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MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR Paraná na Agenda Internacional 29 de setembro de 2003 POLÍTICA BRASILEIRA DE PROMOÇÃO DAS.

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1 MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR Paraná na Agenda Internacional 29 de setembro de 2003 POLÍTICA BRASILEIRA DE PROMOÇÃO DAS EXPORTAÇÕES

2 Reduzir a vulnerabilidade externa da economia brasileira mediante a expansão das exportações e a substituição competitiva de importações Melhorar a competitividade de Cadeias Produtivas mediante o adensamento dessas cadeias e agregação de valor ao produto final Objetivos Gerais

3 Modificar o conteúdo tecnológico da estrutura produtiva, ampliando sua capacidade de inovação de forma a melhor atender ao mercado interno e aumentar o dinamismo das exportações Incluir as PMEs em cadeias produtivas nacionais e regionais, bem como em arranjos produtivos locais, contribuindo para a inclusão social, a geração de empregos e a redução das disparidades regionais Objetivos Gerais

4 C O M É R C I O E X T E R I O R

5 O B J E T I V O S Crescimento de 12,7% no valor das exportações, permitindo a geração de cerca de 600 mil novos empregos. Agregação de valor à pauta de exportações Aumentar a participação de produtos dinâmicos na pauta de exportações COMÉRCIO EXTERIOR

6 O B J E T I V O S Consolidação e ampliação de novos mercados. Promover a internacionalização de empresas brasileiras Aumentar a base exportadora COMÉRCIO EXTERIOR

7 Desburocratizar as exportações Reduzir custos financeiros, de logística e de infra-estrutura em geral Desonerar carga tributária Promover agressiva política de promoção comercial (Apex-Brasil) Difundir a cultura exportadora Aumentar a base de empresas exportadoras e de novos produtos de exportação Implementar o Plano Estratégico de Promoção e de Inteligência Comercial P R I N C I P A I S I N I C I A T I V A S COMÉRCIO EXTERIOR

8 PROMOÇÃO COMERCIAL

9 Objetivos Aumentar as exportações brasileiras Diversificar a pauta de exportações Ampliar a base exportadora Promover maior inserção do setor empresarial no processo exportador PROMOÇÃO COMERCIAL

10 Coordenação de atividades de promoção comercial - APEX-Brasil com o objetivo de integrar órgãos, entidades e sistemas de informação e proporcionar unidade à política de promoção comercial do Governo Implementação de política estadual - baseada em metodologia de inteligência comercial que identifica oportunidades no exterior para produtos dinâmicos em função da vocação produtiva regional Difusão da Cultura Exportadora - por meio de ações e iniciativas que mobilizem a comunidade empresarial Plano Estratégico de Promoção Comercial PROMOÇÃO COMERCIAL

11 Levantamento do perfil dos estados brasileiros   seleção de produtos e mercados da pauta de exportação   análise da composição da pauta   análise do perfil e porte das empresas   análise dos setores pelo potencial de geração de emprego   definição da pauta de produtos/setores dinâmicos PROMOÇÃO COMERCIAL Plano Estratégico de Promoção Comercial - Ações

12 Prospecção dos produtos com maior potencial de vendas (INTELIGÊNCIA COMERCIAL)   cruzamento de dados de exportação dos estados com a demanda de outros países, de modo a identificar o potencial importador a ser explorado   identificação de países concorrentes, preços praticados pelo Brasil e pelo mercado mundial, para seleção dos produtos com vantagens comparativas   identificação de empresas importadoras no exterior, por meio de acesso a bases de dados internacionais e/ou consultorias contratadas para prospecção de oportunidades Plano Estratégico de Promoção Comercial - Ações PROMOÇÃO COMERCIAL

13 Nos estados:   encontros com governadores e Secretários de Estado para estabelecimento de protocolos de intenções/acordos ou convênios de cooperação   desenvolvimento de estratégias específicas, de acordo com diagnósticos setoriais e resultados da inteligência comercial   identificação, organização e envolvimento de parceiros locais e nacionais   estabelecimento de metas de inserção de empresas, emprego e de exportação   acompanhamento e aferição permanente de resultados   divulgação para a sociedade das ações e resultados Plano Estratégico de Promoção Comercial - Ações PROMOÇÃO COMERCIAL

14 No exterior:   envolvimento de instituições como pontos de apoio à política de inteligência comercial e promoção de produtos brasileiros no mercado internacional   alocação de recursos humanos e materiais do MDIC para reforço dos pontos de apoio ao exportador no exterior   contratação de consultorias no mercado de prospecção, como complemento de estratégia indicada pela inteligência comercial Plano Estratégico de Promoção Comercial - Ações PROMOÇÃO COMERCIAL

15 No exterior:   consolidação da imagem do produto brasileiro para fortalecimento da MARCA BRASIL no exterior   utilização de personalidades brasileiras para divulgação da imagem do produto brasileiro no exterior   consolidação de parcerias com órgãos e entidades internacionais de promoção comercial Plano Estratégico de Promoção Comercial - Ações PROMOÇÃO COMERCIAL

16 02/abril - Ofício do Ministro ao Governador informando do objetivo e solicitando apoio institucional do estado para o Plano Estratégico 10/abril - Ofício do Governador ao Ministro designando a Secretaria de Estado da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul para coordenar a implementação do referido Plano 26/maio - Apresentação formal do Plano Estratégico de Promoção Comercial 14/agosto - Assinatura do Convênio de Cooperação com o objetivo de incrementar as exportações do estado Ações - Paraná PROMOÇÃO COMERCIAL

17 Principais atividades   prospecção de mercados-alvo potenciais   apoio para os Arranjos Produtivos Locais- APL   desenvolvimento de estratégias específicas   definição de pauta de produtos dinâmicos   organização de eventos de cultura exportadora   capacitação e treinamento empresarial focados setorialmente   organização de missões e feiras comerciais   estabelecimento de metas   acompanhamento de resultados Ações - Paraná PROMOÇÃO COMERCIAL

18 Prospecção de produtos com maior potencial de vendas   cruzamento de dados de exportação do estado com a demanda de outros países  identificação do potencial importador a ser explorado   levantamento de países concorrentes   apuração de preços praticados pelo Brasil   disponibilização de preços praticados pelo mercado mundial   seleção de produtos com vantagens comparativas   identificação de empresas importadoras no mercado externo Inteligência Comercial PROMOÇÃO COMERCIAL

19 “Dos 50 principais países que mais compraram produtos paranaenses até agora, pelo menos 20 podem ser considerados novos mercados” (US$ 1000 FOB) Paísesjan-ago/2003 jan-ago/2002 var(%) China600.809 88.495578 Irã196.262 54.042263 Rússia134.008 80.654 66 A.Saudita102.398 40.065156 Taiwan 43.424 25.101 73 Inteligência Comercial PROMOÇÃO COMERCIAL

20 Artesanato Produtos orgânicos (agrícolas) Confecções têxteis Madeiras e Móveis Eletroeletrônicos Cosméticos Ações - Paraná PROMOÇÃO COMERCIAL


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