em torno da Terra, cuja altura é pouco superior a 100 km, o piloto abre um pacote de confeitos de chocolates para vê-los flutuar. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a explicação da flutuação dos confeitos. a) A gravidade é praticamente zero na altitude indicada. b) Não há campo gravitacional fora da atmosfera da Terra. c) A força gravitacional da Terra é anulada pela gravidade do Sol e da Lua. d) O material de que é feito a nave blinda, em seu interior, o campo gravitacional da Terra. e) Nave e objetos dentro dela estão em "queda livre", simulando uma situação de ausência de gravidade.

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4. Um avião sobrevoa, com velocidade constante, uma região, no sentido sul-norte, em relação a um determinado observador. A figura a seguir ilustra como esse observador, em repouso, no solo, vê o avião. Quatro pequenas caixas idênticas de remédios são abandonadas do avião, uma a uma, a pequenos intervalos regulares. O observador tira uma fotografia, logo após o início da queda da quarta caixa e antes da primeira atingir o solo. A ilustração mais adequada dessa fotografia, desprezando os efeitos do ar é apresentada em: 3 Módulo Sistemas de referência inerciais e não inerciais

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5. Ao estudar o movimento dos corpos, Galileu Galilei considerou que um corpo com velocidade constante permaneceria nessa situação caso não atuasse sobre ele qualquer força ou se a somatória das forças, a força resultante, fosse igual a zero. Comparando esse estudo de Galileu com o estudo realizado por Isaac Newton, Lei da Inércia, pode-se afirmar que, para Newton: I - um corpo com velocidade constante (intensidade, direção e sentido) possui força resultante igual a zero; II - um corpo em repouso possui força resultante igual a zero; III - Galileu considerou a velocidade constante no movimento circular. Está correto o que se afirma em: 3 Módulo Sistemas de referência inerciais e não inerciais

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6. No piso de um elevador é colocada uma balança graduada em newtons. Um menino, de massa 40kg, sobe na balança quando o elevador está descendo acelerado, com aceleração de módulo 3,0 m/s2. Se a aceleração da gravidade vale 10 m/s2, determine a indicação da balança em “newtons” nesta situação. 3 Módulo Sistemas de referência inerciais e não inerciais

18 Resolução: N N = 280 N P = 400 N Elevador Descendo Acelerado
P – N = m . a 400 – N = N Logo: a = 3 m/s² N = 280 N Indicação da Balança P = 400 N


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