A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lítio e Litioterapia PROFESSOR WILSON KRAEMER DE PAULA LIVRE Docente em Enfermagem Psiquiátrica COREN SC 69256LSON.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lítio e Litioterapia PROFESSOR WILSON KRAEMER DE PAULA LIVRE Docente em Enfermagem Psiquiátrica COREN SC 69256LSON."— Transcrição da apresentação:

1 Lítio e Litioterapia PROFESSOR WILSON KRAEMER DE PAULA LIVRE Docente em Enfermagem Psiquiátrica COREN SC 69256LSON

2 Lítio O lítio é sal existente na natureza, componente nutricional do ser humano que, em dose adequada, como um remédio, serve para normalizar as alterações patológicas do humor. O lítio está sendo utilizado como medicamento para transtornos psiquiátricos desde O lítio não é um calmante e não causa dependência ou vício.

3 Frequentemente é designado como “anti maniaco” ou como uma droga “estabilizadora do humor”, devido a sua ação primária na prevenção das oscilações do humor em pacientes com distúrbios afetivo bipolar.

4 Farmacocinética Como se processa o litío: Absorção: Praticamente completa em 6-8 horas; nível plasmáticos máximos em 30 minutos a 2 horas. Distribuição: Na água corporal total, lenta entrada no compartimento intracelular. Não se liga as proteínas.

5 Metabolismo: Nenhum Excreção: Praticamente toda pela urina. Depuração do lítio cerca de 20% da creatinina. Meia-vida plasmática de aproximadamente 20 horas.

6 Farmacodinâmica Apesar de investigações consideráveis, o modo de ação do lítio ainda não foi esclarecido. As principais possibilidades que estão sendo investigadas incluem: seus efeitos sobre eletrólitos e sobre o transporte iônico; seus efeitos sobre neurotrasmissores e sua liberação; seus efeitos sobre os segundos mensageiros que medeiam a ação dos trasmissores. A última destas três abordagens parece ser a mais promissora.

7 Efeitos Colaterais No começo do tratamento com o lítio alguns sintomas podem surgir. Com o passar do tempo essas "reações" melhoram.

8 Efeitos Colaterais No começo do tratamento com o lítio alguns sintomas podem surgir. Com o passar do tempo essas "reações" melhoram. Sintomas boca seca ou sensação de sede, aumento da diurese (urinar muito); náusea ou enjôo ou mal-estar; O Que Fazer beber líquidos à vontade; tomar o “remédio” com a comida;

9 Sintomas tremor de mãos; sonolência sensação de tontura O Que Fazer se persistir, diminuir a quantidade de café, chá e chocolate; no começo, tomar cuidado com máquinas perigosas ou dirigir carro;

10 Sintomas fraqueza nos músculos (pernas); início de diarréia; O Que Fazer melhora com o tempo; se aumentar a freqüência ou apresentar fezes líquidas, procurar o médico rápidamente

11 Sintomas ganho de peso; alergia (manchas na pele); piora da acne (espinha). O Que Fazerente não fazer dietas com medicações ou sem orientação médica. Iniciar dieta desde o começo do tratamento; procurar o médico.

12 O lítio é uma substância que precisa ser medida no sangue para que a dose a ser prescrita seja correta. Assim, cada paciente deverá ter sua dose ajustada. Por isso, no início do tratamento são feitos exames do lítio no sangue ("litemia") de dez em dez dias até o ajuste da dose e depois esse exame será feito apenas para controle.

13 Vantagens da lítioterapia
- é mais barato, seguro, eficaz e pode ser tomado em uma só dose Desvantagens da lítioterapia - a janela terapêutica é estreita, os efeitos colaterais e tóxicos constituem um dos principais motivos de não adesão tratamento, demora da ação (7-14 dias) (Canadian Network, 1997; Bowden,1997)

14 Com a implementação do tratamento medicamentoso espera-se
O tratamento farmacológico dos transtornos bipolares tem como objetivos principais: abortar ou amenizar os sintomas agudos de mania ou depressão; prevenir a recorrência destes episódios e manter o humor estável no período de eutimia (Bowden,1997; Perry et al, 1996). Com a implementação do tratamento medicamentoso espera-se atingir um melhor prognóstico uma redução nas taxas de suicídio um aumento na expectativa de vida uma melhor adaptação psicossocial

15 REFERÊNCIAS Dicionário de Administração de Medicamentos na Enfermagem 2003/2004: Dame.    Rio de Janeiro: EPUB, 2002. Dicionário de Especialidades Farmacêuticas: DEF 99/2000.    São Paulo: JBM, 2000.  RANG, H. P. et al. Farmacologia.   5.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. 


Carregar ppt "Lítio e Litioterapia PROFESSOR WILSON KRAEMER DE PAULA LIVRE Docente em Enfermagem Psiquiátrica COREN SC 69256LSON."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google