A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CRISTO RESSUSCITOU, ALELUIA!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CRISTO RESSUSCITOU, ALELUIA!"— Transcrição da apresentação:

1 CRISTO RESSUSCITOU, ALELUIA!
CELEBRAÇÃO PASCAL CRISTO RESSUSCITOU, ALELUIA!

2 DIRIGENTE:  Em sua origem, a Páscoa é uma festa da família, cujo termo vem do hebraico e quer dizer passagem. Neste momento, façamos uma breve memória da origem da Páscoa.

3 Leitor 1 – No tempo de Moisés a Páscoa era celebrada pelas famílias, com carne assada, pão sem fermento e ervas amargas. Faziam essa janta, essa refeição, com sandálias aos pés, em prontidão para a viagem, na firme expectativa de que Deus haveria de passar.

4 Leitor 2 – A festa da Páscoa era uma celebração festiva, uma assembléia sagrada. Tinha a duração de sete dias. Enquanto faziam essas festividades, não trabalhavam, porque dedicavam  toda a atenção para a Páscoa, a passagem do Senhor Deus e a libertação de todo o povo de Israel da escravidão do Egito.

5 Leitor 1 – A Páscoa era a memória viva desta libertação prodigiosa que Deus realizou em favor do Seu povo eleito. Esta memória era celebrada e relatada de pai para os filhos, para que nunca fosse esquecida a ação libertadora de Deus na vida do povo. Assim, todas as famílias de Israel celebravam a Páscoa!

6 Leitor 2 – Na última ceia, Jesus estava celebrando com seus discípulos a Páscoa Judaica em memória à libertação do Egito. Porém, agora é o próprio Jesus que se sacrifica para a salvação da humanidade.

7 Jesus foi crucificado e morto, mas venceu a morte ressuscitando no terceiro dia. Assim, para os cristãos, a Páscoa é a ressurreição de Jesus que se entregou para nos salvar, como libertação do sofrimento e da morte.

8 Leitor 3: A Páscoa da Ressurreição celebra o nosso definitivo êxodo do mundo do egoísmo e da escravidão para o mundo da gloriosa liberdade dos filhos de Deus. O Pecado, a morte e suas conseqüências: estruturas injustas, exclusão, dependências, empecilhos à fraternidade e ao serviço, hipocrisia, vida sem Deus ou longe dele, legalismo, moralismo, divisões, ódio, violência, desrespeito à vida e coisas mais, tudo continua como antes?

9 Todos – Não, a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus mostram o caminho da vitória, mostram a vitória definitiva e completa de Cristo. Cristo venceu o pecado, a morte, venceu o demônio. Cristo Ressuscitou.

10 Dirigente: com a LUZ da sua Ressurreição, Cristo iluminou toda criatura e nos resgatou das trevas dos nossos pecados. Por isso, crendo que o Senhor está vivo também nós nos tornamos herdeiros da  VIDA NOVA. Com alegria, vamos acender neste momento o Círio Pascal, símbolo da Presença Viva de Jesus Cristo (Acende-se o Círio Pascal – procissão até outro local preparado cantando)

11 Canto: Oh Luz do Senhor, que vem sobre a terra
Canto: Oh Luz do Senhor, que vem sobre a terra... inunda meu ser, permanece em nós... Dirigente: Cristo é também vivo e presente na Sua Palavra. Escutemos neste momento um trecho do Evangelho: Jo 20, 1-18) (O sepulcro vazio e a aparição a Maria Madalena) (breve reflexão dirigida)  

12 Dirigente: O Senhor nos torna participantes da Sua Ressurreição, no cotidiano da nossa existência. Celebrar a Páscoa, é ir além da recordação dos fatos históricos para chegar ao encontro com Cristo vivo. Nós cristãos O reconhecemos hoje presente, fazendo arder os corações.

13 Vamos ao seu encontro nos irmãos, especialmente na partilha com os mais pobres, acolhendo Sua palavra viva da Sagrada Escritura e proclamada na liturgia, sabemos que Ele permanece conosco se nos amamos uns aos outros e está vivo entre nós. Damos continuidade à celebração da Ressurreição de Jesus sendo testemunhas Dele onde estivermos.

14 Bênção O Senhor, que venceu a escuridão com a luz, nos dê a paz Todos: Amém O Senhor que venceu a morte com a vida, nos dê a paz O Senhor que venceu a solidão com o amor, nos dê a paz

15 Dirigente: Sempre que Jesus Ressuscitado aparecia aos seus discípulos, suas primeiras palavras eram: “A paz esteja convosco”. Ao celebrarmos a Ressurreição do Senhor, peçamos a Ele o dom da paz para cada um de nós, para as nossas famílias e para as famílias do mundo inteiro. Que o nosso abraço fraterno seja sinal desta paz que brota como sinal forte da Ressurreição de Cristo. Podemos nos saudar, desejando a PAZ.

16

17 QUE CRISTO RESSUSCITADO ILUMINE O SEU CAMINHO!!!
FELIZ PÁSCOA!!!


Carregar ppt "CRISTO RESSUSCITOU, ALELUIA!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google