A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pronome  É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pronome  É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e."— Transcrição da apresentação:

1 Pronome  É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no tempo.  

2 Os pronomes podem ser: Substantivos: são aqueles que tomam o lugar do substantivo.   Ela era a mais animada da festa. Adjetivos: são aqueles que acompanham o substantivo.   Minha bicicleta quebrou.  

3 Classificação dos pronomes

4 O pronome pode ser de seis espécies:
Pronome pessoal Pronome possessivo Pronome demonstrativo Pronome relativo Pronome indefinido Pronome interrogativo

5 Pronome pessoal Dividem-se em retos e oblíquos.
O pronome pessoal é aquele que indica as pessoas do discurso. Dividem-se em retos e oblíquos.

6 Os pronomes pessoais retos são:

7 Os pronomes pessoais oblíquos podem ser átonos ou tônicos.
São pronomes oblíquos átonos: me, te, o, a, lhe, se, nos, vos, os, as, lhes. Os pronomes pessoais oblíquos átonos, com formas verbais:   A mãe esperava-o ansiosa São pronomes oblíquos tônicos: mim, ti, ele, ela, si, nós, vós, eles, elas. Os pronomes pessoais oblíquos tônicos são usados com preposição: A mãe ansiosa esperava por mim.

8

9 Emprego dos pronomes pessoais
» Os pronomes pessoais retos funcionam como sujeitos de frases: Eu vou à loja, talvez ele esteja lá. » Os pronomes pessoais retos nunca aparecem depois de uma preposição. Torna-se obrigatório o uso dos pronomes oblíquos: Entre mim e ti há uma distância enorme.

10 » Os pronomes oblíquos átonos o, a, os, as exercem a função de objeto direto (complemento verbal sem preposição):   A enfermeira examinou-o.   » Os pronomes oblíquos átonos lhe, lhes exercem a função de objeto indireto (complemento verbal com preposição).   O garçom oferece-lhe bebida.   » Antes de verbo no infinitivo só usamos eu e tu, jamais mim e ti.   Fizeram de tudo para eu me emocionar.   Fizeram de tudo para tu comprares a casa.

11 Pronomes pessoais de tratamento
  Os pronomes de tratamento são aqueles que indicam um trato cortês ou informal, sempre concordam com o verbo na terceira pessoa. Quando falamos diretamente com a pessoa, usamos o pronome de tratamento na forma Vossa.   Vossa Alteza precisa descansar.   Quando falamos sobre a pessoa, usamos o pronome de tratamento na forma Sua.   Sua Alteza retornará em breve. 

12

13 Pronome possessivo São aqueles que indicam a posse de algo, estabelecendo uma relação entre o possuidor e a coisa possuída. Minha casa está sendo reformada.

14 Emprego dos pronomes possessivos
Veja o exemplo:   “Meu carro estragou.”   Temos uma narração em primeira pessoa, em que o eu (personagem narrador) é o possuidor, o carro (terceira pessoa, de quem se fala) é a coisa possuída.

15 » Há momentos em que os pronomes possessivos não exprimem a idéia de posse, mas indica respeito, aproximação, intimidade. Meu senhor permita-me ajudá-lo. Estamos orgulhosos por seus cinquenta anos. Escutávamos emocionados nosso Caetano Veloso. » Antes de nomes que indicam partes do corpo, peças de vestuário e faculdades de espírito, não usamos o pronome possessivo. Quebrei o braço. ( e não – Quebrei o meu braço.) Pedro sujou a calça. ( e não – Pedro sujou a calça dele.) Perdi os sentidos. ( e não – Perdi os meus sentidos.)


Carregar ppt "Pronome  É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google